A CAMINHO DA ESCOLA 2.0




A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolve o Programa de Educação para o Trânsito A Caminho da Escola 2.0. A CET-Rio pretende realizar pelo menos 18 intervenções urbanísticas por ano com foco na segurança viária e na melhoria das condições de circulação de pedestres e ciclistas no entorno das unidades de ensino.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o trânsito é a principal causa de mortes entre crianças na faixa etária dos 5 aos 14 anos. E, com a retomada das aulas e o aumento da circulação das crianças nas ruas, as medidas de segurança no trânsito se tornaram ainda mais urgentes. Somente de janeiro a agosto de 2021, o SUS contabilizou mais de seis mil crianças e jovens hospitalizados em estado grave devido a atropelamentos. É essa realidade que a CET-Rio pretende modificar.

A nova fase do Programa estimulou a Prefeitura do Rio a incluir, dentre suas metas, o desenvolvimento de 36 projetos de intervenção urbana no entorno de unidades de ensino e a implantação das 18 intervenções anualmente, seguindo conceitos pré-estabelecidos, com foco na segurança viária e na melhoria das condições de circulação, especialmente de pedestres e ciclistas no entorno das escolas.

 Os princípios norteadores do programa consistem em convidar a comunidade escolar para pensar a cidade em parceria com o poder público, promover a criação de um espaço público de excelência e que sirva como catalisador de boas práticas, e criar o sentimento de pertencimento da comunidade escolar em relação ao espaço público e aos equipamentos urbanos para que os alunos se tornem multiplicadores dessas boas práticas.

 


  Atividade lúdica (teatro) e Atividade pedagógica de fixação 

Durante o segundo semestre de 2021, a CET-Rio e o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP) realizaram um curso de sensibilização para os coordenadores e técnicos de todas as Coordenadorias Regionais de Tráfego da Companhia para aprimorar o processo de escuta dos diagnósticos e das propostas de solução desenvolvidas pelos alunos. Também apresentou ideias contemporâneas sobre segurança viária no mundo e conceitos como Sistemas SegurosRuas Completas e o Urbanismo Tático, por exemplo, que situam o desenvolvimento dos projetos e a implantação das intervenções.

 As ações são realizadas em parceria com a comunidade escolar obedecendo às seguintes etapas:

Escolha das escolas

·         Análise das condições viárias no entorno das escolas;

·         Levantamento de dados sobre sinistros de trânsito.

Ação educativa e diagnóstico/escuta da comunidade

·    A CET-Rio leva ao ambiente escolar projetos educativos para introduzir o assunto e estimular a discussão sobre a segurança viária;

·         Conhecimento das características do local, tanto físicas quanto de uso cotidiano;

·         Elaboração do mapa de risco pela comunidade escolar.

Elaboração do projeto

·         Definição dos objetivos;

·         Desenvolvimento do projeto junto à comunidade escolar.

Implantação das intervenções

·         Modificações nas vias;

·         Sinalização horizontal / vertical / semafórica (conforme o caso);

·         Presença de um controlador de tráfego da CET-Rio durante os primeiros dias, após a implantação, para orientar a população sobre as mudanças realizadas.

Coleta de dados

·         Medição dos resultados alcançados como a satisfação da comunidade e a redução do número de sinistros de trânsito.

Seguem alguns exemplos de intervenções em áreas escolares:

 


A expectativa da CET-Rio é expandir as intervenções no entorno das escolas e fazer com que as crianças participem efetivamente da melhoria do espaço público. E também estimular discussões sobre segurança viária nas instituições de ensino. 



Alunos na construção do mapa do cenário de risco



Técnicos da CET-Rio discutindo as propostas de mudanças



Entrega das intervenções e passeio educativo


A Educação para o Trânsito é um trabalho educativo que deve favorecer práticas sociais fundamentadas em valores. E, com isso, criar condições para o exercício da cidadania contribuir para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva. Dessa forma, o Programa visa transformar o território em palco para a educação, considerando a cidade como a principal sala de aula.


Fotos: Divulgação do Projeto


* Sugestão de Leitura:

Livro “Crianças e Seus Caminhos”

Autoras: Madza Ednir, Mariana Khouri e Raquel Ribeiro

Rio de Janeiro: CECIP, 2017

Download


* Outras Informações 

 

Coordenadoria de Educação para o Trânsito e Relacionamento com o Cidadão
CET-Rio / Prefeitura do Rio de Janeiro
 
(21) 2535-6046 / 2088-0406




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