26.2.15

MAIS DE MIL ÔNIBUS, TÁXIS E VANS FORAM FISCALIZADOS DURANTE O CARNAVAL

Trabalho resultou em 160 multas e 93 veículos apreendidos


A Secretaria Municipal de Transportes apresenta o balanço da operação especial montada para o Carnaval 2015, quando 546 blocos realizaram 600 desfiles que atraíram para as ruas 4,8 milhões de foliões - fora o Sambódromo. Diante de um público tão expressivo circulando pela cidade em uma série de eventos simultâneos foram alterados os itinerários de 229 linhas de ônibus - 50 direcionadas para atender diretamente a região do desfile das escolas de samba.


Para garantir a passagem dos blocos e o deslocamento de mais de 200 carros alegóricos (que saíram da Cidade do Samba e da Zona Portuária por vias como as avenidas Binário e Presidente Vargas), foram feitas interdições temporárias em 2.414 ruas, com destaque para o Centro com 930 interdições, e para a Zona Norte, com 550. Na Zona Sul, foram cerca de 250 ruas e na Zona Oeste, 200.


Para executar a operação, mais de 1.050 controladores de tráfego atuaram diariamente a fim de garantir fluidez nas vias e coibir estacionamento irregular. Foram usados ainda 500 banners de trânsito, 150 faixas de sinalização, 129 painéis de mensagens variáveis e oito (8) painéis de LED operados pelas equipes da CET-Rio, além de 60 veículos operacionais, 30 reboques e 88 motocicletas.


"Estamos sempre buscando aprimorar as melhorias que a população demanda dos serviços públicos, sobretudo nos grandes eventos. Mas o resultado final nos dá a certeza de que estamos oferecendo aos cariocas e visitantes uma festa melhor e com mais conforto a cada ano", afirma o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.


Entre 14 e 22 de fevereiro, as equipes de fiscalização da SMTR vistoriaram 1.049 veículos que operam os serviços de transporte concedidos pela Prefeitura (táxis, ônibus e vans de fretamento). O trabalho resultou em 160 multas e 93 veículos apreendidos.


Segue o balanço em números:


Táxis – Foram vistoriados 229 táxis, dos quais 24 foram lacrados e 12 levados para o depósito público, porque estavam com licenciamento anual do Detran vencido. Outros dois (2) táxis foram autuados por estarem com o certificado de segurança veicular vencido (inspeção anual do kit gás) e três (3) táxis clandestinos retirados de circulação. Houve ainda um (1) taxista que, além de autuado, teve a carteira de habilitação recolhida por que o documento estava vencido.


Fretamentos autorizados pela SMTR – Foram vistoriados 70 veículos com a autorização para fretamento expedida pela SMTR (vans, ônibus e micro-ônibus), o que resultou em uma (1) van de fretamento lacrada por falta de documento de porte obrigatório (o condutor estava sem o cartão de identificação, CIAT), e uma (1) outra van apreendida por estar com tacógrafo inoperante.


Ônibus – Foram vistoriados 50 ônibus em terminais da Ilha, Barra da Tijuca (Alvorada) e no Centro (Américo Fontenelle), dos quais 20 foram lacrados por problemas de documentação (vistoria anual da SMTR vencida) - sete deles somente nos dias de desfile de Sambódromo.


Veículos do sistema de Transporte Especial Complementar (TEC) – Fiscais da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) vistoriaram cerca de 700 vans, das quais 70 foram apreendidas porque apresentavam problemas na documentação (como licenciamento anual do Detran vencido) ou por realizar transporte remunerado de passageiros (lotada) sem autorização. Uma (1) Kombi e um (1) micro-ônibus também foram apreendidos por falta de licenciamento anual do Detran e por realizar fretamento sem autorização da SMTR/Detro/ANTT. No total, foram 114 autuações e 30 veículos lacrados.


Veículos intermunicipais ou interestaduais – Durante a operação, os fiscais apreenderam dois (2) táxi de Niterói que estava com licenciamento anual do Detran vencido. Uma (1) van proveniente do Espírito Santo foi apreendida por também estar com o licenciamento anual do Detran vencido. Outras duas (2) vans de outros estados foram retiradas de circulação por estarem efetuando o serviço de fretamento sem as respectivas autorizações da ANTT e do Detro.


A SMTR ressalta que as fiscalizações foram realizadas em parceria com outros órgãos como Secretaria Estadual de Transportes, Detro, Guarda Municipal, CETC, SEOP, Procon, BPTUR e CET-Rio nos arredores do Sambódromo e com apoio da Concessionária Porto novo na área da Rodoviária.




Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=5217986

Nenhum comentário: