A E. M. Arthur Bernardes, localizada na rua Peropaba, 125, em Campo Grande, recebeu hoje (07/08), oficialmente, as intervenções urbanísticas realizadas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0, uma iniciativa da CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a subprefeitura.
O evento de inauguração foi realizado na escola com a presença de profissionais da CET-Rio, da SME e da subprefeitura da Zona Oeste, com entrega de certificado de participação no Programa à direção da escola. As crianças receberam materiais educativos e assistiram a uma apresentação teatral que fez referências às mudanças promovidas no entorno da instituição, que estão contribuindo para organizar o trânsito e ampliar a segurança no trajeto casa-escola-casa. Foi também uma oportunidade de avaliar o trabalho e de ter o retorno da comunidade escolar sobre os resultados.
No início das ações do Programa na escola, foram realizadas atividades educativas com os alunos e oficina com professores. O diálogo com a comunidade escolar e a construção do mapa de risco da região, conduzida pelos alunos com o acompanhamento dos docentes, foram as bases para elaborar o projeto das intervenções urbanísticas, considerando a realidade do trânsito no entorno da instituição.
A execução foi conduzida por profissionais da Prefeitura, com o objetivo de melhorar a organização e a segurança do trânsito, especialmente no trajeto casa-escola-casa, que as crianças percorrem no cotidiano.
Foram
realizadas as seguintes intervenções no entorno da E. M. Arthur Bernardes:
1. Criação
de Zona 30 nas ruas do entorno da escola:
Além de limitar a velocidade máxima
dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade.
2. Implantação
e reforço de sinalização de área escolar:
Alerta aos
condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.
3. Extensão
de calçada (áreas verdes):
Amplia o
espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança
nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.
4. Redução
do raio de curvatura nas interseções:
Reduz a velocidade de conversão dos
veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres.
5. Implantação,
reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:
Proporciona maior segurança e visibilidade
aos pedestres nas travessias.
6. Redução
da distância nas travessias:
Reduz o tempo de travessia e de
exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade
entre pedestres e condutores.
7. Reforço
da sinalização horizontal existente:
Torna o
espaço mais legível.
8. Instalação
de balizadores e tachões:
Protege as
extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior
segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.
9. Instalação
de sinalização vertical:
Informa aos usuários as condições,
proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de
tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no
trânsito.
10. Ordenamento
do estacionamento:
É realizado ao longo das ruas que dão
acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e
pedestres.
11. Implantação
de vagas de embarque/desembarque:
Facilita a entrada e saída das
crianças da escola.
12. Implantação
de vagas para pessoas com deficiência:
Facilita o embarque
e desembarque de alunos com deficiência.
13. Implantação
de mão única, nas ruas Itueira (entre Est. do Monteiro e rua Peropaba), rua
Peropaba (entre as ruas Itueira e Carauna) e rua Caturité (entre a rua Peropaba
e Est. do Monteiro):
Reduz o
fluxo de veículos no trânsito em frente à escola e melhora a segurança das
crianças no acesso à instituição.
14. Implantação
de ondulação transversal:
Permite a redução de velocidade dos veículos e possibilita maior segurança aos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário