14.4.15

BRT TransBrasil: obras avançam a partir desse sábado e novas interdições serão feitas na via





A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, da CET-Rio e da Secretaria Municipal de Obras, informa que a partir de sábado, dia 11/04, às 5h, haverá interdição de 1,6 km da pista central da Avenida Brasil, sentido Zona Oeste, para execução do pavimento de concreto que possibilitará a implantação do sistema de BRT TransBrasil, entre Caju e Bonsucesso. Com a nova interdição, o trecho total em obra passará de 1.650 metros para 3.750 metros e ocupará desde as proximidades da Avenida Paris, em Bonsucesso, até a passarela 3 da Avenida Brasil, na altura do Cemitério do Caju. 

 
    As interdições viárias seguirão padrão anterior: Serão ocupadas duas faixas de circulação na pista central sentido Zona Oeste, e meia faixa no sentido Centro. As faixas exclusivas para ônibus continuarão em funcionamento na Avenida Brasil, da mesma forma, contornando a área ocupada pelo canteiro da obra. Assim, apesar das interferências, continuará sendo priorizado o transporte público. 

    No mesmo período também haverá interrupção do tráfego de veículos próximo ao acesso à Ilha do governador, para obras de drenagem. Serão interditados 500 metros no sentido Centro para reforço do solo, e 300 metros da faixa lateral, logo após a Avenida Brigadeiro Trompowski, sentido Zona Oeste. 

    Em função da ocupação de parte das pistas, será necessário fazer ajustes operacionais nas faixas exclusivas para ônibus, que funcionarão de dois modos distintos, sempre priorizando o sentido de tráfego com maior volume. Em função das interferências causadas pelas obras, a capacidade de escoamento do tráfego estará reduzida em alguns pontos da Avenida Brasil. E especialmente o sentido Zona Oeste deve ser afetado. Apesar de seguir o mesmo padrão anterior, o aumento da área interditada implicará em impactos de maiores proporções no trânsito em caso de incidentes na via. Além disso, a sobrecarga no trânsito pode acontecer não só na Avenida Brasil como também em rotas alternativas de circulação.

    Haverá reforço na operação especial de trânsito que passará a contar com 65 operadores de tráfego por turno, 45 painéis de mensagens variáveis (PMVs), 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Avenida Brasil, na Linha vermelha e nas rotas alternativas para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidentes. A Guarda Municipal também reforçará a fiscalização das faixas exclusivas na Avenida Brasil com apoio do Detro e da Polícia Militar. 

    A seguir, acompanhe os detalhes das próximas interdições na Avenida Brasil.

Os novos trechos serão:

·  500 metros, tendo como referência o trecho entre as passarelas 3 e 4;
·  1.600 metros entre o Canal do Cunha e Bonsucesso, na altura da Av Paris.


FORMA DE OCUPAÇÃO DA VIA

As interdições viárias seguirão padrão anterior. Serão ocupadas duas faixas de circulação na pista central sentido Zona Oeste e meia faixa no sentido Centro.

FAIXAS EXCLUSIVAS PARA ÔNIBUS NA AV. BRASIL

As faixas exclusivas continuarão em funcionamento na Av. Brasil, da mesma forma, contornando a área ocupada pelo canteiro da obra. Assim, apesar das interferências, continuará sendo priorizado o transporte público.

Em função da ocupação de parte das pistas, será necessário fazer ajustes operacionais nas faixas exclusivas para ônibus, que funcionarão de dois modos distintos, sempre priorizando o sentido de tráfego com maior volume:

Dias úteis, das 15 às 21h – prioridade para o sentido Zona Oeste, que nesse momento será o mais impactado pelas obras. A faixa exclusiva para ônibus será desviada por uma faixa reversível que será implantada no trecho da obra.

Nos demais dias e horários – as faixas exclusivas funcionarão nas pistas centrais, ocupando, dentre as faixas disponíveis, aquelas mais à esquerda (sentido do fluxo), sempre contornando a área ocupada pela obra.

OBRAS DE DRENAGEM NA PISTA LATERAL

Junto com as obras do sistema BRT, serão iniciadas obras de drenagem na pista lateral da Av. Brasil, sentido Zona Oeste, logo após a Av. Brigadeiro Trompowsky, na altura do acesso à Ilha do Governador.

Neste ponto a pista lateral será interditada e os veículos deverão acessar à pista central e retornar logo após a passarela 11, onde também estará provisoriamente localizado o ponto de ônibus. Esse trecho específico da obra tem duração prevista de trinta dias.

 IMPACTOS ESPERADOS NO TRÂNSITO

Em função das interferências causadas pelas obras, a capacidade de escoamento do tráfego estará reduzida em alguns pontos da Av. Brasil. E especialmente o sentido Zona Oeste deve ser afetado.
Apesar de seguir o mesmo padrão anterior, o aumento da área interditada implicará em impactos de maiores proporções no trânsito em caso de incidentes na via. Além disso, a sobrecarga no trânsito pode acontecer não só na Av. Brasil como também em rotas alternativas de circulação.

PRINCIPAIS ROTAS ALTERNATIVAS
·         Linha Vermelha;
·         Penha/Olaria/Bonsucesso:
o   Av Lobo Júnior, Uranos, Democráticos
o   Teixeira de Castro, Leopoldo Bulhões
·         As rotas próximas às saídas da Linha Amarela poderão ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente:
o   Av. Dom Helder Câmara
o   Corredor da Av. Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio
·         Av. Pastor Martin Luther King Junior


No sentido contrário, Centro / bairros, poderão ser utilizadas as mesmas rotas alternativas (Leopoldo Bulhões, Dom Helder Câmara e Linha Vermelha).

PRINCIPAIS MEDIDAS PARA MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS

·         As faixas seletivas para ônibus na Av. Brasil serão preservadas para garantir a prioridade ao transporte público;
·         Será reforçada a operação especial de trânsito que passará a contar com 65 operadores de tráfego por turno, 45 Painéis de Mensagens Variáveis - PMVs, 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Av. Brasil, na Linha Vermelha e nas rotas alternativas, para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente;
·         Monitoramento, operação e priorização do fluxo de tráfego nas rotas alternativas;
·         Execução de ajustes no viário para aumento da capacidade dos trechos não ocupados pela execução direta da obra, como a retirada dos canteiros divisores entre a pista central e lateral, por exemplo;
·         Implantação de desvios utilizando faixa reversível nos dias úteis das 15h às 21h a fim de priorizar o sentido de maior fluxo (Zona Oeste) no trecho de execução da obra;
·         Reforço da Guarda Municipal na fiscalização das faixas exclusivas na Av. Brasil com apoio do DETRO e Policia Militar.

2.5. Recomendações Importantes
·         O uso do transporte público de alta capacidade, trem, barcas (Niterói e Ilha) e metrô é a melhor opção para os deslocamentos da população.



Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=5290536

Um comentário:

assistência 24 horas moto disse...

Um estudo mostrou que o transito no Rio de Janeiro é o pior, em seguida, o transito em São Paulo.
Como os números de veículos está crescendo no Brasil, Rio e São Paulo, a situação só pode piorar.


https://www.facebook.com/automovelclubebrasileiro