25.9.23

CET-Rio Promoveu o "Seminário Mobilidade Segura" no Encerramento das Ações da Semana Nacional do Trânsito

 

O evento foi realizado na segunda (25/09), no Dia Nacional do Trânsito, no Centro Cultural do Banco do Brasil. Contou com as participações de Clarisse Linke (ITDP Brasil), Simone Costa (SMTR), Letícia Fonti (CET-Rio), Andressa Ribeiro (WRI Brasil), Adriana Jakovcevic (WRI Brasil), Marina Baltar (COPPE/UFRJ) e Eloir Faria (CET-Rio). O Seminário foi uma oportunidade de debater temas como mobilidade ativa, transporte público e sistema seguro, com exemplos de políticas públicas e boas práticas internacionais que qualificam e tornam os deslocamentos das pessoas mais seguros.

Clarisse Cunha Linke, Diretora Executiva do ITDP Brasil, falou sobre Mobilidade urbana e os caminhos para uma cidade com baixo carbono, justa e inclusiva. Também tratou de como as cidades estão hoje, com tantos veículos motorizados, desorganização do espaço público e muitos acidentes, por exemplo, além do quanto a mobilidade urbana é um grande desafio que compromete a qualidade de vida da população, o meio ambiente e a sustentabilidade econômica.

Simone Costa, da SMTR, expôs uma visão geral da gestão dos transportes na cidade, da reorganização dos pontos de ônibus, requalificação do Sistema BRT, criação da MOBI-Rio e de novas linhas, e de como estão sendo implantadas soluções para aumentar o número de passageiros e diminuir os tempos de espera dos ônibus e das viagens.

Letícia Fonti, Gerente de Modos Ativos da CET-Rio, falou sobre mobilidade ativa no Rio de Janeiro, de iniciativas estratégicas para um trânsito e transporte seguros, priorizando os pedestres, e de alternativas para o espaço público, como o Plano de Expansão Cicloviária, que considera a participação da população, análise das redes existentes e definição da Rede de Mobilidade por Bicicleta (RMB). Comentou também sobre “Ruas Completas”, pensadas tendo em vista o transporte público, mobilidade ativa, segurança viária, redistribuição do espaço público e educação para o trânsito.

Andressa Ribeiro e Adriana Jakovcevic, representantes do WRI Brasil, apresentaram o papel da instituição em apoiar projetos de impacto real, com foco em mobilidade, desenvolvimento urbano, saúde, segurança viária, água, energia e governança para melhorar a vida de milhões de pessoas nas cidades brasileiras. E também ressaltaram os principais fatores de risco nas vias, caso da velocidade, por exemplo, e a necessidade de um Sistema Seguro de Mobilidade.

Marina Baltar, Professora da COPPE/UFRJ, falou sobre elementos “chaves” do fluxo de tráfego, política adequada de segurança no trânsito, ações que podem ser adotadas, incluindo políticas de planejamento do uso do solo e desafios que incluem comunicação, sinalização e manutenção de calçadas e ciclovias, desigualdade social e conscientização dos motoristas.

Eloir Faria, Assessor da Diretoria Técnica da CET-Rio, tratou de questões como os riscos para a Segurança Viária no Rio de Janeiro, fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito, ressaltando que o maior desafio é estimular o cidadão (motorista, motociclista, ciclista e pedestre) a ter um comportamento seguro no trânsito. E, por fim, falou sobre ações da CET-Rio, em andamento, como levantamento de dados de acidentes, pesquisa de campo, elaboração e execução de projetos que melhoram as condições do tráfego, atendimento às ocorrências diárias, fiscalização, campanhas e ações de educação para o trânsito voltadas para crianças e adultos, realização deste seminário e lançamento do Plano de Segurança Viária, que ocorreu durante o evento, com as presenças do Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, e do presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.


Texto:
Clécia Oliveira
Fotos:
Roberto Silva


Nenhum comentário: