16.9.23

CET-Rio, Secretarias Municipais e Parceiros Realizam Ações Durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de Setembro)

 

Divulgação CET-Rio

A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25/09, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No Rio de Janeiro, diversas ações educativas serão promovidas pela Prefeitura, por meio da CET-Rio, de secretarias municipais como SME e SMAC, além da participação de outros parceiros: Detran, Rio ônibus, Consulado Geral dos Estados Unidos, SEST SENAT e Tembici.

Divulgação CET-Rio

Desde o início deste mês, mais de 1000 ônibus estão circulando nas ruas do Rio, com a Campanha da Prefeitura “Viva Sem Carro”, em busdoor, por todas as regiões da cidade. É uma forma de dar visibilidade ao Dia Mundial Sem Carro (22/09), data que chama a atenção da população para deixar os veículos motorizados em casa e refletir sobre o uso excessivo das conduções particulares. O excesso de carros nas vias ocasiona congestionamentos e eleva o uso de combustíveis poluentes e a emissão de gases tóxicos no meio ambiente. O movimento estimula as pessoas a pensarem em alternativas de transporte mais sustentáveis, que podem ser adotadas durante todo o ano, como fazer deslocamentos a pé e o uso de bicicletas, mais benéficos à saúde da população e ao meio ambiente. Além destes, os transportes coletivos como os ônibus, trens e metrô são mais adequados ao espaço urbano para atividades diárias.

Foto: Paula Rodrigues

Divulgação CET-Rio

O Mapa de risco é uma das etapas do Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, em parceria com a SME e subprefeituras. O desenho é feito pelos alunos, sob a orientação dos professores, a partir da observação do trajeto casa-escola-casa. Os estudantes apontam os riscos para a segurança no trânsito e sugerem soluções. Estas informações fornecidas pela comunidade escolar servem de base para a elaboração do projeto de intervenções urbanísticas no local para, depois, ser executado por equipes da Prefeitura.


Divulgação CET-Rio

Durante a Semana do Trânsito, haverá postagens educativas nas mídias sociais e outras ações como a “Pedalada Dia Mundial Sem Carro”, no dia 22/09 (sexta), com concentração às 8h, na Quinta da Boa Vista – estátua de Pedro II, em frente ao Museu Nacional. O ponto de chegada será no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. A Pedalada é aberta ao público mediante inscrição via formulário (https://forms.gle/LpCerogzZk6YGCwz8), a ser realizada até o dia anterior (21/09) ou até se esgotarem as vagas. Os inscritos poderão utilizar sua própria bicicleta ou retirá-la, nas proximidades, utilizando o próprio plano de bicicleta compartilhada (Tembici). Além da CET-Rio, SME e SMAC, a ação também conta com a participação do Detran-RJ e Consulado Geral dos Estados Unidos.


*

Ainda na Quinta da Boa Vista, a partir de 8h30, haverá apresentação de peça teatral educativa do Programa A Caminho da Escola 2.0, com a presença de turmas da E.M. Mestre Waldemiro. Em seguida, haverá premiação (com bicicletas) de alunos de escolas municipais, contemplados pelo concurso de desenhos do Dia Mundial Sem Carro, a partir do resultado da votação popular, com encerramento no dia 15/09 (sexta). Estarão presentes o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis; o representante da SME e o presidente da Rio ônibus, João Gouveia.

*

*

*

No dia 20/09 (quarta), a partir de 10h, estão previstas ações no Parque de Madureira – entrada pelo Portão 3. O Rio Ônibus vai realizar a Dinâmica do Ponto Cego, que convida o motociclista, ciclista ou pedestre a se sentar na direção do motorista de ônibus para observar a partir de que ponto, na lateral do veículo, se torna invisível; atividades de educação para o trânsito com distribuição de materiais educativos e coletes refletivos para motociclistas, realizadas pela CET-Rio; dinâmicas educativas e simulações de situações reais, realizadas pela Operação Lei Seca/Detran-RJ; atividade educativa com jovens aprendizes, realizada pelo SEST SENAT, e apoio da SMAC.


*

*

Também haverá inauguração de intervenções urbanísticas do Programa A Caminho da Escola 2.0, nas proximidades de escolas municipais contempladas pelo Programa. A cerimônia de entrega oficial das intervenções conta com as presenças de autoridades e equipes da CET-Rio, SME e Subprefeitura; apresentação de teatro para as crianças, com comentários sobre os resultados do trabalho executado nas vias; e entrega de certificado de participação à direção da escola.

EXPOSIÇÃO “A CAMINHO DA ESCOLA 2.0: MAPAS DE RISCO”

Escolas participantes:

·         CIEP Claudio Manoel da Costa (Cosmos)

·         CIEP Compositor Donga (Taquara)

·         E. M. Heitor Beltrão (Vigário Geral)

·         E.M. Anita Garibaldi – Galeão (Ilha do Governador)

·         E.M. Claudio Besserman Vianna Bussunda (Rio das Pedras)

·         E.M. Costa do Marfim (Realengo)

·         E.M. Edmundo Bittencourt (Benfica)

·         E.M. Érico Veríssimo (Acari)

·         E.M. Floriano Peixoto (São Cristóvão)

·         E.M. Gonzaga Gama Filho (Benfica)

·         E.M. Honduras (Praça Seca)

·         E.M. Irineu Marinho (Marechal Hermes)

·         E.M. José Moreira da Silva (Mangueira)

·         E.M. Lopes Trovão (Itanhangá)

·         E.M. Mario Penna da Rocha (Honório Gurgel)

·         E.M. Menezes Vieira (Alto da Boa Vista)

·         E.M. Professor Manuel Said’Ali (Campo Grande)

·         E.M. Professora Maria Helena Sampaio Marques (Guaratiba)

·         E.M. São Sebastião (Vargem Pequena)

·         EDI Professora Marly Santos de Oliveira (Cosmos)



Texto e *Fotografias
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio


Nenhum comentário: