12.6.13

Prefeitura e Bombeiros fazem parceria para reduzir acidentes de trânsito no Rio

"Agentes da CET-Rio acompanham operações de resgate no Centro para aprimorar o diagnóstico das causas dos acidentes
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e CET-Rio, com a Secretaria Estadual de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, assinam convênio com o objetivo de implementar ações para prevenção/mitigação de acidentes e redução das taxas de mortalidade no trânsito no município do Rio de Janeiro. Para isso haverá estreito compartilhamento de informações e elaboração de planos de ação conjuntos. A meta é reunir dados oficiais dos dois órgãos para planejar ações de prevenção de acidentes e, com isso, buscar reduzir o número de ocorrências que envolvam veículos, pedestres, ciclistas e motociclistas. Além disso, a parceria entre a SMTR, CET-Rio e o Corpo de Bombeiros terá os seguintes objetivos específicos:
- Qualificação do sistema de informações de atendimento pré-hospitalar, com foco na identificação de fatores de risco nos acidentes com vítimas e subsidiar as ações de intervenção;
- Mobilizar e capacitar as equipes de saúde dos serviços de atendimento de emergência para melhoria das informações;
- Promover oficinas temáticas para a discussão dos acidentes de trânsito e estruturação de planos de ações viárias;
- Produzir e apoiar a produção de pesquisas em acidentes de trânsito.
A parceria teve início pelo Centro da cidade, onde os técnicos da CET-Rio acompanham diariamente as equipes de resgate de emergência do Corpo de Bombeiros, que atendem aos acidentes na Avenida Presidente Vargas. O trabalho dos técnicos da CET-Rio envolve avaliação dos acidentes, realizando perícia do ponto de vista da engenharia de trânsito, a partir de métodos bem sucedidos aplicados em países da Europa, além dos Estados Unidos e Japão. São observados os motivos que causam maior número de acidentes de trânsito e também ouvidos os profissionais que atuam no resgate das vítimas. No local do acidente os técnicos também analisam o tempo dos semáforos, sinalização vertical de horizontal, fiscalização eletrônica e as condições das pistas.
No caso da Avenida Presidente Vargas, foram adotadas no ano passado, uma série de medidas para redução de acidentes que incluíram a instalação de grades em pontos de travessia próximos à Central do Brasil, implantação de radares, nova sinalização e ordenamento dos pontos de ônibus. Como resultado, o número de vítimas de atropelamentos via caiu de uma média de 15 acidentes para cinco acidentes por mês.
Os próximos estudos serão realizados na Avenida Brasil e na Avenida das Américas. O objetivo é gerar um plano de ação para a redução de acidentes nessas vias."
Fonte : Diário Oficial do Município







Nenhum comentário: