28.11.12

Projeto Mobilidade, Segurança e Cidadania


Convite da

Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais/Superintendência de Promoção da Saúde/SUBPAV/SMSDC-RJ


A Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ vem desenvolvendo, desde 2011, o projeto Mobilidade, Segurança e Cidadania. A proposta é gerar subsídios para construir políticas públicas que contribuam para uma cultura de paz no trânsito. Entre outras atividades, foi realizada a pesquisa “Segurança e Civilidade no Trânsito Urbano do Rio de Janeiro”, encomendada a pesquisadores do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes. Este estudo  buscou conhecer melhor a realidade dos transportes, acidentes de trânsito e percepção da população de forma a  subsidiar uma campanha educativa e de mobilização social.

Para apoiar este projeto, contratamos a  consultoria da  Rebouças & Associados,  instituição que trabalha com comunicação para a transformação. Nádia Rebouças, sua diretora, é uma renomada especialista em comunicação, com larga experiência na área social e grande capacidade de mobilizar parceiros. Foi assessora do Betinho na campanha de combate à fome e realizou a campanha “Aonde você guarda o seu racismo?”, dentre outras iniciativas.  A Rebouças & Associados desenvolveu a metodologia Diálogos, inspirada nos ensinamentos do físico David Bohm.  A metodologia estimula o protagonismo, a troca de experiências e a criação de soluções criativas para as questões abordadas. Como primeiro passo para a elaboração desta campanha de cidadania e segurança no trânsito, a Rebouças e Associados fará uma oficina, baseada na metodologia Diálogos,  para subsidiar a criação de um plano estratégico de  comunicação. Como este  plano será construído a partir das contribuições de todo o grupo, as instituições presentes também poderão utilizá-lo para desenvolver suas próprias atividades relativas a comunicação. 

Pela  relevância do seu trabalho na promoção da  mobilidade urbana sustentável e da segurança no trânsito,  gostaríamos de convidá-los para participar desta oficina, que acontecerá dias 27 e 28 de novembro, de 9 às 17 horas, em local a ser definido.

Pedimos que nos informe do seu interesse em participar (mesmo que parcialmente) até o dia 12 de novembro. Solicitamos que nos ajudem a identificar outros profissionais e movimentos sociais que também possam contribuir com este debate.


Nenhum comentário: