A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e da Fundação Parques e Jardins, vai inaugurar, na próxima segunda, 12/12, o corredor BRS São Francisco Xavier, que atravessa a rua São Francisco Xavier do número 11 ao 681. O corredor, localizado na Tijuca, forma uma importante ligação da Zona Norte da cidade que conecta a Av. Radial Oeste às ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo. O objetivo é assegurar a redução do tempo de deslocamento de passageiros do sistema de transporte público coletivo na região.
O corredor BRS estabelece uma faixa exclusiva, das 6h às 21h, em dias úteis, para circulação de transporte público coletivo e táxis em serviço, além de outros veículos autorizados como ambulâncias e de órgãos de segurança. E, nos sábados, a restrição é das 6h às 14h. Também prevê a delimitação de pontos de ônibus de forma estratégica e com informações sobre os itinerários.
A intervenção organiza e auxilia o tráfego, especialmente nos horários de pico, por meio de sinalizações de placas e pinturas nas vias. E, com a demarcação de áreas (verdes) de circulação exclusiva de pedestres, torna o trânsito mais seguro para quem circula a pé e traz vitalidade ao bairro. Além disso, a otimização da frota dos coletivos colabora com a sustentabilidade do meio ambiente por reduzir a emissão de gases poluentes e o consumo de combustíveis.
De
acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Art.
184, veículos que utilizarem a faixa exclusiva do BRS sem terem
autorização vão cometer uma infração de natureza
gravíssima e com indicação de multa de R$293,47.
Texto
Flávio Jacom
Nenhum comentário:
Postar um comentário