Hoje
(23/05), a CET-Rio, junto a outros órgãos da Prefeitura e do Estado, realizou
ação da Campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo alertar e conscientizar a
população sobre os altos números de mortos e feridos no trânsito. As ações
educativas se voltaram, especialmente, para os motociclistas, que são as
principais vítimas. No entanto, também atendeu alunos da modalidade Educação
para Jovens e Adultos (EJA), de instituição de ensino localizada no Sambódromo.
As atividades aconteceram pela manhã, das 10h às 13h, na Praça da Apoteose, com distribuição de itens de segurança, como coletes retrorrefletivos e antenas de proteção contra linha de pipa, essenciais no uso diário, e materiais educativos. Os presentes percorreram o Circuito de Cones, ao utilizarem óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante; participaram da Dinâmica sobre Ponto Cego, ação que convida o motociclista a se sentar na direção do motorista de ônibus para observar a partir de que ponto, na lateral do veículo, ele se torna invisível.
Também houve vacinação contra Covid 19 e gripe influenza, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).
Na próxima quinta (25/05), as mesmas ações vão ocorrer, das 10h às 13h, no Parque Olímpico (Barra da Tijuca), acrescidas de duas novidades: apresentação teatral educativa para alunos de escolas públicas e particulares, realizada pelo Programa A Caminho da Escola 2.0 (CET-Rio) e simulação de resgate com de vítima de acidente, realizada pelo Corpo de Bombeiros.
Além
da CET-Rio, o conjunto de ações conta com parceria dos órgãos públicos: SMTR,
SME, SMEL, SMS, Riotur, COR, Detran, CBMERJ, Lei Seca e Into, além da Rio
Ônibus.
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário