30.11.23

CET-Rio e Subprefeitura da Zona Norte Inauguraram Intervenções Urbanísticas em Área Escolar de Engenho de Dentro

As intervenções têm como objetivo organizar o trânsito e ampliar a segurança, especialmente dos pedestres, nas vias. As mudanças foram realizadas no entorno da E.M. Maria Izabel Bivar, contribuindo também para o deslocamento mais seguro e confortável das crianças no trajeto casa-escola-casa.

As equipes que atuaram no projeto urbanístico estiveram na instituição de ensino, que aderiu ao Programa A Caminho da Escola 2.0, promovido pela CET-Rio, SME e subprefeituras, que, além das mudanças no trânsito, desenvolve ações educativas.

Os alunos puderam conversar com os profissionais da Prefeitura sobre o impacto das intervenções e outras questões sobre trânsito. As crianças também participaram de dinâmica com perguntas e respostas, com distribuição de brindes e materiais educativos.

A escola recebeu certificado de participação no Programa e, por meio dos alunos, entregou às equipes da Prefeitura um caderno com cartinhas de agradecimento pelas intervenções urbanísticas.

Dentre as principais modificações nas vias, foi criada a Zona 30 para limitar a velocidade, houve implantação e reforço da sinalização com placas e pinturas nas vias, extensão de calçadas para os pedestres (áreas verdes), redução do raio de curvatura nas interseções, novas faixas de pedestres, instalação de balizadores, tachões e segregadores, e ordenamento de estacionamento.




* Textos e fotos: 
Clécia Oliveira


Nenhum comentário: