26.2.15

MAIS DE MIL ÔNIBUS, TÁXIS E VANS FORAM FISCALIZADOS DURANTE O CARNAVAL

Trabalho resultou em 160 multas e 93 veículos apreendidos


A Secretaria Municipal de Transportes apresenta o balanço da operação especial montada para o Carnaval 2015, quando 546 blocos realizaram 600 desfiles que atraíram para as ruas 4,8 milhões de foliões - fora o Sambódromo. Diante de um público tão expressivo circulando pela cidade em uma série de eventos simultâneos foram alterados os itinerários de 229 linhas de ônibus - 50 direcionadas para atender diretamente a região do desfile das escolas de samba.


Para garantir a passagem dos blocos e o deslocamento de mais de 200 carros alegóricos (que saíram da Cidade do Samba e da Zona Portuária por vias como as avenidas Binário e Presidente Vargas), foram feitas interdições temporárias em 2.414 ruas, com destaque para o Centro com 930 interdições, e para a Zona Norte, com 550. Na Zona Sul, foram cerca de 250 ruas e na Zona Oeste, 200.


Para executar a operação, mais de 1.050 controladores de tráfego atuaram diariamente a fim de garantir fluidez nas vias e coibir estacionamento irregular. Foram usados ainda 500 banners de trânsito, 150 faixas de sinalização, 129 painéis de mensagens variáveis e oito (8) painéis de LED operados pelas equipes da CET-Rio, além de 60 veículos operacionais, 30 reboques e 88 motocicletas.


"Estamos sempre buscando aprimorar as melhorias que a população demanda dos serviços públicos, sobretudo nos grandes eventos. Mas o resultado final nos dá a certeza de que estamos oferecendo aos cariocas e visitantes uma festa melhor e com mais conforto a cada ano", afirma o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.


Entre 14 e 22 de fevereiro, as equipes de fiscalização da SMTR vistoriaram 1.049 veículos que operam os serviços de transporte concedidos pela Prefeitura (táxis, ônibus e vans de fretamento). O trabalho resultou em 160 multas e 93 veículos apreendidos.


Segue o balanço em números:


Táxis – Foram vistoriados 229 táxis, dos quais 24 foram lacrados e 12 levados para o depósito público, porque estavam com licenciamento anual do Detran vencido. Outros dois (2) táxis foram autuados por estarem com o certificado de segurança veicular vencido (inspeção anual do kit gás) e três (3) táxis clandestinos retirados de circulação. Houve ainda um (1) taxista que, além de autuado, teve a carteira de habilitação recolhida por que o documento estava vencido.


Fretamentos autorizados pela SMTR – Foram vistoriados 70 veículos com a autorização para fretamento expedida pela SMTR (vans, ônibus e micro-ônibus), o que resultou em uma (1) van de fretamento lacrada por falta de documento de porte obrigatório (o condutor estava sem o cartão de identificação, CIAT), e uma (1) outra van apreendida por estar com tacógrafo inoperante.


Ônibus – Foram vistoriados 50 ônibus em terminais da Ilha, Barra da Tijuca (Alvorada) e no Centro (Américo Fontenelle), dos quais 20 foram lacrados por problemas de documentação (vistoria anual da SMTR vencida) - sete deles somente nos dias de desfile de Sambódromo.


Veículos do sistema de Transporte Especial Complementar (TEC) – Fiscais da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) vistoriaram cerca de 700 vans, das quais 70 foram apreendidas porque apresentavam problemas na documentação (como licenciamento anual do Detran vencido) ou por realizar transporte remunerado de passageiros (lotada) sem autorização. Uma (1) Kombi e um (1) micro-ônibus também foram apreendidos por falta de licenciamento anual do Detran e por realizar fretamento sem autorização da SMTR/Detro/ANTT. No total, foram 114 autuações e 30 veículos lacrados.


Veículos intermunicipais ou interestaduais – Durante a operação, os fiscais apreenderam dois (2) táxi de Niterói que estava com licenciamento anual do Detran vencido. Uma (1) van proveniente do Espírito Santo foi apreendida por também estar com o licenciamento anual do Detran vencido. Outras duas (2) vans de outros estados foram retiradas de circulação por estarem efetuando o serviço de fretamento sem as respectivas autorizações da ANTT e do Detro.


A SMTR ressalta que as fiscalizações foram realizadas em parceria com outros órgãos como Secretaria Estadual de Transportes, Detro, Guarda Municipal, CETC, SEOP, Procon, BPTUR e CET-Rio nos arredores do Sambódromo e com apoio da Concessionária Porto novo na área da Rodoviária.




Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=5217986

23.2.15

FOLIA SEM TRAUMA

        Foi um sucesso a nossa campanha Folia Sem Trauma , realizada durante os dias de carnaval. O foco da campanha era incentivar a utilização de transporte coletivo e os cuidados no trânsito, como dirigir somente se não consumir bebidas alcoólicas, atenção redobrada no trânsito já que as vias estariam com grande circulação de pedestres, conscientizar tanto pedestres como motoristas que todos somos responsáveis por um trânsito mais seguro.  A campanha teve parceria SBOT( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) com grande aceitação do publico, além da distribuição de  panfletos dentro e no entorno do sambódromo realizadas pelos nossos promotores de educação. Foram feitas abordagens aos pedestres para sabermos quais os meios de locomoção utilizados para os seus deslocamentos , assim mapearmos os polos geradores de trâfego. Nossa diretoria de educação pretende intensificar as campanhas durante eventos que são de grande publico.













9.2.15

BLOCO ALEGRIA SEM RESSACA



Dando inicio a nossa campanha educativa para o carnaval 2015, nossa diretoria de Educação para o Trânsito participou ontem ,dia 8, do Bloco Alegria sem Ressaca organizado pela   ABRAD - Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas, o bloco tem 12 anos de existência, o foco do bloco e alertar as pessoas que para se divertir não a necessidade do uso de drogas ou de bebidas alcoólicas. São parceiros do bloco Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, Conselhos Municipal e Estadual Anti-Drogas, a APERJ, OAB e o IAB, as ONGs Trânsito Amigo e BRAHA. 


                                                 Nosso promotores de Educação


                             Deputado Hugo Leal, Nosso Coordenador   Leonardo e Fernando Pedrosa 

5.2.15

Campanha "FOLIA SEM TRAUMA"





Nossa Diretoria de Educação para o Trânsito realizará no carnaval no entorno do Sambódromo e no seu interior, uma campanha educativa buscando conscientizar os cidadãos sobre riscos de   acidente de trânsito, e a importância da utilização de transporte coletivo. A campanha tem parceria com projeto Lei Seca e com a SBOT( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). Com isso a CET-Rio busca diminuir acidentes oriundos da imprudência de quem vai assistir aos desfiles. Mas detalhes da campanha no vídeo abaixo, com entrevista do nosso Diretor Mauro Cezar.


28.1.15

ESCOLA INFANTIL DE TRÂNSITO CAPACITA SEUS MONITORES




A nossa Diretoria de Educação para o Trânsito realiza hoje, dia 28, workshop para capacitar os monitores  que trabalharão  na Escola Infantil de Trânsito. Visando qualifica-lós para que possam  difundir a conscientização e formação de uma cultura apropriada para o uso da bicicleta como um veículo urbano na cidade do Rio de Janeiro. o Curso de Educação Cicloviária capacita os condutores para o uso seguro da bicicleta (regras de conduta), conhecimentos em infra-estrutura, legislação, vislumbrando a possibilidade de no futuro contarmos com meios de transporte mais sustentáveis, seus benefícios para o cidadão, a cidade, o trânsito e o meio ambiente. As palestras foram realizadas por Fabio Nazareth do Bike Anjo e Eduardo Bernhardt do Transporte Ativo. 



                                                 Palestrantes Fabio Nazareth e Eduardo Bernhardt
                                                              Monitores do projeto

26.1.15

PREFEITURA DIVULGA NOVO ESQUEMA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO EM VIAS DO MARACANÃ E VILA ISABEL PARA OBRA DE CONTROLE DE ENCHENTES


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio e Rio-Águas, montou um esquema especial de transporte e trânsito, que entrará em operação no próximo domingo, dia 18/01, para a obra de construção do reservatório da Praça Niterói, em vias dos bairros Maracanã e Vila Isabel.  O esquema foi montado para o trabalho de ligação do reservatório com o Rio Joana, com previsão de término para o mês de maio.

O reservatório faz parte do projeto de controle de enchentes na Grande Tijuca e terá capacidade para receber até 58 milhões de litros de águas excedentes do Rio Joana, para prevenir alagamentos na região do Maracanã. O "piscinão" está em fase avançada de escavação. O mesmo é formado por três grandes tanques que terão 26 metros de profundidade.


Para a execução dos serviços, serão interditadas as seguintes vias:

I – Às 10h

a) Rua Dona Zulmira, no trecho entre a Rua João Cândido Brasil e a Rua São Francisco Xavier;

b) Rua Maxwell, no trecho entre a Rua Ribeiro Guimarães e a Avenida Professor Manoel de Abreu;

c) Rua dos Artistas, no trecho entre a Rua Ribeiro Guimarães e a e Rua João Cândido Brasil;

d) Rua João Cândido Brasil, no trecho entre a Rua Dona Maria e a Rua Maxwell.     


II – Às 12h

Avenida Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, no trecho entre as ruas Pereira Nunes e São Francisco Xavier, lado ímpar.
        


INVERSÃO DA MÃO DE DIREÇÃO

I – Às 8h

Rua Pereira Nunes, no trecho entre o Boulevard 28 de Setembro e a Rua Teodoro da Silva;

II – Às 9h

a) Rua Dona Maria, no trecho entre a Rua Ribeiro Guimarães e a Rua Felipe Camarão;

b) Rua Santa Luiza, em toda a extensão.



III – Às 11h

Avenida Professor Manoel de Abreu, no trecho entre a Rua Pereira Nunes e a Rua Radialista Valdir Amaral, lado par.



ESTACIONAMENTO PROIBIDO - A PARTIR DAS 7H

I – Rua Pereira Nunes, em toda a extensão;

II – Rua Ribeiro Guimarães, no trecho entre a Rua Maxwell e a Rua Dona Maria;

III – Rua Dona Maria, no trecho entre a Rua Ribeiro Guimarães e a Rua Felipe Camarão, lado ímpar;

IV – Rua Santa Luiza, em toda a extensão, lado ímpar;

V – Rua Barão de São Francisco, no trecho entre a Rua Barão de Vassouras e a Rua Maxwell.



IMPLANTAÇÃO DE MÃO DUPLA PARA MORADORES

   
I - Rua Maxwell, no trecho entre a Rua Ribeiro Guimarães e a Avenida Professor Manoel de Abreu;

II – Rua dos Artistas, no trecho entre a Rua Ribeiro Guimarães e a e Rua João Cândido Brasil;

III - Avenida Professor Manoel de Abreu, no trecho entre a Rua Pereira Nunes e a Rua Maxwell.




2 – DESVIOS:

Sentido Centro

Veículos procedentes da Rua Teodoro da Silva deverão seguir pela pista da esquerda da Av. Prof. Manoel de Abreu (novo sentido) ou seguir pela Rua Pereira Nunes até a Avenida Maracanã.

IMPORTANTE:  A Avenida Prof. Manoel de Abreu passará a ter somente o sentido Centro.

Tijuca / Andaraí

O acesso de veículos procedentes da Radial Oeste e Rua São Francisco Xavier deverá ser pelo Blv. 28 de Setembro e deverão seguir pela Rua Pereira Nunes (novo sentido).

IMPORTANTE: A Rua Pereira Nunes passará a ter sentido de circulação invertido, no trecho entre do Blv 28 de setembro para a Rua Teodoro da Silva.


3 – ROTAS ALTERNATIVAS:

SENTIDO CENTRO

A PARTIR DA DESCIDA DA GRAJAÚ- JACAREPAGUÁ

O motorista deverá seguir pela Rua José do Patrocínio, Rua Gurupi, Rua Borda do Mato, Rua Uberaba, Rua Gastão Penalva, Rua Ernesto de Souza, Rua Barão de Mesquita, Rua Uruguai e Av. Maracanã.



A PARTIR DA RUA TEODORO DA SILVA - ATÉ A RUA BARÃO DE SÃO FRANCISCO

O motorista deverá seguir pela Rua Barão de São Francisco, sempre reto até a Rua Barão de Mesquita, Rua Uruguai e Av. Maracanã.



A PARTIR DA RUA LUIS BARBOSA (EM FRENTE BOULEVARD SHOPPING)

O motorista deverá seguir pela Rua Luis Barbosa, Rua Torres Homem, Túnel Noel Rosa, 1ª saída a direita após o túnel, Avenida Marechal Rondon e Radial Oeste.

SENTIDO TIJUCA / ANDARAÍ

A PARTIR DA RADIAL OESTE – sentido MÉIER

O motorista deverá seguir pela Avenida Prof. Manoel de Abreu, Rua Radialista Valdir Amaral, Blv, 28 de setembro – pista da esquerda e Rua Pereira Nunes (novo sentido).

A PARTIR DA AV. MARECHAL RONDON

O motorista deverá seguir pela Rua Oito de Dezembro, Rua Duque de Caxias e Rua Torres Homem.


4 - ACESSO DE MORADORES / COMERCIANTES

- Imediações da Rua Maxwell, Rua dos Artistas. Rua João Candido Brasil (após a Rua Dona Maria ) e Rua Dona Zulmira ( 1º quarteirão).

Utilizar o acesso da Rua João Candido Brasil, esquina com a Rua Dona Maria e sua saída deverá ser pela Rua Dona Zulmira até a Rua Felipe Camarão.  

- Da Avenida Prof. Manoel de Abreu (lado ímpar ) será pelo retorno, antes do canal que divide esta Avenida, próximo a Farmácia Venâncio.

5 - CIRCULAÇÃO NO ENTORNO DA OBRA

Os veículos provenientes da Rua Maxwell e Rua dos Artistas deverão seguir pela Rua Ribeiro Guimarães, podendo acessar o trecho interrompido a partir da Rua Dona Maria (novo sentido).

A Rua Dona Maria, a partir da Rua Pereira Nunes e a Rua Santa Luiza, em toda extensão, passarão a ter o sentido de circulação invertido, passando a operar da Rua Pereira Nunes até a Rua São Francisco Xavier.


ÔNIBUS:

As linhas de ônibus que circulam pela Rua Maxwell deverão entrar na Rua Gonzaga Bastos, Rua Teodoro da Silva, Avenida Prof. Manoel de Abreu (novo sentido) podendo, se for o caso, retornar a  Rua São Francisco Xavier.


ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS

Linhas com destino ao Centro e Zona Sul (232, 222, 306, 340, 341, 346, 353, 368, 390, 2110, 2111, 2114, 420, 421, 423, 425, 432, 433, 434, 435, 436, 438, 439)

Itinerário: ....., Rua Teodoro da Silva, Avenida Professor Manoel de Abreu (pista da  esquerda , lado par) ,....


Linhas com destino a Estação São Francisco Xavier (Metrô) e Praça Saens Pena (605, 609, 623, 638)

Itinerário : ....., Rua Teodoro da Silva, Avenida Professor Manoel de Abreu (pista da esquerda ,lado par) ,....


Linhas com destino a Inhaúma e Penha (627,630)

Itinerário : ..., Rua Teodoro da Silva, Avenida Professor Manoel de Abreu (pista da esquerda, lado par), Rua Radialista Waldir Amaral,...,..,...,


Linhas intermunicipais com destino a Nova Iguaçu e Duque de Caxias (134B e 488L)

Itinerário : ..., Rua Teodoro da Silva, Avenida Professor Manoel de Abreu (pista da esquerda, lado par), Rua Radialista Valdir Amaral, Rua São Francisco Xavier....

 Linhas intermunicipais com destino a Santa Rosa e São Gonçalo (428A , 703D e 1703D)

Itinerário : : ....., Rua Teodoro da Silva, Avenida Professor Manoel de Abreu (pista da esquerda, lado par) , Avenida Presidente Castelo Branco,...



Linhas provenientes do Centro e Zona Sul com destino a Zona Norte e Região Suburbana (232, 306, 340, 341, 346, 353, 368, 390, 2110, 2111, 2114, 423, 425, 434, 435, 436 e 609)

Itinerário: ..., Rua Radialista Valdir Amaral, Praça Maracanã, Boulevard Vinte e oito de Setembro,...


A linha 222 deverá seguir pela Rua Radialista Valdir Amaral, Rua São Francisco Xavier, Rua Oito de Dezembro,...


Linhas provenientes da Praça Saens Pena, Estação do Metrô (São Francisco
Xavier) e Zona Sul com destino a Zona Norte e Região Suburbana (420, 421, 432, 433, 438, 439, 605, 623 e 638)

Itinerário: Inalterado



Linhas Provenientes de Inhaúma e Penha com destino a Praça Saens Pena (627 e 630)

Itinerário : Inalterado


Linhas intermunicipais provenientes de Nova Iguaçu e Duque de Caxias (134B e 488L)

Itinerário: ..., Rua São Francisco Xavier, Boulevard Vinte e Oito de Setembro, Praça Barão de Drumond, Rua Barão de São Francisco,...


Linhas intermunicipais provenientes de Santa Rosa e São Gonçalo (703D, 1703D e 428A )

Itinerário: .., Rua Radialista Valdir Amaral, Praça Maracanã, Boulevard Vinte e
Oito de Setembro, Praça Barão de Drumond, Rua Visconde de Santa Isabel,..



A operação contará com 60 operadores de tráfego e painéis de mensagens variáveis que orientarão os motoristas. O Centro de Operações Rio (COR) atuará fazendo o monitoramento através das câmeras e técnicos da CET-Rio farão imposições semafóricas nas vias, se for necessário.

Aos motoristas é sugerido que evitem passar pelo local, procurando rotas alternativas para seus trajetos.


Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=5162775

12.1.15

PREFEITURA INICIA VISTORIA DO TRANSPORTE ESCOLAR


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), dá início à primeira etapa da vistoria do transporte escolar nesta quarta-feira (7/01). O trabalho será feito até o dia 27 de fevereiro, quando a frota de 1.461 veículos deverá estar toda regularizada. Duas novidades foram estabelecidas nesta primeira fase: o selo de 2015 definitivo será colado no vidro dianteiro, e os operadores do transporte escolar não precisam mais levar cópias autenticadas para apresentação, bastando levar os documentos originais e uma cópia simples. Nas vistorias anteriores o selo definitivo era colado somente na segunda inspeção. Dessa forma os responsáveis pelas crianças transportadas possuem a segurança de que o veículo é registrado na prefeitura e já foi vistoriado.

Os fiscais da SMTR realizam uma rigorosa inspeção verificando o tacógrafo (instrumento que mede a velocidade do veículo e a distância percorrida), o estado de conservação, sistema de frenagem, pneus, assentos, piso, parte elétrica, o funcionamento do cinto de segurança e toda a documentação. Além disso, para o veículo ser aprovado, as infrações passaram a ser contabilizadas por pontos: gravíssima, sete pontos; grave, cinco pontos; média, quatro pontos e leve, três pontos. Ao atingir 20 pontos no prazo de um ano, o motorista deverá cumprir suspensão de 30 dias e participar de curso de reciclagem homologado pela SMTR.

A secretaria recomenda e conta com a colaboração dos pais e responsáveis pelos alunos, que contratem apenas o transporte escolar regulamentado pela Prefeitura do Rio e exija um profissional sério, que cumpra suas obrigações e responsabilidades sempre visando a segurança dos "pequenos" passageiros. Em caso de dúvida na escolha do transporte escolar, observe sempre se o veículo possui placa vermelha e faixa amarela que deverá medir 40 cm de largura em toda extensão das partes laterais e traseira da carroceria e possuir escrita "ESCOLAR" na cor preta. O número da autorização deve estar fixado no veículo, junto ao para-brisa, com o selo de vistoria e o cartão de identificação do autorizatário e do auxiliar. 

Vistoria

Os responsáveis pelo transporte escolar devem comparecer à Gerência de Vistoria (Estrada do Guerenguê 1630, Curicica, Jacarepaguá) e apresentaros comprovantes do agendamento, pagamento da taxa de fiscalização e imposto sindical. Além disso, Cartão de Identificação de Auxiliar de Transporte (CIAT) original do permissionário e monitor, Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado; comprovante de pagamento doIPVA e DPVAT; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D atualizada, entre outros. O autorizatário que possuir qualquer dúvida ou dificuldade no agendamento, pode ligar para o Portal de Atendimento ao Cidadão – 1746. A lista de documentos exigidos pode ser encontrada no site da Prefeitura.

 As vistorias se estenderão até o dia 27 de fevereiro, quando toda a frota de aproximadamente 1.500 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans que prestam esse serviço, deverá estar vistoriada para o início do ano letivo. O transporte escolar é o único modal que passa por duas vistorias anuais obrigatórias.



12.12.14

ESCOLA INFANTIL DE TRÂNSITO AMPLIA FUNCIONAMENTO




                                       

                                       

     A partir de hoje dia 12/12, a Escola Infantil de Trânsito terá seu funcionamento ampliado. Durante todo o período de férias escolares diariamente ela atenderá o público frequentador do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas. As ações acontecerão inclusive aos finais de semana.
     As crianças que frequentavam o espaço e antes não participavam efetivamente das atividades, agora já podem participar, pois haverá o empréstimo de bicicletas para que as mesmas participem das atividades. Ao  fim de cada aula as crianças receberão um lanche e um brinde pela participação no projeto.
     Com o inicio do ano letivo, as atividades serão agendadas com escolas públicas do nosso município. Está previsto em breve o funcionamento das atividades no Parque Madureira e na Cidade das Crianças.


1.12.14

PALESTRA DO NOSSO DIRETOR NA CONFERÊNCIA

No último sábado, dia 29/11, nosso Diretor de Educação para o Trânsito, Mauro Cezar de Freitas Ferreira, fez sua apresentação na XXI Conferência Internacional de Urbanismo em Nova Dehli, na Índia. Em seu discurso ele falou sobre o Projeto A Caminho da Escola, que é o nosso mais importante trabalho na área de educação para o trânsito com crianças.


Transcarioca conquista categoria máxima em ranking mundial de qualidade dos BRTs


O BRT Transcarioca conseguiu a certificação Ouro e o BRT Transoeste ficou com a classificação Prata no Ranking 2014 Padrão de Qualidade BRT do Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP, sigla em inglês). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24/11) pelo ITDP, organização social sem fins lucrativos que promove transporte sustentável e equitativo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e do transporte nas cidades.

- A conquista destas certificações é uma grande notícia, pois mostra que o trabalho está sendo feito com seriedade e indica o caminho para os próximos projetos como a Transbrasil e Transolimpica - comentou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.


Dentre os itens avaliados para classificar os BRTs estão: a lotação, condições viárias do corredor, forma de pagamento, pontualidade, velocidades comerciais, distância entre as estações, dentre outros.  Além do Ouro e da Prata, os BRTs podem ser classificados como Bronze e Básico, necessitando possuir, no mínimo, três quilômetros de extensão.


O Padrão de Qualidade BRT foi criado em 2012, pelo ITDP, para estabelecer uma definição comum dos sistemas de operação exclusiva em corredores de ônibus e reconhecer os sistemas de BRT de mais alta qualidade já implantados em todo o mundo. O comitê técnico do Padrão de Qualidade BRT é composto por especialistas de renome mundial e serve como fonte constante de orientação técnica norteada sobre o sistema.


Ao todo já são 98 BRTs avaliados em 62 cidades, entre elas Chengdu (China), Bangkok (Tailândia), Paris (França), Cidade da Guatemala (Guatemala) e Surat (Índia), usando o padrão criado pelo ITDP. Destes, 15 receberam o selo Ouro, 28 foram classificados como Prata, 41 foram Bronze e seis foram considerados BRT Básico – o que indica que um corredor tem as características mínimas para ser considerado BRT.


No Brasil, além do Transcarioca apenas mais dois projetos conseguiram a classificação máxima: a Linha Verde, em Curitiba, e o MOVE Cristiano Machado, em Belo Horizonte. Os modelos que se encaixam no padrão Ouro correspondem em quase todos os aspectos às melhores práticas internacionais, alcançando o mais alto nível de desempenho e eficiência operacional.

- Os sistemas de BRT ou similares estão presentes em quase 200 cidades ao redor do mundo. O Padrão de Qualidade do ITDP certifica as melhores práticas mundiais neste modo de transporte e por isso recebemos com imensa satisfação os selos ouro e prata para os corredores Transcarioca e Transoeste. O Rio está escrevendo um novo capítulo no que se refere a mobilidade urbana e este reconhecimento de um organismo internacional prova que estamos no caminho certo. Nossa missão como operadores do BRT Rio vai muito além da manutenção dos níveis de excelência já conquistados. Queremos melhorar ainda mais a prestação de nossos serviços - afirmou o presidente do Consórcio BRT, Jorge Dias.

Com 47 estações e cinco terminais, o BRT Transcarioca percorre 39 km ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Inaugurado em junho de 2014, o sistema beneficia 320 mil passageiros por dia, reduzindo em 60% o tempo gasto no trajeto.  Já o BRT Transoeste foi inaugurado em junho de 2012, ligando a Barra da Tijuca à Santa Cruz e Campo Grande. São 52 km de extensão em 55 estações, dois terminais e uma estação dupla (Santa Cruz). O Transoeste transporta 184 mil passageiros por dia, reduzindo em 40% o tempo gasto no trajeto.


Além dos corredores Transoeste e Transcarioca, que já estão em operação, mais dois são futuros candidatos ao ranking de melhores BRTs: o Transbrasil e o Transolímpica. O BRT Transolímpica ligará o Recreio dos Bandeirantes à Deodoro, com 25 km percorrendo 13 estações e quatro terminais. O corredor Transbrasil terá 33 estações, incluindo cinco terminais e 17 passarelas, com uma extensão total de 32 km. A previsão de inauguração de ambos é em 2016.




Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5093819