20.6.15

INAUGURAÇÃO CICLOFAIXA E FAIXA COMPARTILHADA.

Inaugurada hoje, dia 20,   ciclofaixa e faixa compartilhada que liga os bairros do Cosme Velho, Laranjeiras, Flamengo, Catete, Largo do Machado e Botafogo. Com isso são mais de 10 Km para utilização dos ciclistas. 



Nossa Diretoria de Educação, participou com nossos Controladores da Educação entregando panfletos educativos para motoristas e ciclistas explicando como se deve utilizar. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, órgão  que cuida da malha cicloviária da cidade. 




Abaixo segue os trechos:

Trecho 1 – Aterro do Flamengo, travessia da Praia do Flamengo próximo à rua Buarque de Macedo, Praia do Flamengo, rua Machado de Assis, Rua do Catete, Largo do Machado, Rua das Laranjeiras, Rua Cosme Velho até o Terminal Rodoviário – 3,39 Km 

Trecho 2 – Rua Professor Estelita Lins e Rua General Glicério – 0,52 Km 

Trecho 3 – Rua Gago Coutinho, Largo do Machado, Rua do Catete, Rua Dois de Dezembro, Praia do 
Flamengo – 0,98 Km 

Trecho 4 – Rua Paissandu (da rua Pinheiro Machado até a rua Senador Vergueiro), Rua Senador Vergueiro, Rua do Catete, Largo do Machado -1,64 Km 

Trecho 5 – Rua Barão do Flamengo (da Praia do Flamengo até a rua Senador Vergueiro – 0,35 Km 

Trecho 6 – Rua das Laranjeiras com rua Pinheiro Machado, Rua Pinheiro Machado (trecho existente que será recuperado = 0,56 Km), Rua Muniz Barreto até o Botafogo Praia Shopping – 1,3 Km 

Trecho 7 – Rua Professor Alfredo Gomes, Rua Bambina e Rua Marquês de Olinda – 0,82 Km 

Trecho 8 – Rua Pereira da Silva – 0,84 Km

15.6.15

Painéis Eletrônicos

Quem passa pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro , já se acostumou a ver os painéis eletrônicos dando informações sobre as vias, mas não é só mensagens de tempo de deslocamento que eles informam, nossa Diretoria colocou diversos painéis com mensagens educativas buscando conscientizar os motoristas, as mensagens tem como publico alvo os condutores que tiraram habilitação a pouco tempo. O papel da educação para o trânsito é através de suas ações dar um carácter mais humano ao trânsito de nossa cidade.



1.6.15

BRS, RUA TEODORO DA SILVA, EM VILA ISABEL

O sistema de ônibus rápido, que já é um sucesso em diversos bairros da cidade, agora chegou ao bairro de Vila Isabel, o projeto que consiste em duas faixas de rolamento exclusivas para ônibus e táxi tripulado, garante uma diminuição no tempo percorrido na via.Começou hoje , dia 1 de junho a funcionar, a partir de agora carros só podem trafegar nesse parte da via na altura onde  forem dobrar na rua próxima. A nossa Diretoria de Educação e Relação com o Cidadão começou uma campanha educativa, buscando orientar pedestres e motoristas sobre a utilização do sistema, distribuindo uma cartilha. Foram colocadas placas e faixas orientando , painéis eletrônicos, e radares que vão autuar os veículos que trafegarem por mais de duas quadras dentro do sistema BRS.  


















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26.5.15

Transporte é tema de audiência pública na Câmara Municipal

O secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, participou nesta quinta-feira (21/05) de uma audiência pública na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara Municipal do Rio, no Centro, onde detalhou projetos orçamentários e de infraestrutura de transporte que estão em curso na cidade, como BRTs, BRs E VLT.

Durante a audiência presidida pela vereadora Rosa Fernandes, o secretário ressaltou a importância da mudança de paradigma na mobilidade urbana, com priorização do transporte de alta capacidade a partir da inauguração do BRT TransOeste em 2012 e do TransCarioca em 2014, além da Transbrasil e TransOlímpica que estão em fase de construção.

"Para nós, é um privilégio a oportunidade de apresentar as nossas propostas, metas e desafios que tanto atendem a população do Rio, que tanto tem colaboração dessa Casa de Leis nessas medidas. Sabemos que a cidade do Rio de Janeiro passa por uma expansão sem precedentes e isso demanda, a cada dia mais, atenção por parte dos gestores no que tange a mobilidade e o impacto econômico gerado pelo transporte", disse o secretário Rafael Picciani.

O secretário frisou ainda o empenho da SMTR realizar ajustes necessários a fim de melhorar ainda mais o serviço das linhas alimentadoras do BRT e lembrou a multa no valor de R$ 10 milhões aplicadas ao Consórcio Santa Cruz no final de abril em razão do descumprimento de regras do contrato de concessão.

O secretário mencionou ainda os avanços no trânsito da cidade a partir da implementação dos corredores BRS, exclusivos para ônibus. Atualmente, o Rio já tem 11 BRS. O 12º será o da Teodoro da Silva, em Vila Isabel. Rafael Picciani anunciou ainda o projeto de implantação de um BRS na Ilha do Governador.

Outro ponto abordado na audiência foi o esforço da prefeitura em melhorar a qualidade dos táxis na cidade, cobrando o cumprimento do Código Disciplinar da categoria e oferecendo cursos de capacitação para taxistas.

Estavam presentes também, no plenário da Câmara, o subsecretário de Planejamento, Alexandre Sansão; o subsecretário de Concessões, Hélio Faria, o subsecretário Executivo, Antonio Jofre; e a presidente da Cet-Rio, Claudia Secin. 

A audiência pública contou com a participação efetiva de vereadores da Casa, bem como da sociedade civil. Estavam presentes os vereadores Thiago K. Ribeiro, Carlo Caiado, Átila A. Nunes, D. Jairinho, D. Eduardo Moura, Eduardão, Elton Babu, Jorginho da S.O.S, Laura Carneiro, Leonel Brizola Neto, marcelino D'Alemeida, Marcelo Arar, Paulo Messina, Prof. Célio Lupparelli, Prof. Rogério Rocal, Rafael Aloisio Freitas, S. Ferraz e Tânia Bastos.

Também participaram do encontro operadores do STPL (Sistema de Transporte Público Local), representantes do Abracomtaxi (Associação Brasileira das Cooperativas de Taxis) e do movimento Meu Rio.




Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=5372426

14.5.15

PROJETO A CAMINHO DA ESCOLA


O Projeto A Caminho da Escola, que desde 2008 leva para as escolas do município noções de trânsito, tem como objetivo discutir as questões ligadas à segurança no trânsito, visando capacitar os alunos para a tomada de decisão através de comportamentos adequados à prevenção de acidentes, as  etapas : Com uma peça com objetivo de passar os conceitos do trânsito e transportes seguros, outra etapa consiste em atividade pedagógica transmitindo as regras de trânsito,  atividade de fixação são realizados jogos e dinâmicas com as crianças, com o objetivo de fixar os conceitos apresentados,  a  atividade de “Feedback” os alunos realizam uma oficina de artes, para concretizar a sua experiência e suas visões quanto ao uso do trânsito e do transporte seguro,  atividade de encerramento Todos os alunos participantes das atividades recebem um certificado. Avaliação do cenário de risco a  CET-Rio, em conjunto com a comunidade escolar, identifica os principais pontos de riscos de acidentes de trânsito para posteriormente reunir esforços nas áreas de Engenharia, Fiscalização e Educação para aumentar a segurança no Caminho para a Escola.Capacitação dos Professores Em paralelo às atividades lúdicas realizadas com os alunos há uma instrutora responsável por capacitar os professores, indicados pela escola, para aplicarem em suas turmas a pesquisa de identificação do cenário de risco. Preenchimento dos Questionários Os alunos devem observar em seu caminho até a escola, os cenários que representam risco de acidente de trânsito, além de questões ligadas à mobilidade. Após esta observação que é individual, a professora compila estas informações em um só documento que é a pesquisa. Análise dos dados Cabe à CET-Rio analisar e avaliar quais medidas a serem adotadas para solucionar os riscos, levando em conta as sugestões encaminhadas pela comunidade escolar. Para esse ano começamos uma parceria com a Guarda Municipal que passou a atuar nas escolas junto conosco no projeto. Fotos do projeto na E.M. Presidente Nereu Ramos localizada na Estrada dos Caboclos no bairro de Campo Grande.

   
                                                         
                                                   

12.5.15

ESCOLA INFANTIL DE TRÂNSITO EM MADUREIRA



A E.M Edgard Romero participou da nossa Escola Infantil de Trânsito no Parque de Madureira , a atividade que consiste em aula teórica, mecânica básica e pratica buscam mostrar aos alunos que a bicicleta muito mais que um brinquedo é um veiculo de proporção humana,  e como qualquer veiculo esta sobre regras do Código de Trânsito Brasileiro. Andar de bicicleta além de ser saudável contribui para uma cidade mais acessível. Os agendamentos são feitos através do  e-mail : escoladetransito.cetrio@gmail.com   






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28.4.15

ESCOLA INFANTIL DE TRÂNSITO EM MADUREIRA

   Foi inaugurado hoje, dia 28, a Escola Infantil de Trânsito no Parque de Madureira. A Escola que começou no Parque dos Patins na Lagoa Rodrigo de Freitas, foi ampliada para Madureira. O intuito é ensinar as crianças que a bicicleta é mais que um brinquedo é um meio de locomoção que precisa seguir regras , assim como os carros e demais meios de transporte. 
    Atividade é dividida em três partes :  Aula teórica ensina os tipos de vias das cidades, sinalizações, as vantagens do transporte por bicicleta e as legislações, aula teórica e prática mostrando a manutenção básica, e aula prática que é a realização do percurso. Ainda é realizada uma avaliação com os professores para termos um retorno sobre as atividades. Os agendamentos são feitos através do e-mail :  escoladetransito.cetrio@gmail.com 


                                                                  Aula Teórica

                                                                       Circuito
                                                               Distribuição dos lanches
                                     Questionário avaliativo 



14.4.15

BRT TransBrasil: obras avançam a partir desse sábado e novas interdições serão feitas na via





A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, da CET-Rio e da Secretaria Municipal de Obras, informa que a partir de sábado, dia 11/04, às 5h, haverá interdição de 1,6 km da pista central da Avenida Brasil, sentido Zona Oeste, para execução do pavimento de concreto que possibilitará a implantação do sistema de BRT TransBrasil, entre Caju e Bonsucesso. Com a nova interdição, o trecho total em obra passará de 1.650 metros para 3.750 metros e ocupará desde as proximidades da Avenida Paris, em Bonsucesso, até a passarela 3 da Avenida Brasil, na altura do Cemitério do Caju. 

 
    As interdições viárias seguirão padrão anterior: Serão ocupadas duas faixas de circulação na pista central sentido Zona Oeste, e meia faixa no sentido Centro. As faixas exclusivas para ônibus continuarão em funcionamento na Avenida Brasil, da mesma forma, contornando a área ocupada pelo canteiro da obra. Assim, apesar das interferências, continuará sendo priorizado o transporte público. 

    No mesmo período também haverá interrupção do tráfego de veículos próximo ao acesso à Ilha do governador, para obras de drenagem. Serão interditados 500 metros no sentido Centro para reforço do solo, e 300 metros da faixa lateral, logo após a Avenida Brigadeiro Trompowski, sentido Zona Oeste. 

    Em função da ocupação de parte das pistas, será necessário fazer ajustes operacionais nas faixas exclusivas para ônibus, que funcionarão de dois modos distintos, sempre priorizando o sentido de tráfego com maior volume. Em função das interferências causadas pelas obras, a capacidade de escoamento do tráfego estará reduzida em alguns pontos da Avenida Brasil. E especialmente o sentido Zona Oeste deve ser afetado. Apesar de seguir o mesmo padrão anterior, o aumento da área interditada implicará em impactos de maiores proporções no trânsito em caso de incidentes na via. Além disso, a sobrecarga no trânsito pode acontecer não só na Avenida Brasil como também em rotas alternativas de circulação.

    Haverá reforço na operação especial de trânsito que passará a contar com 65 operadores de tráfego por turno, 45 painéis de mensagens variáveis (PMVs), 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Avenida Brasil, na Linha vermelha e nas rotas alternativas para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidentes. A Guarda Municipal também reforçará a fiscalização das faixas exclusivas na Avenida Brasil com apoio do Detro e da Polícia Militar. 

    A seguir, acompanhe os detalhes das próximas interdições na Avenida Brasil.

Os novos trechos serão:

·  500 metros, tendo como referência o trecho entre as passarelas 3 e 4;
·  1.600 metros entre o Canal do Cunha e Bonsucesso, na altura da Av Paris.


FORMA DE OCUPAÇÃO DA VIA

As interdições viárias seguirão padrão anterior. Serão ocupadas duas faixas de circulação na pista central sentido Zona Oeste e meia faixa no sentido Centro.

FAIXAS EXCLUSIVAS PARA ÔNIBUS NA AV. BRASIL

As faixas exclusivas continuarão em funcionamento na Av. Brasil, da mesma forma, contornando a área ocupada pelo canteiro da obra. Assim, apesar das interferências, continuará sendo priorizado o transporte público.

Em função da ocupação de parte das pistas, será necessário fazer ajustes operacionais nas faixas exclusivas para ônibus, que funcionarão de dois modos distintos, sempre priorizando o sentido de tráfego com maior volume:

Dias úteis, das 15 às 21h – prioridade para o sentido Zona Oeste, que nesse momento será o mais impactado pelas obras. A faixa exclusiva para ônibus será desviada por uma faixa reversível que será implantada no trecho da obra.

Nos demais dias e horários – as faixas exclusivas funcionarão nas pistas centrais, ocupando, dentre as faixas disponíveis, aquelas mais à esquerda (sentido do fluxo), sempre contornando a área ocupada pela obra.

OBRAS DE DRENAGEM NA PISTA LATERAL

Junto com as obras do sistema BRT, serão iniciadas obras de drenagem na pista lateral da Av. Brasil, sentido Zona Oeste, logo após a Av. Brigadeiro Trompowsky, na altura do acesso à Ilha do Governador.

Neste ponto a pista lateral será interditada e os veículos deverão acessar à pista central e retornar logo após a passarela 11, onde também estará provisoriamente localizado o ponto de ônibus. Esse trecho específico da obra tem duração prevista de trinta dias.

 IMPACTOS ESPERADOS NO TRÂNSITO

Em função das interferências causadas pelas obras, a capacidade de escoamento do tráfego estará reduzida em alguns pontos da Av. Brasil. E especialmente o sentido Zona Oeste deve ser afetado.
Apesar de seguir o mesmo padrão anterior, o aumento da área interditada implicará em impactos de maiores proporções no trânsito em caso de incidentes na via. Além disso, a sobrecarga no trânsito pode acontecer não só na Av. Brasil como também em rotas alternativas de circulação.

PRINCIPAIS ROTAS ALTERNATIVAS
·         Linha Vermelha;
·         Penha/Olaria/Bonsucesso:
o   Av Lobo Júnior, Uranos, Democráticos
o   Teixeira de Castro, Leopoldo Bulhões
·         As rotas próximas às saídas da Linha Amarela poderão ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente:
o   Av. Dom Helder Câmara
o   Corredor da Av. Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio
·         Av. Pastor Martin Luther King Junior


No sentido contrário, Centro / bairros, poderão ser utilizadas as mesmas rotas alternativas (Leopoldo Bulhões, Dom Helder Câmara e Linha Vermelha).

PRINCIPAIS MEDIDAS PARA MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS

·         As faixas seletivas para ônibus na Av. Brasil serão preservadas para garantir a prioridade ao transporte público;
·         Será reforçada a operação especial de trânsito que passará a contar com 65 operadores de tráfego por turno, 45 Painéis de Mensagens Variáveis - PMVs, 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Av. Brasil, na Linha Vermelha e nas rotas alternativas, para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente;
·         Monitoramento, operação e priorização do fluxo de tráfego nas rotas alternativas;
·         Execução de ajustes no viário para aumento da capacidade dos trechos não ocupados pela execução direta da obra, como a retirada dos canteiros divisores entre a pista central e lateral, por exemplo;
·         Implantação de desvios utilizando faixa reversível nos dias úteis das 15h às 21h a fim de priorizar o sentido de maior fluxo (Zona Oeste) no trecho de execução da obra;
·         Reforço da Guarda Municipal na fiscalização das faixas exclusivas na Av. Brasil com apoio do DETRO e Policia Militar.

2.5. Recomendações Importantes
·         O uso do transporte público de alta capacidade, trem, barcas (Niterói e Ilha) e metrô é a melhor opção para os deslocamentos da população.



Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=5290536

9.4.15

CET-Rio BUSCA POR PARCEIROS PARA PATROCINAR O PROJETO "CIRCUITO TRÂNSITO CIDADÃO"






COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO AVISO DE CONVOCAÇÃO

A Companhia de Engenharia de Tráfego - CET-Rio, torna público a busca por parceiros para patrocinar o Projeto “Circuito Trânsito Cidadão”, que será realizado ao longo do corrente ano.
Este tem como objetivo, levar aos jovens de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, a educação para o trânsito através de jogos eletrônicos (“videogames”) inéditos. Esta é uma nova linguagem na comunicação uma vez que se utilizará de uma ferramenta contemporânea e inovadora
na transmissão de conteúdos propostos: os games, ferramentas que chegam a promover índices de absorção de conteúdo na ordem de 92%. Este projeto busca trazer um olhar mais transversal sobre o universo do trânsito e discutir as questões ligadas à segurança pela ótica dos jovens. A CET-Rio busca EMPRESAS que tenham interesse em associar sua imagem às questões da “Educação para o Trânsito”. Os interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Educação para o Trânsito e de Relacionamento com o Cidadão, da CET-Rio, nos dias úteis, através do telefone (21) 2535-6046 de 09:00h às 18:00h ou pelo e-mail: mauro.ferreira@cetrio.rio.rj.gov.br.

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E DE RELACIONAMENTO
COM O CIDADÃO

7.4.15

Jornal do Brasil





O engenheiro de tráfego e o médico clínico


Celso Franco

Existe alguma semelhança? Todas. Para começar, ambos salvam vidas. Ambos necessitam de testes de laboratório para chegar ao diagnóstico, sendo que para o engenheiro é o controle estatístico. Ambos necessitam estar constantemente se atualizando sobre a sua profissão, sob pena de perder o “bonde da história”. Ambos, por diversas vezes precisam adotar remédios amargos para a cura dos males que se lhes apresentam. Ambos correm o risco da falta de recursos para a cura do mal que já diagnosticaram e, não raras vezes, encontram pacientes rebeldes, arredios ao seu tratamento. Ambos enfrentam concorrência dos que preferem a solução pela cirurgia, no caso do engenheiro a solução das obras de arte, como novas vias, viadutos, demolições, etc.
Orgulho-me de ter sempre empregado o procedimento do clínico, fruto do aprendizado europeu, onde não se pode agredir a história das cidades daquele continente. Houve a exceção da destruição sofrida na Segunda Guerra, que permitiu o trabalho conjunto do “clínico”  e do “operador”, principalmente na Alemanha e nas cidades destruídas pela ação de sua aviação e de seu exército.
Reconstruíram-nas já considerando o automóvel que, segundo P.D. Spreiregen, em seu livro “Compêndio de Arquitetura Urbana”, deixou registrado: ”O automóvel origina confusão para forma urbana, porém, pode criar uma nova ordem geral da forma”. E, em outro trecho: “O automóvel é o urbanista das cidades modernas.”
E eu ousaria dizer:  “Haja visto Brasília”.
O grande e imprescindível auxiliar do engenheiro de tráfego, como o exame laboratorial para o médico clínico, é o rigoroso controle estatístico do acidente de trânsito e, aí se confundem as duas profissões.
A nossa CET-Rio, foi-me permitido visitar e ver, possui um excelente controle estatístico dos acidentes na nossa cidade. Pena que não dê conhecimento ao público do que pesquisa e, desta forma não adverte, como propus que o fizessem, através de um sistema que vi na Suíça e cuja rejeição fizeram me afastar de lá.
Na minha feliz gestão no então Estado da Guanabara, em 1969, atingimos o Zenith de uma administração de trânsito, ou seja, dando por definida a circulação urbana e só a modificando em obediência às pesquisas de acidentes, que recebíamos da novíssima seção: Pesquisa e divulgação. Recém criada, fruto da evolução da eficiência da engenharia que o brilhante engenheiro Gerardo Penna Firme realizava. Teve como seu primeiro chefe o não menos brilhante engenheiro Antônio Vilardo, que propiciou, no final daquele ano, a divulgação do “Livro Negro do Trânsito”, onde se registravam todos os acidentes (pontos negros), com uma análise detalhada de suas causas.
Foi graças a esta nova seção que realizamos a “Operação Bambolê” que, como o nome diz, fez o tráfego girar, em sentido único, em torno do túnel do Pasmado, acabando com aquela entrada à esquerda do tráfego oriundo de Copacabana, para assomar a rua da Passagem, que criava um enorme índice de acidentes, com o tráfego de saída daquele túnel. Esta “operação” provocou a ira do comércio da rua da Passagem.
Resistimos, nós e o Governador, aos abaixo-assinados, argumentando que não tínhamos que dar duplo sentido ou sentido único para atender ao comércio. O que tínhamos que fornecer, e o fizeramos, era a criação das áreas de carga descarga e o estacionamento para seus clientes, facilitados pelo novo sentido único de circulação. Está assim até hoje, faz 46 anos.
Toda esta parábola que acabo de tentar demonstrar é fruto de minha revolta em ver, no noticiário, da grande mídia, o trágico acidente rodoviário, com um ônibus, que deixou 51 mortos. Proporção de desastre aéreo.
Não é possível que DNIT, antigo e saudoso DNER, não tenha um controle estatístico dos acidentes na malha rodoviária de sua responsabilidade.  Caso não tenham, meus pêsames. Deveria estar relacionado, eu sinceramente acredito que o tenham, os locais onde mais ocorrem acidentes e, na curva que este ocorreu, eu juro que já deve haver ocorrido muitos outros.
Espero que lá exista aquele aviso ridículo e inútil, sem a complementação das medidas de “traffic calming”, “Curva perigosa”. Pois se é perigosa, a corrijam. 
É como escrevi, fazem mais de quarenta anos aqui no JB, uma série de cinco artigos intitulados: “Acidentes raramente acidentais.”
E o pior é que são mesmo. Houvesse, apesar das deficiências que fazem desta curva um perigo, uma defensa metálica de um metro e meio de altura, montada em pilares de aço, ou do tipo “Box Beam” e não teria havido, apesar do descontrole do motorista, a descida pelo barranco de tamanha profundidade que ocasionou esta carnificina.
Enquanto o Código de Trânsito Brasileiro não responsabilizar e punir as autoridades responsáveis pela segurança de nossas estradas assassinas, continuaremos a lamentar seus mortos,  a mídia a noticiar as tragédias e, “tudo ficará como dantes do quartel de Abrantes”.