O Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras, promoveu a execução de intervenções urbanísticas no entorno da E.M. Rainha Fabíola, localizada na Rua Raul Azevedo, 442, e da E.M. Jorge Jabour, que fica ao lado, no bairro Jabour (Grande Bangu). Após ações educativas, anteriormente realizadas nas instituições, as mudanças nas vias foram implantadas para melhorar a organização e a segurança do trânsito, beneficiando os que circulam na região, especialmente as crianças, durante o trajeto casa-escola-casa.
No início da implementação do Programa, houve ações nas escolas, como apresentação de peça de teatro educativa, oficinas com professores e atividades lúdicas com os alunos para trabalhar conceitos, regras e comportamentos no trânsito. A comunidade escolar participou da construção do projeto das intervenções (de urbanismo tático) ao informar os riscos e as dificuldades para transitar nas vias. As crianças, com a colaboração dos professores, confeccionaram mapa de risco, que apontou problemas e possíveis soluções para melhorar o trânsito.
Técnicos da Prefeitura realizaram vistorias e analisaram todas as informações para elaborar o projeto final. As seguintes intervenções urbanísticas foram realizadas:
- Implantação e reforço de sinalização de área escolar para alertar os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.
- Extensão de calçada (áreas verdes) para ampliar o espaço para pedestres, proporcionar maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.
- Redução do raio de curvatura nas interseções para reduzir a velocidade de conversão dos veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres.
- Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre para proporcionar mais segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.
- Redução da distância das travessias para reduzir o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e para aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores.
- Reforço da sinalização horizontal para tornar o espaço mais legível.
- Instalação de balizadores e tachões para proteger as extensões de calçada (áreas verdes), proporcionar mais segurança aos pedestres e impedir o uso irregular dos espaços criados.
- Instalação de sinalização vertical para transmitir aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordenar os fluxos de tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no trânsito.
- Ordenamento do estacionamento ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.
- Implantação de vagas de embarque/desembarque, que facilitam a entrada e saída das crianças da escola.
- Implantação de vaga para pessoas com deficiências para facilitar o embarque e o desembarque destes alunos.
Entrega de certificados:
E.M. Rainha Fabíola
Nenhum comentário:
Postar um comentário