16.9.23

CET-Rio, Secretarias Municipais e Parceiros Realizam Ações Durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de Setembro)

 

Divulgação CET-Rio

A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25/09, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No Rio de Janeiro, diversas ações educativas serão promovidas pela Prefeitura, por meio da CET-Rio, de secretarias municipais como SME e SMAC, além da participação de outros parceiros: Detran, Rio ônibus, Consulado Geral dos Estados Unidos, SEST SENAT e Tembici.

Divulgação CET-Rio

Desde o início deste mês, mais de 1000 ônibus estão circulando nas ruas do Rio, com a Campanha da Prefeitura “Viva Sem Carro”, em busdoor, por todas as regiões da cidade. É uma forma de dar visibilidade ao Dia Mundial Sem Carro (22/09), data que chama a atenção da população para deixar os veículos motorizados em casa e refletir sobre o uso excessivo das conduções particulares. O excesso de carros nas vias ocasiona congestionamentos e eleva o uso de combustíveis poluentes e a emissão de gases tóxicos no meio ambiente. O movimento estimula as pessoas a pensarem em alternativas de transporte mais sustentáveis, que podem ser adotadas durante todo o ano, como fazer deslocamentos a pé e o uso de bicicletas, mais benéficos à saúde da população e ao meio ambiente. Além destes, os transportes coletivos como os ônibus, trens e metrô são mais adequados ao espaço urbano para atividades diárias.

Foto: Paula Rodrigues

Divulgação CET-Rio

O Mapa de risco é uma das etapas do Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, em parceria com a SME e subprefeituras. O desenho é feito pelos alunos, sob a orientação dos professores, a partir da observação do trajeto casa-escola-casa. Os estudantes apontam os riscos para a segurança no trânsito e sugerem soluções. Estas informações fornecidas pela comunidade escolar servem de base para a elaboração do projeto de intervenções urbanísticas no local para, depois, ser executado por equipes da Prefeitura.


Divulgação CET-Rio

Durante a Semana do Trânsito, haverá postagens educativas nas mídias sociais e outras ações como a “Pedalada Dia Mundial Sem Carro”, no dia 22/09 (sexta), com concentração às 8h, na Quinta da Boa Vista – estátua de Pedro II, em frente ao Museu Nacional. O ponto de chegada será no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. A Pedalada é aberta ao público mediante inscrição via formulário (https://forms.gle/LpCerogzZk6YGCwz8), a ser realizada até o dia anterior (21/09) ou até se esgotarem as vagas. Os inscritos poderão utilizar sua própria bicicleta ou retirá-la, nas proximidades, utilizando o próprio plano de bicicleta compartilhada (Tembici). Além da CET-Rio, SME e SMAC, a ação também conta com a participação do Detran-RJ e Consulado Geral dos Estados Unidos.


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Ainda na Quinta da Boa Vista, a partir de 8h30, haverá apresentação de peça teatral educativa do Programa A Caminho da Escola 2.0, com a presença de turmas da E.M. Mestre Waldemiro. Em seguida, haverá premiação (com bicicletas) de alunos de escolas municipais, contemplados pelo concurso de desenhos do Dia Mundial Sem Carro, a partir do resultado da votação popular, com encerramento no dia 15/09 (sexta). Estarão presentes o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis; o representante da SME e o presidente da Rio ônibus, João Gouveia.

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No dia 20/09 (quarta), a partir de 10h, estão previstas ações no Parque de Madureira – entrada pelo Portão 3. O Rio Ônibus vai realizar a Dinâmica do Ponto Cego, que convida o motociclista, ciclista ou pedestre a se sentar na direção do motorista de ônibus para observar a partir de que ponto, na lateral do veículo, se torna invisível; atividades de educação para o trânsito com distribuição de materiais educativos e coletes refletivos para motociclistas, realizadas pela CET-Rio; dinâmicas educativas e simulações de situações reais, realizadas pela Operação Lei Seca/Detran-RJ; atividade educativa com jovens aprendizes, realizada pelo SEST SENAT, e apoio da SMAC.


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Também haverá inauguração de intervenções urbanísticas do Programa A Caminho da Escola 2.0, nas proximidades de escolas municipais contempladas pelo Programa. A cerimônia de entrega oficial das intervenções conta com as presenças de autoridades e equipes da CET-Rio, SME e Subprefeitura; apresentação de teatro para as crianças, com comentários sobre os resultados do trabalho executado nas vias; e entrega de certificado de participação à direção da escola.

EXPOSIÇÃO “A CAMINHO DA ESCOLA 2.0: MAPAS DE RISCO”

Escolas participantes:

·         CIEP Claudio Manoel da Costa (Cosmos)

·         CIEP Compositor Donga (Taquara)

·         E. M. Heitor Beltrão (Vigário Geral)

·         E.M. Anita Garibaldi – Galeão (Ilha do Governador)

·         E.M. Claudio Besserman Vianna Bussunda (Rio das Pedras)

·         E.M. Costa do Marfim (Realengo)

·         E.M. Edmundo Bittencourt (Benfica)

·         E.M. Érico Veríssimo (Acari)

·         E.M. Floriano Peixoto (São Cristóvão)

·         E.M. Gonzaga Gama Filho (Benfica)

·         E.M. Honduras (Praça Seca)

·         E.M. Irineu Marinho (Marechal Hermes)

·         E.M. José Moreira da Silva (Mangueira)

·         E.M. Lopes Trovão (Itanhangá)

·         E.M. Mario Penna da Rocha (Honório Gurgel)

·         E.M. Menezes Vieira (Alto da Boa Vista)

·         E.M. Professor Manuel Said’Ali (Campo Grande)

·         E.M. Professora Maria Helena Sampaio Marques (Guaratiba)

·         E.M. São Sebastião (Vargem Pequena)

·         EDI Professora Marly Santos de Oliveira (Cosmos)



Texto e *Fotografias
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio


7.8.23

Intervenções Urbanísticas na Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes Foram Entregues Nesta Segunda

 

A E. M. Arthur Bernardes, localizada na rua Peropaba, 125, em Campo Grande, recebeu hoje (07/08), oficialmente, as intervenções urbanísticas realizadas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0, uma iniciativa da CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a subprefeitura. 


O evento de inauguração foi realizado na escola com a presença de profissionais da CET-Rio, da SME e da subprefeitura da Zona Oeste, com entrega de certificado de participação no Programa à direção da escola. As crianças receberam materiais educativos e assistiram a uma apresentação teatral que fez referências às mudanças promovidas no entorno da instituição, que estão contribuindo para organizar o trânsito e ampliar a segurança no trajeto casa-escola-casa. Foi também uma oportunidade de avaliar o trabalho e de ter o retorno da comunidade escolar sobre os resultados. 


No início das ações do Programa na escola, foram realizadas atividades educativas com os alunos e oficina com professores. O diálogo com a comunidade escolar e a construção do mapa de risco da região, conduzida pelos alunos com o acompanhamento dos docentes, foram as bases para elaborar o projeto das intervenções urbanísticas, considerando a realidade do trânsito no entorno da instituição. 


A execução foi conduzida por profissionais da Prefeitura, com o objetivo de melhorar a organização e a segurança do trânsito, especialmente no trajeto casa-escola-casa, que as crianças percorrem no cotidiano.  

Foram realizadas as seguintes intervenções no entorno da E. M. Arthur Bernardes:

1.      Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola:

Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade.

2.      Implantação e reforço de sinalização de área escolar:

Alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.

3.      Extensão de calçada (áreas verdes):

Amplia o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.

4.      Redução do raio de curvatura nas interseções:

Reduz a velocidade de conversão dos veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres.

5.      Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:

Proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.

6.      Redução da distância nas travessias:

Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores.

7.      Reforço da sinalização horizontal existente:

Torna o espaço mais legível.

8.      Instalação de balizadores e tachões:

Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.

9.      Instalação de sinalização vertical:

Informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no trânsito.

10.  Ordenamento do estacionamento:

É realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.

11.  Implantação de vagas de embarque/desembarque:

Facilita a entrada e saída das crianças da escola.

12.  Implantação de vagas para pessoas com deficiência:

Facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência.

13.  Implantação de mão única, nas ruas Itueira (entre Est. do Monteiro e rua Peropaba), rua Peropaba (entre as ruas Itueira e Carauna) e rua Caturité (entre a rua Peropaba e Est. do Monteiro):

Reduz o fluxo de veículos no trânsito em frente à escola e melhora a segurança das crianças no acesso à instituição.

14.  Implantação de ondulação transversal:

Permite a redução de velocidade dos veículos e possibilita maior segurança aos alunos.




 Texto e Fotos:

Clécia Oliveira

CEDUT/CET-Rio

10.7.23

Escola Municipal Mem de Sá Recebe Intervenções Urbanísticas do Programa a Caminho da Escola 2.0

 

 

A E.M. Mem de Sá, localizada na rua Campos da Paz, 218, em Rio Comprido, aderiu ao Programa A Caminho da Escola 2.0, que é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a subprefeitura local. A entrega foi realizada, hoje (10/07) pelo Secretário Municipal de Educação Renan Ferreirinha e pelo Presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis. 


Durante atividades educativas com as crianças e oficina com professores, a comunidade escolar teve a oportunidade de conversar sobre os problemas no trânsito, nas proximidades da escola. Além do diálogo com as equipes do Programa, os alunos construíram mapa de risco com o apoio dos professores, sendo importantes colaborações para elaborar o projeto das intervenções urbanísticas aplicadas no entorno da instituição.  

A execução foi conduzida por profissionais da Prefeitura, que realizaram modificações nas vias para melhorar a organização e a segurança no trânsito na região, beneficiando os alunos no trajeto casa-escola-casa e demais pessoas que transitam pelo local. 



No entorno da E.M. Mem de Sá, o projeto incluiu:

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola para limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h e criar elementos que induzem a redução de velocidade;

2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar, que alerta os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola;

3. Extensão da calçada (áreas verdes), que amplia o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos;

4. Redução do raio de curvatura nas interseções para reduzir a velocidade de conversão dos veículos e proporcionar mais segurança aos pedestres;

5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre para maior segurança e visibilidade destes nas travessias;

6. Redução da distância das travessias para reduzir o tempo de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores;

7. Reforço da sinalização horizontal existente para tornar o espaço mais legível;

8. Instalação de balizadores e tachões, que protegem as extensões de calçada (áreas verdes), proporcionam mais segurança aos pedestres e impedem o uso irregular dos espaços criados;

9. Instalação de sinalização vertical que transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições do uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilitando comportamentos adequados e mais segurança no trânsito;

10. Ordenamento do estacionamento ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres;

11. Implantação de vagas de embarque/desembarque, que facilitam a entrada e saída das crianças da escola;

12. Manutenção semafórica para rever toda a sinalização existente e identificar a necessidade de reparos ou troca de equipamentos; e

13. Extensão do trecho de mão dupla na rua Itapiru (até a altura da rua Caetano Martins) para reduzir o fluxo de veículos que transitam em frente à escola e melhorar a segurança das crianças ao acessá-la. 

O Programa A Caminho da Escola 2.0 tem ampla ação, que se inicia com atividades de educação para o trânsito, que atingem toda a comunidade escolar, especialmente as crianças, que são informadas de forma lúdica e estimuladas a exercer seus papéis de cidadãs, além de poderem colaborar com a multiplicação das boas práticas que se iniciam com o auxílio na construção do projeto e, depois, quando o veem aplicado nas ruas. O Programa também conscientiza sobre a maneira correta de se comportar no trânsito e incentiva o uso de transportes mais sustentáveis, benéficos à saúde e ao meio ambiente. 



*Texto e Fotos: 
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio


5.6.23

CET-Rio Entrega Intervenções Urbanísticas Promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0 Realizadas no Espaço de Desenvolvimento Infantil Profa Marly dos Santos Oliveira

 

As intervenções urbanísticas no entorno do EDI Profa Marly dos Santos de Oliveira, em Cosmos, forma oficialmente entregues hoje, 5/06. Foram realizadas por equipes da Prefeitura como parte das ações promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0, que é uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras.


Equipes multidisciplinares de profissionais que atuam no Programa visitaram a escola para realizar ações de educação para o trânsito e, com o apoio dos alunos e professores, construíram o projeto de intervenções urbanísticas, com base na realidade do tráfego no entorno da instituição. Após os alunos colaborarem com a construção do mapa de risco da região e aprovarem o projeto, as modificações nas vias foram realizadas para melhorar a organização e a segurança no trânsito, nas proximidades da escola.

O entorno do EDI Profa Marly dos Santos Oliveira passou pelas seguintes modificações:

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola: além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade;

2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar: para alertar os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola;

3. Extensão da calçada (áreas verdes): para ampliar o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos;

4. Redução do raio de curvatura nas interseções: para reduzir a velocidade de conversão dos veículos para proporcionar maior segurança aos pedestres;  

5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre: para proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias;

6. Redução da distância das travessias: para reduzir o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores;

7. Reforço da sinalização horizontal existente: para tornar o espaço mais legível;

8. Instalação de balizadores e tachões: para proteger as extensões de calçada (áreas verdes), oferecer maior segurança aos pedestres e impedir o uso irregular destes espaços;

9. Instalação de sinalização vertical: para transmitir aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordenar os fluxos de tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no trânsito;

10. Ordenamento do estacionamento: é realizado ao longo das ruas que dão acesso à escola para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres;

11. Implantação de vagas de embarque/desembarque: para facilitar a entrada e a saída das crianças da escola;

12. Implantação de vaga para pessoas com deficiência: para facilitar o embarque e o desembarque de alunos com deficiência;

13. Criação de ciclofaixas: para oferecer maior segurança aos ciclistas e incentivar o uso de modos ativos como meio de transporte; e

14. Implantação de rotatória: para ordenar os diversos fluxos na via Caminho de Tutoia. 



A direção da escola recebeu certificado de participação no Programa A Caminho da Escola 2.0 e os alunos receberam materiais de educação para o trânsito e tiveram mais uma oportunidade de conversar sobre as mudanças e regras de trânsito por meio da apresentação de peça teatral educativa e interativa. 


A diretora da instituição de ensino, Flávia Lessa, enfatizou que “a participação dos alunos foi de grande valia para que o projeto desse certo e a escola, agora, está linda, o entorno está muito bonito e os pais também têm reconhecido isto e também respeitado a sinalização, respeitado os espaços dos carros e das crianças”. E finaliza: “foi uma experiência muito bacana e espero que se repita em outras unidades também”. 

O subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, ouviu das crianças que elas gostaram das intervenções. Em seguida, comentou: “agora, temos que pedir para os amigos, os pais, pra gente cuidar de tudo que foi feito, não deixar quebrar nada, cuidar da pintura, pedir para atravessar só no lugar certo, tomar cuidado com os carros, com as bicicletas...”. E finalizou: “aí a gente consegue vir para a escola e voltar em segurança. 


O conjunto de ações promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0 enfatizou as regras a serem obedecidas por todos que circulam nas vias, contribuindo para o exercício da cidadania, além de incentivar o uso de meio de transporte sustentável, como os coletivos públicos, bicicleta e a locomoção a pé em prol da saúde e do meio ambiente. Os princípios norteadores do Programa consistem em convidar a comunidade escolar a pensar a cidade em parceria com o poder público, promover a criação de um espaço público de boas práticas, além do sentimento de pertencimento da comunidade escolar ao meio onde vive para que os alunos se tornem multiplicadores dessas boas práticas.


*Texto e Fotos:
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio