As intervenções foram realizadas por meio do Programa A Caminho da Escola 2.0, uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Subprefeitura de Bangu. Os objetivos principais são organizar o trânsito na região das escolas para aumentar a segurança das crianças ao percorrerem o trajeto casa-escola-casa. As instituições de ensino beneficiadas foram a E.M. Waldir Azevedo Franco, localizada na Rua dos Estampadores, 985; a E.M. Célia Martins Menna Barreto e o EDI Prof. Tânia Maria Larrubia Gomes, localizados na Rua Mongólia, S/N; e a E.M. Milton Campos, Rua dos Banguenses, S/N. Como agradecimento às instituições, pela adesão ao Programa, as direções receberam certificado de participação entregue pelas equipes que atuaram nas realizações.
As intervenções urbanísticas realizadas na região foram:
Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30 km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade;
>Implantação e reforço de sinalização de área escolar:
Alerta os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola;
>Extensão da calçada (áreas verdes):
Amplia o espaço para pedestres e proporciona mais conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos;
>Redução do raio de curvatura nas interseções:
Reduz a velocidade de conversão dos veículos e proporciona mais segurança aos pedestres;
>Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:
Proporciona mais segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias;
>Redução da distância das travessias:
Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento, além de aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores;
>Reforço da sinalização horizontal existente:
Torna o espaço mais legível;
>Instalação de balizadores e tachões:
Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona mais segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados;
>Instalação de sinalização vertical:
Transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilitando comportamentos adequados, com aumento da segurança no trânsito;
>Ordenamento do estacionamento:
Foi realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres;
>Implantação de vagas de embarque/desembarque:
Facilita a entrada e saída das crianças da escola;
>Implantação de vaga para pessoas com deficiência:
Facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência.
>Implantação e reforço de sinalização de área escolar:
Alerta os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola;
>Extensão da calçada (áreas verdes):
Amplia o espaço para pedestres e proporciona mais conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos;
>Redução do raio de curvatura nas interseções:
Reduz a velocidade de conversão dos veículos e proporciona mais segurança aos pedestres;
>Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:
Proporciona mais segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias;
>Redução da distância das travessias:
Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento, além de aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores;
>Reforço da sinalização horizontal existente:
Torna o espaço mais legível;
>Instalação de balizadores e tachões:
Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona mais segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados;
>Instalação de sinalização vertical:
Transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilitando comportamentos adequados, com aumento da segurança no trânsito;
>Ordenamento do estacionamento:
Foi realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres;
>Implantação de vagas de embarque/desembarque:
Facilita a entrada e saída das crianças da escola;
>Implantação de vaga para pessoas com deficiência:
Facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência.
Dentre as ações do A Caminho da Escola 2.0, atividades educativas são realizadas com os alunos, além de oficina com professores para possibilitar a colaboração da escola com os órgãos da Prefeitura envolvidos no Programa. O diálogo com a comunidade escolar e a construção do mapa de risco da região conduzida pelas crianças, com o auxílio dos docentes, são de suma importância para elaborar o projeto das intervenções urbanísticas, considerando a realidade do trânsito no entorno das instituições de ensino. Em seguida, a execução foi conduzida por profissionais de áreas diversas da Prefeitura, beneficiando não só os frequentadores das escolas, mas a população que circula no local.
*Texto:
Clécia Oliveira
*Fotos:
Roberto Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário