Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o trânsito é a principal causa de mortes entre crianças na faixa etária dos 5 aos 14 anos. E, com a retomada das aulas e o aumento da circulação das crianças nas ruas, as medidas de segurança no trânsito se tornaram ainda mais urgentes. Somente de janeiro a agosto de 2021, o SUS contabilizou mais de seis mil crianças e jovens hospitalizados em estado grave devido a atropelamentos. É essa realidade que a CET-Rio pretende modificar.
A nova fase do Programa estimulou a Prefeitura do Rio a incluir, dentre suas metas, o desenvolvimento de 36 projetos de intervenção urbana no entorno de unidades de ensino e a implantação das 18 intervenções anualmente, seguindo conceitos pré-estabelecidos, com foco na segurança viária e na melhoria das condições de circulação, especialmente de pedestres e ciclistas no entorno das escolas.
Os princípios norteadores do programa consistem em convidar a comunidade escolar para pensar a cidade em parceria com o poder público, promover a criação de um espaço público de excelência e que sirva como catalisador de boas práticas, e criar o sentimento de pertencimento da comunidade escolar em relação ao espaço público e aos equipamentos urbanos para que os alunos se tornem multiplicadores dessas boas práticas.
Durante o segundo semestre de 2021, a CET-Rio e o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP) realizaram um curso de sensibilização para os coordenadores e técnicos de todas as Coordenadorias Regionais de Tráfego da Companhia para aprimorar o processo de escuta dos diagnósticos e das propostas de solução desenvolvidas pelos alunos. Também apresentou ideias contemporâneas sobre segurança viária no mundo e conceitos como Sistemas Seguros, Ruas Completas e o Urbanismo Tático, por exemplo, que situam o desenvolvimento dos projetos e a implantação das intervenções.
As ações são realizadas em parceria com a comunidade escolar obedecendo às seguintes etapas:
Escolha das escolas
· Análise das condições viárias no entorno das escolas;
· Levantamento de dados sobre sinistros de trânsito.
Ação educativa e diagnóstico/escuta da comunidade
· A CET-Rio leva ao ambiente escolar projetos educativos para introduzir o assunto e estimular a discussão sobre a segurança viária;
· Conhecimento das características do local, tanto físicas quanto de uso cotidiano;
· Elaboração do mapa de risco pela comunidade escolar.
Elaboração do projeto
· Definição dos objetivos;
· Desenvolvimento do projeto junto à comunidade escolar.
Implantação das intervenções
· Modificações nas vias;
· Sinalização horizontal / vertical / semafórica (conforme o caso);
· Presença de um controlador de tráfego da CET-Rio durante os primeiros dias, após a implantação, para orientar a população sobre as mudanças realizadas.
Coleta de dados
· Medição dos resultados alcançados como a satisfação da comunidade e a redução do número de sinistros de trânsito.
Seguem alguns exemplos de intervenções em áreas escolares:
A expectativa da CET-Rio é expandir as intervenções no entorno das escolas e fazer com que as crianças participem efetivamente da melhoria do espaço público. E também estimular discussões sobre segurança viária nas instituições de ensino.
A Educação para o Trânsito é um trabalho educativo que deve favorecer práticas sociais fundamentadas em valores. E, com isso, criar condições para o exercício da cidadania contribuir para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva. Dessa forma, o Programa visa transformar o território em palco para a educação, considerando a cidade como a principal sala de aula.
* Fotos: Divulgação do Projeto
* Sugestão de Leitura:
Livro “Crianças e Seus Caminhos”
Autoras: Madza Ednir, Mariana Khouri e Raquel Ribeiro
Rio de Janeiro: CECIP, 2017
CET-Rio / Prefeitura do Rio de Janeiro
cetrio.prefeitura.rio/a-caminho-da-escola-2-0/
www.youtube.com/user/CCECETRio
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