14.7.12

SITE DA LEI SECA FALA SOBRE NOSSA ESCOLA INFANTIL DE TRÂNSITO


Dirigindo como gente grande
12 de Julho de 2012

“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. A frase do filósofo grego Pitágoras serviu de inspiração para que Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) criasse a Escola Infantil de Trânsito. Instaurada há cerca de dois meses no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, a iniciativa busca ensinar as regras de tráfego para os mais jovens, incentivando o uso da bicicleta com segurança e responsabilidade.
O espaço conta com uma estrutura de equipamentos e sinalização que permite um aprendizado imediato das crianças. O circuito montado tem semáforos, faixas de pedestre, lombadas eletrônicas de velocidade e 42 placas de advertência e regulamentação. Educadores monitoram o comportamento dos meninos e, sem impedir que elas brinquem livremente e se divirtam, alertam e orientam os pequenos.
– A brincadeira é coisa séria para as crianças. Eles veem o sinal fechado e fazem questão de parar. Se sentem como gente grande obedecendo as mesmas regras que os pais seguem nos carros. Assim que se deparam com a nossa escola, os responsáveis também ensinam como atravessar na faixa de pedestre, respeitar o sinal fechado e andar sempre pelo lado direito, o que é importante para o ciclista – afirma Mauro Ferreira, diretor do Centro de Comunicação e Educação para o Trânsito da CET-Rio.
A escola funciona, por enquanto, apenas nas manhãs de domingo, das 9h às 13h. A ideia da CET-Rio é transformar esse espaço em um local permanente de ensino, recebendo alunos da rede municipal. A educação do futuro condutor parte do mesmo princípio do trabalho de conscientização efetuado pela Operação Lei Seca nas escolas estaduais. Assim que o projeto for concluído, o conteúdo será expandido para, além de ensinar regras de conduta, passar noções de mecânica básica, como consertar uma corrente, desempenar uma roda ou recuperar um pneu furado.
– Durante a semana pretendemos fazer uma atividade dirigida e com conteúdo planejado para as escolas, abordando desde a teoria, explicando as leis de direção, até a prática, trazendo a experiência para o mundo real. Já temos mais de 130 escolas na lista de espera para participar – explica Mauro.
O engenheiro Carlos André, de 36 anos, elogia a iniciativa da Prefeitura do Rio ao desenvolver um projeto de educação de tráfego para os jovens. Pai de Ana Cristina, de apenas quatro anos, ele conta que a menina já absorveu muito passeando com sua bicicleta ou seu triciclo pelo lugar.
– Desde o início ela aprende a ficar na faixa da direita e respeitar o sinal. Ela mesma já olha e reconhece que no sinal verde pode andar e que deve parar no vermelho. Vou caminhando ao seu lado e explicando que ela deve ficar alerta, não correr e dar passagem aos colegas – conta.
Lidiane Ferreira e Fabrício Rosa levaram Felipe, de 12 anos, pela primeira vez para pedalar na Lagoa. Naturais de Campos, eles contam que foi o próprio menino que se empolgou em brincar no local. Para o casal, ensinar desde cedo as regras de conduta é fundamental para que, no futuro, o filho seja um motorista responsável.
– A gente tem que incentivar desde o início. O ciclista também tem que respeitar o carro como o condutor deve se preocupar o pedestre. O trânsito é um ciclo; precisa que todos façam a sua parte para que tudo funcione perfeitamente. A criança aprende muito mais rápido quando se diverte ao mesmo tempo – revela a administradora de empresas.


Nenhum comentário: