E.M. Prudente de Moraes (Tijuca)
As instituições de ensino receberam
intervenções urbanísticas para melhorar a organização e relacionamento no
trânsito, a segurança das crianças durante o trajeto casa-escola-casa e
incentivar o transporte sustentável, que beneficia, inclusive, o meio ambiente
e a saúde da população.
Após análises e conversas com as comunidades escolares sobre os problemas no trânsito, foram elaborados os projetos das intervenções para cada uma das regiões. As execuções incluíram demarcação de áreas de circulação exclusiva de pedestres, com pinturas, fixação de tachões e balizadores, instalação de placas e organização de áreas para embarque e desembarque, por exemplo.
A escola Isabel Mendes se localiza na
região onde as intervenções atingiram uma extensa área, uma das maiores já realizadas
pelo Programa. Várias vias foram contempladas, pois a instituição recebe muitos
alunos de bairros vizinhos, como Lins de Vasconcelos, e, na maioria das vezes,
vão para a escola a pé.
O CIEP Margaret Mee se localiza
próximo à Escola Municipal Professor Carlos Delgado
de Carvalho, também contemplada com intervenções urbanísticas do
Programa, o que tornou toda aquela região mais segura, especialmente para os
pedestres, com trânsito mais organizado. Além das ações promovidas pela CET-Rio,
a equipe também encaminhou a solicitação do CIEP para ajustar o trajeto dos ônibus
que circulam nas proximidades para reforçar ainda mais a segurança dos alunos.
O Programa também realizou ações de
educação para o trânsito, com atividades nas escolas e distribuição de material
informativo, para informar e conscientizar a comunidade escolar e os
frequentadores das vias sobre os comportamentos mais adequados no trânsito, além
dos benefícios de circular a pé, de bicicleta e utilizar o transporte público.
CEDUT/CET-Rio
*Texto e Fotos
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