9.10.13

BRS: redução de mais de 20% no tempo de viagem no corredor Largo da Carioca - Tijuca

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da CET-Rio, apresenta balanço de funcionamento das primeiras semanas de operação do sétimo corredor BRS, que liga o Largo da Carioca à Tijuca. Houve redução de 20,66% no tempo de viagem por ônibus. Os corredores BRS aumentam o conforto e eficiência do sistema, além de reduzir o tempo de viagem dos usuários.

O primeiro trecho do novo corredor BRS na cidade foi inaugurado no dia 28 de agosto e ligou o Largo da Carioca ao Estácio, começando na Rua da Carioca, seguindo pela Rua Visconde de Rio Branco, Rua Frei Caneca, Avenida Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Largo do Estácio. O segundo trecho (Estácio – Tijuca) foi implantado dia 24 de setembro e inicia na Rua João Paulo I, seguindo pela Rua Doutor Satamini, Avenida Heitor Beltrão e pela Rua Conde de Bonfim até Rua General Roca (Praça Saens Peña). Com o novo BRS Estácio - Tijuca, a cidade do Rio possui 26,7 quilômetros de faixas preferenciais de ônibus em funcionamento, que reorganizam o trânsito e o transporte público. 

Onde há corredores BRS, os ônibus podem apenas circular na faixa azul por toda a sua extensão. Táxis estão autorizados a circular pelas faixas azuis, desde que estejam com passageiros, mas sem efetuar embarque e/ou desembarque, podendo fazê-lo somente nas pistas laterais da via.

Os corredores BRS e BRT são projetos para racionalização e melhoria na qualidade do serviço de transporte público por ônibus no Rio. O próximo corredor a ser implantado é o BRS 24 de Maio, que será inaugurado ainda este mês. 




Nenhum comentário: