O Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Subprefeitura da Zona Norte, inaugurou, na quinta-feira (5/12), as intervenções urbanísticas no entorno das escolas municipais José Eduardo de Macedo Soares, localizada na Rua Mario Piragibe, 41, e Affonso Taunay, na Rua Vilela Tavares, 211, no Lins de Vasconcelos, Zona Norte da cidade. As mudanças nas vias foram implantadas para melhorar a organização e a segurança do trânsito, beneficiando os que circulam na região, especialmente as crianças, durante o trajeto casa-escola-casa.
Como agradecimento às instituições pela adesão ao Programa, as direções receberam certificado de participação entregue pelas equipes que atuaram nas realizações.
As intervenções urbanísticas realizadas na região foram:
Implantação e reforço de sinalização de área escolar:
Alerta os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola;
Extensão das calçadas (áreas verdes):
Amplia o espaço para pedestres e proporciona mais conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos;
Redução do raio de curvatura nas interseções:
Reduz a velocidade de conversão dos veículos e proporciona mais segurança aos pedestres;
Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:
Proporciona mais segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias;
Redução da distância das travessias:
Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento, além de aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores;
Reforço da sinalização horizontal existente:
Torna o espaço mais legível;
Instalação de balizadores e tachões:
Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona mais segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados;
Instalação de sinalização vertical:
Transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilitando comportamentos adequados, com aumento da segurança no trânsito;
Ordenamento do estacionamento:
Foi realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres;
Implantação de vagas de embarque/desembarque:
Facilita a entrada e saída das crianças da escola;
Implantação de vaga para pessoas com deficiência:
Facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência.
Dentre as ações do A Caminho da Escola 2.0, atividades educativas são realizadas com os alunos, além de oficinas com professores para possibilitar a colaboração da escola com os órgãos da Prefeitura envolvidos no Programa. O diálogo com a comunidade escolar e a construção do mapa de risco da região conduzida pelas crianças, com o auxílio dos docentes, são de suma importância para elaborar o projeto das intervenções urbanísticas, considerando a realidade do trânsito no entorno das instituições de ensino. Em seguida, a execução foi conduzida por profissionais de áreas diversas da Prefeitura, beneficiando não só os frequentadores das escolas, mas a população que circula no local.
Um comentário:
Caros Srs.
Com muita satisfação vi hoje, após inúmeros apelos, uma ação da Prefeitura/Sub Prefeitura da Zona Sul no sentido de inibir bicicletas fora da ciclovia, na orla, aos domingos.
Já presenciei alguns acidentes - alguns graves - e inúmeros "quase-acidentes", inclusive com meu neto de 2 anos quase sendo atropelado por uma bicicleta em alta velocidade.
Porém me preocupa o fato de que essa ação seja coisa de um único dia. É importante medidas de caráter permanente.
Sugeri hoje aos técnicos da operação a instalação de "chicanas" (barreiras), que façam os ciclistas que estiverem fora da ciclovia reduzirem a velocidade e, sobre as mesmas, avisos com setas indicando para eles irem para a ciclovia sob pena de multa (se possível). Isso poderia ser feito em 3 pontos, defronte locais onde haja passagem de entrada na ciclovia.
Uma outra ação fundamental são as empresas e pessoas que alugam bicicletas na orla ou nas transversais informem aos locatários que devem transitar na ciclovia, em especial o Itaú. Eles precisam se responsabilizar sobre isso. Essas informações devem constar nos pontos de coleta e no próprio aplicativo de locação.
E, claro, aos domingos manter alguns fiscais para coibir, a autoridade sempre é respeitada.
Atenciosamente
Alberto Cunha
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