29.5.24

CET-Rio Faz Campanha Educativa sobre Trânsito para o Maio Amarelo 2024 nas Redes Sociais

 Além das ações presenciais, em suas redes sociais, a CET-Rio também manteve a campanha do Maio Amarelo 2024 com mensagens educativas sobre o trânsito e segurança viária.




Fotografias
Clécia Oliveira
Artes
Roberto Silva

CET-Rio Entrega Intervenções Urbanísticas na Escola Municipal Edmundo Bittencourt (GEO)

As intervenções urbanísticas realizadas no entorno da Escola Municipal Edmundo Bittencourt (GEO), em São Cristóvão, foram entregues nesta quarta (29/05). É uma realização do Programa A Caminho da Escola 2.0, organizado pela CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras.

No entorno da instituição de ensino foram realizados os seguintes benefícios:


  1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola:

Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade.

  1. Implantação e reforço de sinalização de área escolar:

Alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.

  1. Extensão da calçada (áreas verdes) – exclusiva de circulação de pedestres:

Amplia o espaço para os pedestres, proporciona maior conforto e segurança nos deslocamentos, no embarque e no desembarque dos alunos.

  1. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestres:

Proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.

  1. Reforço da sinalização horizontal existente:

Torna o espaço mais legível.

  1. Instalação de balizadores e tachões:

Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.

  1. Instalação de sinalização vertical:

Transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilita comportamentos adequados e aumenta a segurança no trânsito.

  1. Ordenamento do estacionamento:

Realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.

  1. Implantação de mão única, na rua Dra. Carmen Velasco Portinho:

Reduz o fluxo de veículos transitando em frente à escola e melhora a segurança das crianças no acesso à mesma.

  1. Implantação de ondulação transversal:

Permite a redução de velocidade dos veículos e amplia a segurança dos alunos.


A Escola recebeu as equipes da CET-Rio, da Secretaria Municipal de Educação e da Subprefeitura com grande festa, apresentações das crianças, exposição e bate-papo sobre os resultados das mudanças no entorno da instituição. Durante o evento, foi enfatizada a campanha Maio Amarelo, de ações educativas para prevenção de acidentes de trânsito. A coordenação do A Caminho da Escola 2.0 também entregou, à direção, certificado de participação no Programa.



Texto e fotos:
Clécia Oliveira 

28.5.24

Educadores para a Mobilidade da CET-Rio Realizam Blitz Educativa com Equipes do Detran RJ e Lei Seca

Na manhã de hoje (28/05), educadores para a mobilidade da CET-Rio estiveram ao lado de equipes do Detran RJ e da Lei Seca para realizar blitz educativa na Praia do Flamengo, sentido Centro. O evento foi uma oportunidade para conversar com a população sobre prevenção de acidentes e distribuir material educativo. 

A ação também faz parte das atividades que estão sendo realizadas neste mês pela Campanha Maio Amarelo 2024, de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.

👉 “Paz no Trânsito Começa por Você”😀


Texto:
Clécia Oliveira
Fotos:
Divulgação Detran RJ

24.5.24

Monumentos são Iluminados em Apoio ao Movimento Maio Amarelo

Por solicitação da CET-Rio à Rioluz, o Monumento a Estácio de Sá, localizado no Aterro do Flamengo, e os Arcos da Lapa (Centro) foram iluminados na cor amarela como apoio ao Movimento Maio Amarelo 2024. 

Ao longo deste mês, outras solicitações também foram atendidas e vimos o amarelo em instituições como a Câmara dos Vereadores (Cinelândia/Centro), a Roda Gigante Yup Star (Santo Cristo/Porto Maravilha) e os prédios do INTO (Caju) e do Detran RJ (Centro). 


Fotos: Divulgação

CET-Rio Participa do Fórum Maio Amarelo 2024 no INTO

 

Nesta sexta (24/05) aconteceu o Fórum Maio Amarelo 2024, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), com a participação de convidados e representantes dos órgãos organizadores das ações do Maio Amarelo 2024, como INTO, Detran RJ, Lei Seca, Prefeitura do Rio (CET-Rio, SMS, SME), Rio ônibus; e das seguintes instituições: Departamento de análise epidemiológica e vigilância de doenças não transmissíveis (DAENT)/Ministério da Saúde, Corpo de Bombeiros e Instituto de Segurança Pública (ISP).



A programação foi dividida em painéis com os temas “Violência no trânsito como questão de saúde pública e a importância de dados unificados” e “A contribuição das instituições para a viabilização de um trânsito mais seguro”. Foi uma oportunidade de conhecer os trabalhos que vêm sendo realizados, pelas instituições públicas e privadas, para prevenir acidentes e ampliar a segurança viária, além de ressaltar os desafios, como a disponibilização e eficiência de dados sobre trânsito, que podem nortear políticas públicas e ações mais assertivas. Os órgãos da Prefeitura, por exemplo, apresentaram o que tem sido feito em relação a obras nas vias, intervenções urbanísticas, medidas para melhorar o transporte público, além de ações e campanhas educativas realizadas com crianças e adultos.






Texto e Fotos:
Clécia Oliveira


23.5.24

CET-Rio e Órgãos Públicos e Privados Realizam Ação para Motociclistas no Estádio Nilton Santos

Hoje (23/05), a CET-Rio, junto a órgãos públicos e privados, realizou ação educativa (do Maio Amarelo 2024), nos arredores do estádio Nilton Santos, em Engenho de Dentro. As atividades contemplaram, principalmente motociclistas, que receberam material educativo, coletes refletivos (CET-Rio) e antena corta-pipa (Detran RJ). Eles também participaram de dinâmicas que simulavam situações que ocorrem no trânsito:

-Circuito de Cones (Detran RJ) com uso de óculos para mostrar os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante; e

-Dinâmica do Ponto Cego (Rio ônibus) para mostrar a dificuldade que o motorista tem de enxergar determinados pontos no retrovisor, especialmente na lateral do veículo. 

A ação também possibilitou que os motociclistas recebessem orientações da equipe de educação da CET-Rio, dialogassem com a equipe da Lei Seca sobre prevenção de acidentes e com a equipe do INTO sobre o impacto dos acidentes na saúde e a importância da doação de sangue e de tecido musculoesquelético. 

Também estiveram presentes equipes da CEDAE, que distribuíram água e mudas de plantas, e do 1746, que recebeu solicitações do público, que serão encaminhadas aos órgãos da Prefeitura. 


Ao longo deste mês de maio, o grupo formado pela CET-Rio, SME, SMAC, SMS, Detran RJ; Educação Lei Seca, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Rio Ônibus e Instituto Pretos Novos (IPN) está realizando diversas ações educativas pela Campanha do Maio Amarelo 2024, com foco na conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.

 “Paz no Trânsito Começa por Você”.


Texto e fotos:
Clécia Oliveira
Jornalista

21.5.24

CET-Rio, SME e Subprefeitura da Grande Bangu Entregam Intervenções Urbanísticas no Entorno de Escolas Municipais no Jabour Nesta Terça (21/05)

O Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras, promoveu a execução de intervenções urbanísticas no entorno da E.M. Rainha Fabíola, localizada na Rua Raul Azevedo, 442, e da E.M. Jorge Jabour, que fica ao lado, no bairro Jabour (Grande Bangu). Após ações educativas, anteriormente realizadas nas instituições, as mudanças nas vias foram implantadas para melhorar a organização e a segurança do trânsito, beneficiando os que circulam na região, especialmente as crianças, durante o trajeto casa-escola-casa.

No início da implementação do Programa, houve ações nas escolas, como apresentação de peça de teatro educativa, oficinas com professores e atividades lúdicas com os alunos para trabalhar conceitos, regras e comportamentos no trânsito. A comunidade escolar participou da construção do projeto das intervenções (de urbanismo tático) ao informar os riscos e as dificuldades para transitar nas vias. As crianças, com a colaboração dos professores, confeccionaram mapa de risco, que apontou problemas e possíveis soluções para melhorar o trânsito.

Técnicos da Prefeitura realizaram vistorias e analisaram todas as informações para elaborar o projeto final. As seguintes intervenções urbanísticas foram realizadas:

  1. Implantação e reforço de sinalização de área escolar para alertar os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.
  2. Extensão de calçada (áreas verdes) para ampliar o espaço para pedestres, proporcionar maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.
  3. Redução do raio de curvatura nas interseções para reduzir a velocidade de conversão dos veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres.
  4. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre para proporcionar mais segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.
  5. Redução da distância das travessias para reduzir o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e para aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores.
  6. Reforço da sinalização horizontal para tornar o espaço mais legível.
  7. Instalação de balizadores e tachões para proteger as extensões de calçada (áreas verdes), proporcionar mais segurança aos pedestres e impedir o uso irregular dos espaços criados.
  8. Instalação de sinalização vertical para transmitir aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordenar os fluxos de tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no trânsito.
  9. Ordenamento do estacionamento ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.
  10. Implantação de vagas de embarque/desembarque, que facilitam a entrada e saída das crianças da escola.
  11. Implantação de vaga para pessoas com deficiências para facilitar o embarque e o desembarque destes alunos.


Na E.M. Rainha Fabíola, foi realizado evento de entrega simbólica das implantações com entrega de certificado à direção da escola, como agradecimento pela participação no Programa e apoio na construção do projeto. As crianças receberam materiais educativos e participaram de quiz com entrega de brindes aos que respondessem corretamente às questões. A comunidade escolar teve a oportunidade de dialogar sobre os resultados das mudanças por onde circulam e sobre as ações do Maio Amarelo 2024: campanha com foco na prevenção de acidentes de trânsito. As atividades do dia terminaram na E.M. Jorge Jabour, que também recebeu certificado de participação.


Entrega de certificados:


E.M. Rainha Fabíola


E.M. Jorge Jabour



Texto e fotos:
Clécia Oliveira

20.5.24

Equipe de Educação da CET-Rio Realiza Caminhada Cultural em Parceria com o IPN e Outras Instituições


O Passeio Cultural Maio Amarelo 2024, ocorrido no sábado (18/05), na Região da Pequena África, teve inscrição gratuita e atraiu quase 200 pessoas, que puderam ter contato com um pouco da história e cultura da região. Os principais objetivos foram valorizar o pedestre e mostrar um dos meios de locomoção para explorar a cidade, de maneira sustentável e saudável.


Antes de iniciar a Caminhada, teve concentração no Largo de São Francisco da Prainha, na altura da rua Sacadura Cabral, nº 75, em frente à Estátua da Bailarina Mercedes Batista, ponto de saída para o passeio com duração de 2h30.

O Circuito Histórico de Herança Africana viabiliza acesso ao conhecimento sobre a história da Zona Portuária do Rio de Janeiro, na perspectiva social e cultural de africanos, indígenas e de seus descendentes no Brasil.


Foi seguido o seguinte roteiro:

- Largo de São Francisco da Prainha
- Pedra do Sal
- Mirante do Morro da Conceição
- Jardim Suspenso do Valongo
- Espaço Cultural Casa da Tia Ciata (externo)
- Largo do Depósito
- Mercado Escravagista do Valongo
- Cais do Valongo (Patrimônio Histórico da Humanidade/Unesco)
- Docas Pedro II (externo)
- Revolta da Vacina
- Cemitério dos Pretos Novos/IPN (final do circuito)
- Praça da Harmonia (Encontro com órgãos organizadores do Maio Amarelo com distribuição de materiais de educação para o trânsito).


O IPN - Instituto Pretos Novos colaborou com a construção da programação e cedeu seus guias, fortalecendo esta ação conjunta que contou com a CET-Rio e seus educadores para a mobilidade, que distribuíram material educativo. Também participaram a SMS, que aplicou vacinas da gripe; o Detran, com a distribuição de informativos e realização de atividades; a CEDAE, que distribuiu água e mudas de vários tipos de plantas; a Educação Lei Seca, com informações e materiais educativos; além da Rio Ônibus, que vem apoiando as várias ações do Maio Amarelo.

Texto:
Clécia Oliveira
Jornalista

Fotos:
Divulgação CET-Rio

16.5.24

CET-Rio Participa de Ação Educativa do Maio Amarelo em Bangu

Como parte das ações educativas da Campanha Maio Amarelo 2024, de prevenção dos acidentes de trânsito, a CET-Rio se juntou a outros órgão públicos e privados para realizar várias atividades na Praça Guilherme da Silveira, com as presenças de alunos da E.M. Bangu, além de pessoas que circulavam pelo local.

Teve bate-papo sobre trânsito, apresentação de peça de teatro do Programa A Caminho da Escola 2.0, jogos educativos, dinâmicas para mostrar situações que podem ocorrer no trânsito, atividade sobre o ponto cego - que não permite a visão completa dos motoristas de ônibus, distribuição de material informativo-educativo e outras ações. 

Além da CET-Rio, fizeram parte da organização órgãos como Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria do Meio Ambiente e Clima (SMAC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Detran RJ; Educação Lei Seca, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e Rio Ônibus. A CEDAE também apoiou o evento com distribuição de água e mudas de plantas, e a equipe do 1746 esteve na praça para registrar solicitações de moradores.


Texto e fotos:
Clécia Oliveira 

15.5.24

Entorno da E.M. Venezuela Recebe Intervenções Urbanísticas Promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0


A E.M. Venezuela participou do Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, SME e subprefeituras. As ações começaram a ser desenvolvidas, na escola, com atividades educativas realizadas com os alunos e oficina com os professores. Após instruções, a comunidade escolar colaborou com a construção do projeto de intervenções urbanísticas ao fornecer informações e desenhar mapa com cenário de risco do trânsito da região. Em seguida, técnicos da Prefeitura elaboraram e executaram o projeto.

 


>Na E.M. Venezuela, foram realizadas as seguintes intervenções nas vias: 

- Implantação e reforço de sinalização de área escolar;

Alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.

- Extensão de calçada (áreas verdes) – exclusiva de circulação de pedestres:

Amplia o espaço para os pedestres, proporciona mais conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.

- Redução do raio de curvatura nas interseções:

Reduz a velocidade de conversão dos veículos e proporciona mais segurança aos pedestres.

- Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:

Proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.

- Redução da distância das travessias:

Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores.

- Reforço da sinalização horizontal existente:

Torna o espaço mais legível.

- Instalação de tachões:

Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona mais segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.

- Instalação de sinalização vertical (Placas):

Transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilita comportamentos adequados e aumenta a segurança no trânsito.

- Ordenamento do estacionamento:

Ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.

 

O Programa A Caminho da Escola 2.0 tem como foco: informar, minimizar problemas do trânsito nas regiões escolares, estimular os meios de transporte sustentáveis e harmonizar o convívio entre pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados.


*Texto e Fotos:
Clécia Oliveira

CET-Rio Realiza Caminhada Cultural com Crianças da E.M George Summer (Riachuelo)

A Caminhada Cultural, ação integrada à Campanha Maio Amarelo 2024, de prevenção de acidentes de trânsito, foi realizada na terça (14/05), na região da Pequena África, com crianças da E.M George Summer (Riachuelo). Além do mergulho na história e cultura do local, o passeio ressaltou a caminhada como meio para explorar a cidade. 

As crianças receberam camiseta da campanha e materiais educativos sobre trânsito, que também foram entregues às pessoas que passavam pela região. 

O IPN - Instituto Pretos Novos colaborou com a construção da programação e cedeu seus guias, fortalecendo esta ação conjunta que contou com a CET-Rio e seus educadores para a mobilidade, que distribuíram material educativo; com a Secretaria Municipal de Saúde, que aplicou vacinas da gripe; com o Detran, com a distribuição de informativos e realização de atividades; com a CEDAE, que distribuiu água e mudas de vários tipos de plantas; com a Educação Lei Seca, que contribuiu com informações e materiais educativos; além da Rio Ônibus, que ofertou transporte para as crianças.


Texto
Clécia Oliveira
Fotos
Clécia Oliveira
Roberto Silva


Programa A Caminho da Escola 2.0 Entrega Intervenções Urbanísticas no Entorno de Escolas de Campo Grande

Na quarta (15/05), o Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, SME e Subprefeitura da Zona Oeste, realizou evento de inauguração de intervenções urbanísticas implantadas no entorno da Escola Municipal Tóquio, localizada na Estrada do Mendanha, Rua Erasmo, 61, em Campo Grande. A E.M. Ministro Alcides Carneiro, que fica ao lado, na Av. Paulo Afonso, s/n, também foi beneficiada com as implantações nas vias. Todas as escolas foram visitadas pós-implantação e receberam certificado de participante do Programa, junto à oportunidade de conversar sobre os resultados.

E.M. Tóquio 

O objetivo das implantações é organizar o trânsito e ampliar a segurança viária na região, especialmente para as crianças, no trajeto casa-escola-casa. Antes de serem realizadas, ocorreram ações educativas nas escolas e participação ativa da comunidade escolar no apontamento dos problemas e indicação de soluções.

No entorno das escolas Tóquio e Ministro Alcides Carneiro, as intervenções foram as seguintes:

- Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola:

Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade.

- Implantação e reforço de sinalização de área escolar:

Alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.

- Extensão de calçada (áreas verdes) – exclusiva de circulação de pedestres:

Amplia o espaço para os pedestres, proporciona mais conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.

- Redução do raio de curvatura nas interseções:

Reduz a velocidade de conversão dos veículos e proporciona mais segurança aos pedestres.

- Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestres:

Proporciona mais segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.

- Redução da distância das travessias:

Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores.

- Reforço da sinalização horizontal existente:

Torna o espaço mais legível.

- Instalação de balizadores e tachões:

Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.

- Instalação de sinalização vertical (Placas):

Mostra aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, induz comportamentos adequados e aumenta a segurança no trânsito.

- Ordenamento do estacionamento:

Realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.

- Implantação de vagas de embarque/desembarque:

Facilita a entrada e a saída das crianças da escola.

- Implantação de vaga para pessoas com deficiências:

Facilita o embarque e desembarque dos alunos com deficiências.

- Implantação de rotatória:

Ordena os diversos fluxos na Av. Paulo Afonso. 

O evento de entrega simbólica das intervenções, realizado na E.M. Tóquio, contou com a participação de técnicos envolvidos na implantação e representantes da Subprefeitura da Zona Oeste, da SME e da CET-Rio. As crianças que colaboraram com a construção do projeto participaram de bate-papo com as equipes sobre os resultados e os comportamentos adequados no trânsito. Também participaram de jogo de perguntas e respostas com o recebimento de brindes, se divertiram com o mascote da CET-Rio (CET-Cão) em momento lúdico-educativo e receberam materiais informativos.

Como as mudanças no trânsito são recentes, operadores de tráfego da CET-Rio estiveram em vias com implantações para orientar a população local.

Além disso, o evento, que recebeu a equipe de educadores da CET-Rio, pautou a Campanha Maio Amarelo 2024, que busca a conscientização de todos em relação aos comportamentos no trânsito para evitar acidentes.

O Programa A Caminho da Escola 2.0 é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as subprefeituras. As ações têm como foco: informar, minimizar problemas do trânsito nas regiões escolares, estimular os meios de transporte sustentáveis e harmonizar o convívio entre pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados.

 

*Texto e Fotos

Clécia Oliveira