A exposição dos mapas de risco, produzidos por alunos de escolas municipais, foi inaugurada na segunda, 18/09, abrindo as ações da Prefeitura do Rio, que vão ocorrer durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25/09). Estiveram presentes o Chefe de Gabinete da CET-Rio, Hélio Faria; o Coordenador de Educação para o Trânsito, Mauro Ferreira; e o Subsecretário de Ensino da SME, Adriano Gigli. A visitação continua até o dia 25/09 (segunda), com entrada franca, das 9h às 17h, no térreo do CASS – Centro Administrativo da Prefeitura do Rio, na rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova.
Hélio Faria falou sobre o orgulho de abrir a exposição, que apresenta parte do trabalho que as crianças fazem durante a implantação do Programa A Caminho da Escola 2.0, sendo quase 30 escolas já atendidas. Reforçou que a exposição é uma possibilidade de conhecer um pouco o trabalho.
Adriano Gigli mencionou que, em relação ao que o projeto proporciona, “tem sido sempre reportada, pela visão das escolas, a satisfação em perceber o espaço urbano, a mobilidade, a segurança. Disse que “a ação educativa, desde cedo, pode mudar um pouco a cabeça nos nossos jovens para que se tenha uma cidade com a mobilidade mais organizada, mais tranquila, mais segura. São benefícios que a gente planta”. Para ele: “com muito esforço e dedicação, a gente consegue ampliar e chegar a 30 escolas”. E, ainda, comentou que o desafio é muito grande: “são 1544 escolas na rede, mas, sem dúvida, com 30, já mudamos vidas, mentes e compreensões desses professores, inclusive”.
Mauro Ferreira ressaltou que “o projeto promove a cidadania participativa, já que todas as intervenções são feitas a partir do olhar dos alunos”. E completou: nós estamos ajudando a formar o cidadão do presente”.
A construção do Mapa de Risco é uma das
etapas do Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, em parceria
com a SME e as subprefeituras. Os desenhos são feitos por alunos de escolas
municipais que aderiram ao Programa, sob a orientação dos professores, a partir
da observação do trajeto casa-escola-casa. Os estudantes apontam os riscos para
a segurança no trânsito e sugerem soluções. As informações fornecidas pela
comunidade escolar são base para técnicos da CET-Rio elaborarem o projeto das intervenções
urbanísticas que serão executadas. Na exposição, além dos desenhos, os
visitantes podem conhecer o Programa também por meio de textos explicativos,
fotografias e vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário