Além das ações presenciais, em suas redes sociais, a CET-Rio também manteve a campanha do Maio Amarelo 2024 com mensagens educativas sobre o trânsito e segurança viária.
Clécia Oliveira
Artes
Roberto Silva
Além das ações presenciais, em suas redes sociais, a CET-Rio também manteve a campanha do Maio Amarelo 2024 com mensagens educativas sobre o trânsito e segurança viária.
As intervenções urbanísticas realizadas no entorno da Escola Municipal Edmundo Bittencourt (GEO), em São Cristóvão, foram entregues nesta quarta (29/05). É uma realização do Programa A Caminho da Escola 2.0, organizado pela CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras.
No entorno da instituição de ensino foram realizados os seguintes benefícios:
Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade.
Alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.
Amplia o espaço para os pedestres, proporciona maior conforto e segurança nos deslocamentos, no embarque e no desembarque dos alunos.
Proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.
Torna o espaço mais legível.
Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.
Transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilita comportamentos adequados e aumenta a segurança no trânsito.
Realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.
Reduz o fluxo de veículos transitando em frente à escola e melhora a segurança das crianças no acesso à mesma.
Permite a redução de velocidade dos veículos e amplia a segurança dos alunos.
A Escola recebeu as equipes da CET-Rio, da Secretaria Municipal de Educação e da Subprefeitura com grande festa, apresentações das crianças, exposição e bate-papo sobre os resultados das mudanças no entorno da instituição. Durante o evento, foi enfatizada a campanha Maio Amarelo, de ações educativas para prevenção de acidentes de trânsito. A coordenação do A Caminho da Escola 2.0 também entregou, à direção, certificado de participação no Programa.
Na manhã de hoje (28/05), educadores para a mobilidade da CET-Rio estiveram ao lado de equipes do Detran RJ e da Lei Seca para realizar blitz educativa na Praia do Flamengo, sentido Centro. O evento foi uma oportunidade para conversar com a população sobre prevenção de acidentes e distribuir material educativo.
A ação também faz parte das atividades que estão sendo realizadas neste mês pela Campanha Maio Amarelo 2024, de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.
👉 “Paz no Trânsito Começa por Você”😀
Por solicitação da CET-Rio à Rioluz, o Monumento a Estácio de Sá, localizado no Aterro do Flamengo, e os Arcos da Lapa (Centro) foram iluminados na cor amarela como apoio ao Movimento Maio Amarelo 2024.
Ao longo deste mês, outras solicitações também foram atendidas e vimos o amarelo em instituições como a Câmara dos Vereadores (Cinelândia/Centro), a Roda Gigante Yup Star (Santo Cristo/Porto Maravilha) e os prédios do INTO (Caju) e do Detran RJ (Centro).
Nesta sexta (24/05)
aconteceu o Fórum Maio Amarelo 2024, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
(INTO), com a participação de convidados e representantes dos órgãos
organizadores das ações do Maio Amarelo 2024, como INTO, Detran RJ, Lei Seca,
Prefeitura do Rio (CET-Rio, SMS, SME), Rio ônibus; e das seguintes instituições:
Departamento de análise epidemiológica e vigilância de doenças não
transmissíveis (DAENT)/Ministério da Saúde, Corpo de Bombeiros e Instituto de
Segurança Pública (ISP).
A programação foi dividida em painéis com os temas “Violência no trânsito como questão de saúde pública e a importância de dados unificados” e “A contribuição das instituições para a viabilização de um trânsito mais seguro”. Foi uma oportunidade de conhecer os trabalhos que vêm sendo realizados, pelas instituições públicas e privadas, para prevenir acidentes e ampliar a segurança viária, além de ressaltar os desafios, como a disponibilização e eficiência de dados sobre trânsito, que podem nortear políticas públicas e ações mais assertivas. Os órgãos da Prefeitura, por exemplo, apresentaram o que tem sido feito em relação a obras nas vias, intervenções urbanísticas, medidas para melhorar o transporte público, além de ações e campanhas educativas realizadas com crianças e adultos.
Hoje (23/05), a CET-Rio, junto a órgãos públicos e privados, realizou ação educativa (do Maio Amarelo 2024), nos arredores do estádio Nilton Santos, em Engenho de Dentro. As atividades contemplaram, principalmente motociclistas, que receberam material educativo, coletes refletivos (CET-Rio) e antena corta-pipa (Detran RJ). Eles também participaram de dinâmicas que simulavam situações que ocorrem no trânsito:
-Circuito de Cones (Detran RJ) com uso de óculos para mostrar os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante; e
-Dinâmica do Ponto Cego (Rio ônibus) para mostrar a dificuldade que o motorista tem de enxergar determinados pontos no retrovisor, especialmente na lateral do veículo.
A
ação também possibilitou que os motociclistas recebessem orientações da equipe
de educação da CET-Rio, dialogassem com a equipe da Lei Seca sobre prevenção de
acidentes e com a equipe do INTO sobre o impacto dos acidentes na saúde e a
importância da doação de sangue e de tecido musculoesquelético.
Também estiveram presentes equipes da CEDAE, que distribuíram água e mudas de plantas, e do 1746, que recebeu solicitações do público, que serão encaminhadas aos órgãos da Prefeitura.
Ao longo deste mês de maio, o grupo formado pela CET-Rio, SME, SMAC, SMS, Detran RJ; Educação Lei Seca, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Rio Ônibus e Instituto Pretos Novos (IPN) está realizando diversas ações educativas pela Campanha do Maio Amarelo 2024, com foco na conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.
O Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras, promoveu a execução de intervenções urbanísticas no entorno da E.M. Rainha Fabíola, localizada na Rua Raul Azevedo, 442, e da E.M. Jorge Jabour, que fica ao lado, no bairro Jabour (Grande Bangu). Após ações educativas, anteriormente realizadas nas instituições, as mudanças nas vias foram implantadas para melhorar a organização e a segurança do trânsito, beneficiando os que circulam na região, especialmente as crianças, durante o trajeto casa-escola-casa.
No início da implementação do Programa, houve ações nas escolas, como apresentação de peça de teatro educativa, oficinas com professores e atividades lúdicas com os alunos para trabalhar conceitos, regras e comportamentos no trânsito. A comunidade escolar participou da construção do projeto das intervenções (de urbanismo tático) ao informar os riscos e as dificuldades para transitar nas vias. As crianças, com a colaboração dos professores, confeccionaram mapa de risco, que apontou problemas e possíveis soluções para melhorar o trânsito.
Técnicos da Prefeitura realizaram vistorias e analisaram todas as informações para elaborar o projeto final. As seguintes intervenções urbanísticas foram realizadas:
>Na E.M. Venezuela, foram realizadas as seguintes intervenções nas vias:
- Implantação e
reforço de sinalização de área escolar;
Alerta aos condutores
de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.
- Extensão de calçada
(áreas verdes) – exclusiva de circulação de pedestres:
Amplia o espaço para
os pedestres, proporciona mais conforto e segurança nos deslocamentos e no
embarque e desembarque de alunos.
- Redução do raio de
curvatura nas interseções:
Reduz a velocidade de
conversão dos veículos e proporciona mais segurança aos pedestres.
- Implantação,
reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:
Proporciona maior
segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.
- Redução da
distância das travessias:
Reduz o tempo de
travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a
visibilidade entre pedestres e condutores.
- Reforço da
sinalização horizontal existente:
Torna o espaço mais
legível.
- Instalação de
tachões:
Protege as extensões
de calçada (áreas verdes), proporciona mais segurança aos pedestres e impede o
uso irregular dos espaços criados.
- Instalação de
sinalização vertical (Placas):
Transmite aos
usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias,
ordena os fluxos de tráfego, possibilita comportamentos adequados e aumenta a
segurança no trânsito.
- Ordenamento do
estacionamento:
Ao longo das ruas que
dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e
pedestres.
O
Programa A Caminho da Escola 2.0 tem como foco: informar, minimizar problemas
do trânsito nas regiões escolares, estimular os meios de transporte
sustentáveis e harmonizar o convívio entre pedestres, ciclistas e condutores de
veículos motorizados.
A Caminhada Cultural, ação integrada à Campanha Maio Amarelo 2024, de prevenção de acidentes de trânsito, foi realizada na terça (14/05), na região da Pequena África, com crianças da E.M George Summer (Riachuelo). Além do mergulho na história e cultura do local, o passeio ressaltou a caminhada como meio para explorar a cidade.
As crianças receberam camiseta da campanha e materiais educativos sobre trânsito, que também foram entregues às pessoas que passavam pela região.
O IPN
- Instituto Pretos Novos colaborou com a construção da programação e cedeu seus
guias, fortalecendo esta ação conjunta que contou com a CET-Rio e seus
educadores para a mobilidade, que distribuíram material educativo; com a
Secretaria Municipal de Saúde, que aplicou vacinas da gripe; com o Detran, com
a distribuição de informativos e realização de atividades; com a CEDAE, que
distribuiu água e mudas de vários tipos de plantas; com a Educação Lei Seca, que
contribuiu com informações e materiais educativos; além da Rio Ônibus, que ofertou
transporte para as crianças.
E.M. Tóquio
O objetivo das implantações é organizar o trânsito e ampliar a segurança viária na região, especialmente para as crianças, no trajeto casa-escola-casa. Antes de serem realizadas, ocorreram ações educativas nas escolas e participação ativa da comunidade escolar no apontamento dos problemas e indicação de soluções.
No entorno das escolas Tóquio e Ministro Alcides Carneiro, as intervenções foram as seguintes:
- Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola:
Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade.
- Implantação e reforço de sinalização de área escolar:
Alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.
- Extensão de calçada (áreas verdes) – exclusiva de circulação de pedestres:
Amplia o espaço para os pedestres, proporciona mais conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.
- Redução do raio de curvatura nas interseções:
Reduz a velocidade de conversão dos veículos e proporciona mais segurança aos pedestres.
- Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestres:
Proporciona mais segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.
- Redução da distância das travessias:
Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores.
- Reforço da sinalização horizontal existente:
Torna o espaço mais legível.
- Instalação de balizadores e tachões:
Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.
- Instalação de sinalização vertical (Placas):
Mostra aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, induz comportamentos adequados e aumenta a segurança no trânsito.
- Ordenamento do estacionamento:
Realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.
- Implantação de vagas de embarque/desembarque:
Facilita a entrada e a saída das crianças da escola.
- Implantação de vaga para pessoas com deficiências:
Facilita o embarque e desembarque dos alunos com deficiências.
- Implantação de rotatória:
Ordena os diversos fluxos na Av. Paulo Afonso.
O evento de entrega simbólica das intervenções, realizado na E.M. Tóquio, contou com a participação de técnicos envolvidos na implantação e representantes da Subprefeitura da Zona Oeste, da SME e da CET-Rio. As crianças que colaboraram com a construção do projeto participaram de bate-papo com as equipes sobre os resultados e os comportamentos adequados no trânsito. Também participaram de jogo de perguntas e respostas com o recebimento de brindes, se divertiram com o mascote da CET-Rio (CET-Cão) em momento lúdico-educativo e receberam materiais informativos.
Como as mudanças no trânsito são recentes, operadores de tráfego da CET-Rio estiveram em vias com implantações para orientar a população local.
Além disso, o evento, que recebeu a equipe de educadores da CET-Rio, pautou a Campanha Maio Amarelo 2024, que busca a conscientização de todos em relação aos comportamentos no trânsito para evitar acidentes.
O Programa A Caminho da Escola 2.0 é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as subprefeituras. As ações têm como foco: informar, minimizar problemas do trânsito nas regiões escolares, estimular os meios de transporte sustentáveis e harmonizar o convívio entre pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados.
*Texto e Fotos