10.7.23

Escola Municipal Mem de Sá Recebe Intervenções Urbanísticas do Programa a Caminho da Escola 2.0

 

 

A E.M. Mem de Sá, localizada na rua Campos da Paz, 218, em Rio Comprido, aderiu ao Programa A Caminho da Escola 2.0, que é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a subprefeitura local. A entrega foi realizada, hoje (10/07) pelo Secretário Municipal de Educação Renan Ferreirinha e pelo Presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis. 


Durante atividades educativas com as crianças e oficina com professores, a comunidade escolar teve a oportunidade de conversar sobre os problemas no trânsito, nas proximidades da escola. Além do diálogo com as equipes do Programa, os alunos construíram mapa de risco com o apoio dos professores, sendo importantes colaborações para elaborar o projeto das intervenções urbanísticas aplicadas no entorno da instituição.  

A execução foi conduzida por profissionais da Prefeitura, que realizaram modificações nas vias para melhorar a organização e a segurança no trânsito na região, beneficiando os alunos no trajeto casa-escola-casa e demais pessoas que transitam pelo local. 



No entorno da E.M. Mem de Sá, o projeto incluiu:

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola para limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h e criar elementos que induzem a redução de velocidade;

2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar, que alerta os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola;

3. Extensão da calçada (áreas verdes), que amplia o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos;

4. Redução do raio de curvatura nas interseções para reduzir a velocidade de conversão dos veículos e proporcionar mais segurança aos pedestres;

5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre para maior segurança e visibilidade destes nas travessias;

6. Redução da distância das travessias para reduzir o tempo de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores;

7. Reforço da sinalização horizontal existente para tornar o espaço mais legível;

8. Instalação de balizadores e tachões, que protegem as extensões de calçada (áreas verdes), proporcionam mais segurança aos pedestres e impedem o uso irregular dos espaços criados;

9. Instalação de sinalização vertical que transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições do uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilitando comportamentos adequados e mais segurança no trânsito;

10. Ordenamento do estacionamento ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres;

11. Implantação de vagas de embarque/desembarque, que facilitam a entrada e saída das crianças da escola;

12. Manutenção semafórica para rever toda a sinalização existente e identificar a necessidade de reparos ou troca de equipamentos; e

13. Extensão do trecho de mão dupla na rua Itapiru (até a altura da rua Caetano Martins) para reduzir o fluxo de veículos que transitam em frente à escola e melhorar a segurança das crianças ao acessá-la. 

O Programa A Caminho da Escola 2.0 tem ampla ação, que se inicia com atividades de educação para o trânsito, que atingem toda a comunidade escolar, especialmente as crianças, que são informadas de forma lúdica e estimuladas a exercer seus papéis de cidadãs, além de poderem colaborar com a multiplicação das boas práticas que se iniciam com o auxílio na construção do projeto e, depois, quando o veem aplicado nas ruas. O Programa também conscientiza sobre a maneira correta de se comportar no trânsito e incentiva o uso de transportes mais sustentáveis, benéficos à saúde e ao meio ambiente. 



*Texto e Fotos: 
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio


5.6.23

CET-Rio Entrega Intervenções Urbanísticas Promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0 Realizadas no Espaço de Desenvolvimento Infantil Profa Marly dos Santos Oliveira

 

As intervenções urbanísticas no entorno do EDI Profa Marly dos Santos de Oliveira, em Cosmos, forma oficialmente entregues hoje, 5/06. Foram realizadas por equipes da Prefeitura como parte das ações promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0, que é uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras.


Equipes multidisciplinares de profissionais que atuam no Programa visitaram a escola para realizar ações de educação para o trânsito e, com o apoio dos alunos e professores, construíram o projeto de intervenções urbanísticas, com base na realidade do tráfego no entorno da instituição. Após os alunos colaborarem com a construção do mapa de risco da região e aprovarem o projeto, as modificações nas vias foram realizadas para melhorar a organização e a segurança no trânsito, nas proximidades da escola.

O entorno do EDI Profa Marly dos Santos Oliveira passou pelas seguintes modificações:

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola: além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade;

2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar: para alertar os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola;

3. Extensão da calçada (áreas verdes): para ampliar o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos;

4. Redução do raio de curvatura nas interseções: para reduzir a velocidade de conversão dos veículos para proporcionar maior segurança aos pedestres;  

5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre: para proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias;

6. Redução da distância das travessias: para reduzir o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores;

7. Reforço da sinalização horizontal existente: para tornar o espaço mais legível;

8. Instalação de balizadores e tachões: para proteger as extensões de calçada (áreas verdes), oferecer maior segurança aos pedestres e impedir o uso irregular destes espaços;

9. Instalação de sinalização vertical: para transmitir aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordenar os fluxos de tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no trânsito;

10. Ordenamento do estacionamento: é realizado ao longo das ruas que dão acesso à escola para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres;

11. Implantação de vagas de embarque/desembarque: para facilitar a entrada e a saída das crianças da escola;

12. Implantação de vaga para pessoas com deficiência: para facilitar o embarque e o desembarque de alunos com deficiência;

13. Criação de ciclofaixas: para oferecer maior segurança aos ciclistas e incentivar o uso de modos ativos como meio de transporte; e

14. Implantação de rotatória: para ordenar os diversos fluxos na via Caminho de Tutoia. 



A direção da escola recebeu certificado de participação no Programa A Caminho da Escola 2.0 e os alunos receberam materiais de educação para o trânsito e tiveram mais uma oportunidade de conversar sobre as mudanças e regras de trânsito por meio da apresentação de peça teatral educativa e interativa. 


A diretora da instituição de ensino, Flávia Lessa, enfatizou que “a participação dos alunos foi de grande valia para que o projeto desse certo e a escola, agora, está linda, o entorno está muito bonito e os pais também têm reconhecido isto e também respeitado a sinalização, respeitado os espaços dos carros e das crianças”. E finaliza: “foi uma experiência muito bacana e espero que se repita em outras unidades também”. 

O subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, ouviu das crianças que elas gostaram das intervenções. Em seguida, comentou: “agora, temos que pedir para os amigos, os pais, pra gente cuidar de tudo que foi feito, não deixar quebrar nada, cuidar da pintura, pedir para atravessar só no lugar certo, tomar cuidado com os carros, com as bicicletas...”. E finalizou: “aí a gente consegue vir para a escola e voltar em segurança. 


O conjunto de ações promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0 enfatizou as regras a serem obedecidas por todos que circulam nas vias, contribuindo para o exercício da cidadania, além de incentivar o uso de meio de transporte sustentável, como os coletivos públicos, bicicleta e a locomoção a pé em prol da saúde e do meio ambiente. Os princípios norteadores do Programa consistem em convidar a comunidade escolar a pensar a cidade em parceria com o poder público, promover a criação de um espaço público de boas práticas, além do sentimento de pertencimento da comunidade escolar ao meio onde vive para que os alunos se tornem multiplicadores dessas boas práticas.


*Texto e Fotos:
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio

25.5.23

CET-Rio Participa de Ação do Maio Amarelo no Parque Olímpico

 

Hoje, 25/05 (quinta), após às 10h, o Parque Olímpico recebeu várias atividades e simulação de resgate como ação do Maio Amarelo, com a participação da CET-Rio e de outros órgãos públicos e privados.

Os motociclistas foram o foco principal por serem as principais vítimas de acidentes no trânsito. Mas, também, alunos de escolas pública e particular assistiram à peça teatral educativa do Programa A Caminho da Escola 2.0/CET-Rio e participaram de conversa com a equipe da Lei Seca sobre a importância de prevenir acidentes.

Os motociclistas receberam materiais de educação para o trânsito e itens de segurança, essenciais no uso diário, como coletes retrorrefletivos e antenas de proteção contra linha de pipa; participaram do Circuito de Cones, usando óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante, além de Dinâmica do Ponto Cego, que convida o participante a se sentar na direção do motorista de ônibus para verificar a partir de que ponto, na lateral do veículo, ele se torna invisível.

Para finalizar, o Corpo de Bombeiros realizou simulação de resgate de duas vítimas de acidente de carro, com helicóptero e ambulância.


A ação de hoje é integrada à ação da última terça (23/05), que ocorreu na Praça da Apoteose, com o mesmo objetivo. Além da CET-Rio, participam da iniciativa os órgãos públicos: SMTR, SME, SMEL, Riotur, COR, Detran, CBMERJ, Lei Seca e Into, além da Rio Ônibus, a concessionária Ecopontes e o Sest Senat.


Texto e Fotos
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio

23.5.23

Ações do Maio Amarelo Atendem Motociclistas e Estudantes na Praça da Apoteose

 


Hoje (23/05), a CET-Rio, junto a outros órgãos da Prefeitura e do Estado, realizou ação da Campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre os altos números de mortos e feridos no trânsito. As ações educativas se voltaram, especialmente, para os motociclistas, que são as principais vítimas. No entanto, também atendeu alunos da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), de instituição de ensino localizada no Sambódromo.

 



As atividades aconteceram pela manhã, das 10h às 13h, na Praça da Apoteose, com distribuição de itens de segurança, como coletes retrorrefletivos e antenas de proteção contra linha de pipa, essenciais no uso diário, e materiais educativos. Os presentes percorreram o Circuito de Cones, ao utilizarem óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante; participaram da Dinâmica sobre Ponto Cego, ação que convida o motociclista a se sentar na direção do motorista de ônibus para observar a partir de que ponto, na lateral do veículo, ele se torna invisível. 



Também houve vacinação contra Covid 19 e gripe influenza, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). 

Na próxima quinta (25/05), as mesmas ações vão ocorrer, das 10h às 13h, no Parque Olímpico (Barra da Tijuca), acrescidas de duas novidades: apresentação teatral educativa para alunos de escolas públicas e particulares, realizada pelo Programa A Caminho da Escola 2.0 (CET-Rio) e simulação de resgate com de vítima de acidente, realizada pelo Corpo de Bombeiros. 

Além da CET-Rio, o conjunto de ações conta com parceria dos órgãos públicos: SMTR, SME, SMEL, SMS, Riotur, COR, Detran, CBMERJ, Lei Seca e Into, além da Rio Ônibus.


Texto e fotos:
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio

22.5.23

CET-Rio e Outros Órgãos Públicos Preparam Ação do Maio Amarelo na Praça da Apoteose Nesta Terça

 

Amanhã, 23/05 (terça), ações educativas serão realizadas, na Praça da Apoteose, das 10h às 13h, por órgãos da Prefeitura: CET-Rio, SMTR, SME, SMEL, Riotur e COR; e órgãos do Estado: Detran, CBMERJ e Lei Seca; além da Rio Ônibus e Into. As ações serão voltadas, especialmente, para os motociclistas, que são as principais vítimas de acidentes no trânsito. A Campanha faz parte das atividades realizadas, ao longo do mês, relacionadas ao Maio Amarelo.

Haverá distribuição de itens de segurança, essenciais no uso diário do trânsito, para motociclistas, como coletes retrorrefletivos e antenas de proteção contra linha de pipa; Circuito de Cones, em que os motociclistas são convidados a usar óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante; Dinâmica sobre Ponto Cego, ação em que o motociclista é convidado a sentar na direção do motorista de ônibus para verificar a partir de que ponto, na lateral do veículo, ele se torna invisível; distribuição de materiais de educação para o trânsito; e vacinação contra Covid 19 e gripe influenza, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).


Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio

11.5.23

CET-Rio e Outros Órgãos da Prefeitura Participam do Evento Bike to Work em Parceria com o Consulado dos EUA Durante a Campanha Maio Amarelo

 

O “Bike to Work” – pedalada para a conscientização do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável vai simular o trajeto até o trabalho, por ciclovias da Orla da Cidade, no dia 19 de maio (sexta), a partir de 7h, com saída da Praça Garota de Ipanema, no Arpoador, e chegada ao Museu de Arte Moderna (MAM). A volta será às 17h, partindo do MAM, com retorno ao Arpoador

Além do Consulado Geral dos Estados Unidos, órgãos da Prefeitura do Rio participam da iniciativa, como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e Relacionamento com o Cidadão, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a Secretaria do Meio Ambiente e Clima (SMAC), a Coordenadoria de relações Internacionais e entidades da sociedade civil.

O evento conta como o apoio da TemBici para o empréstimo de algumas bicicletas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/vK1ptP62XeFmn8ZU7 .





9.5.23

CET-Rio Participa do Movimento Maio Amarelo – 2023

 

No trânsito, escolha a vida

 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) do município do Rio de Janeiro participa todos os anos do Movimento Maio Amarelo, criado com o intuito de chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortos e feridos no trânsito e propor uma mudança de atitude para transformar esta realidade. Em 2023, a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) definiu como temática para as campanhas educativas a vulnerabilidade e a fragilidade da vida no trânsito com o TEMA: No trânsito, escolha a vida.

 

A CET-Rio deu início à campanha deste ano com postagens nas mídias sociais e mídia busdoor desde 02/05. Além de peças publicitárias no Instagram, há divulgação do Maio Amarelo em diversas linhas de ônibus por toda a cidade. As mensagens vão continuar a ser postadas ao longo do mês de maio para chamar a atenção para a importância do comportamento seguro no trânsito, sempre com o tema de 2023: No trânsito, escolha a vida.

 

Outra iniciativa é a iluminação de monumentos da cidade em amarelo (Câmara dos Vereadores e Monumento Estácio de Sá), desde o dia 02/05, realizada em parceria com a Rio Luz.

*Em breve, serão divulgadas outras ações que vão ocorrer neste mês.


Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio

28.3.23

CET-RIO, SME e Subprefeitura da Ilha Entregam mais uma Intervenção Urbanística do Programa A Caminho da Escola 2.0

Na sexta, 24/03, a CET-RIO, em parceria com a Secretária Municipal de Educação e a Subprefeitura da Ilha do Governador, entregou as intervenções urbanísticas realizadas no entorno da Escola Municipal Maestro Francisco Braga, que recebeu o Programa A Caminho da Escola 2.0.

Foram realizadas diversas modificações nas vias, como:
1. Redução do raio de curvatura nas interseções para reduzir a velocidade de conversão dos veículos, aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores e diminuir a distância de travessia dos pedestres e sua exposição ao risco de atropelamento;
2. Extensão da calçada para maior segurança e conforto nos deslocamentos de pedestres e no embarque e desembarque de alunos, com redução do espaço do carro e da velocidade;
3. Redução da largura das travessias a fim de diminuir o tempo de exposição dos pedestres;
4. Implantação de faixas de travessia de pedestres nas interseções para mais segurança e conforto nas travessias;
5. Criação de zona 30 nas ruas locais do entorno da escola e alerta de área escolar para prever a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h e informar os condutores acerca das condições particulares de operação da via;
6. Revitalização de ciclorrota para oferecer maior segurança aos ciclistas e incentivar o uso de modos ativos de transporte;
7. Instalação de balizadores e tachões para proteger as áreas verdes e proporcionar mais segurança e conforto aos pedestres e impedir o uso irregular dos espaços criados para ele como estacionamento de veículos motorizados;
8. Instalação de sinalização vertical (placas) informando aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias oferecendo informações para adotarem comportamentos adequados com o objetivo de aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via;
9. Ordenamento do estacionamento e/ou parada ao longo das ruas que dão acesso às escolas; e 10. Implantação de mão única na lateral da escola, em frente à praça Elis Regina, para mais segurança e conforto na travessia dos pedestres.

A rua Haroldo Lobo que, anteriormente, seguia direção em sentido duplo, passou a ter direção em sentido único, da Av. Carlos Meziano à Praça Elis Regina. Às quintas-feiras, o trecho ocupado pela feira livre, entre a rua Haroldo Lobo e a Praça Elis Regina, permanecerá interditado à circulação de veículos. A Implantação de mão única foi uma solicitação dos alunos para melhorar a segurança e o conforto na travessia.
Dentre os benefícios, o trânsito na região ficou mais organizado e seguro no trajeto casa-escola-casa e as crianças passaram a ter mais informações e consciência de como todos devem se comportar nas vias.

No evento de inauguração, a direção da Escola recebeu o certificado de participação no Programa, as crianças assistiram à peça educativa e receberam materiais de educação para o trânsito.


*Textos e Fotos
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio

9.3.23

Prefeitura do Rio lança Plano de Expansão Cicloviária

 

 

Hoje, 9/03, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Plano de Expansão Cicloviária - CicloRio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio. O evento aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo. A proposta consiste na revisão da Rede de Mobilidade por Bicicleta (RMB), em acordo com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Rio de Janeiro (PMUS-Rio) e visa estimular o uso da bicicleta como modo de transporte. O Plano também facilita a interligação de toda a cidade e a conexão com os centros dos bairros, além do acesso a grandes equipamentos urbanos e à rede de transportes de média e alta capacidade. 


A Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, afirmou que foi feita avaliação do estado das ciclovias já existentes e que houve diálogo, em oficinas, com a população, incluindo entregadores que trabalham utilizando bicicletas. Também foi realizada pesquisa virtual, via plataforma Participa.Rio, que contabilizou a participação de 2.782 pessoas. Segundo a secretária, foi possível mapear as ciclovias que estão em bom estado e as que não estão para elaborar um planejamento, a longo prazo (próximos 10 anos), para a rede cicloviária ideal para a cidade e definir quais são as prioridades. “Serão 400 conexões a mais e 1000 km de ciclovias para serem implantadas nos próximos anos”, disse Maína Celidonio. 

O Presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, falou que “no ano passado, foram executadas ações já considerando as primeiras definições do Plano”.  E “a meta estratégica é, no ano que vem, ter 100% das estações de transporte conectadas”. Diz também que, em 2022, foram acrescentados 30 km da Rede Cicloviária e, principalmente, fazendo conexão com 55 estações. A ideia do Plano Estratégico é permitir conexão das rotas cicloviárias com as estações de transporte, melhorando as condições de mobilidade. Neste ano ainda, a previsão é conectar 64 estações e, em 2024, fechar a Rede. Dinis ressaltou que a bicicleta pode não ser único meio de transporte, mas pode servir para uma parte da viagem. 

O Prefeito Eduardo Paes assinou decreto que consolida o Plano de Expansão Cicloviária - CicloRio. E ressaltou que é importante revisitar as ciclofaixas e ciclovias já existentes. Informou que haverá, por exemplo, bicicletários em estações do BRT. Comentou ainda que, em seu mandato, trouxe de volta o contrato de manutenção de ciclovias, por meio da Secretaria de Conservação.

A elaboração do plano contou com a colaboração das seguintes instituições parceiras: Bike na Pista, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento - ITDP Brasil, Transporte Ativo e Tembici.


Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio
*Imagens:
CET-Rio