28.3.23
CET-RIO, SME e Subprefeitura da Ilha Entregam mais uma Intervenção Urbanística do Programa A Caminho da Escola 2.0
9.3.23
Prefeitura do Rio lança Plano de Expansão Cicloviária
Hoje, 9/03, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Plano de Expansão Cicloviária - CicloRio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio. O evento aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo. A proposta consiste na revisão da Rede de Mobilidade por Bicicleta (RMB), em acordo com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Rio de Janeiro (PMUS-Rio) e visa estimular o uso da bicicleta como modo de transporte. O Plano também facilita a interligação de toda a cidade e a conexão com os centros dos bairros, além do acesso a grandes equipamentos urbanos e à rede de transportes de média e alta capacidade.
A Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, afirmou que foi feita avaliação do estado das ciclovias já existentes e que houve diálogo, em oficinas, com a população, incluindo entregadores que trabalham utilizando bicicletas. Também foi realizada pesquisa virtual, via plataforma Participa.Rio, que contabilizou a participação de 2.782 pessoas. Segundo a secretária, foi possível mapear as ciclovias que estão em bom estado e as que não estão para elaborar um planejamento, a longo prazo (próximos 10 anos), para a rede cicloviária ideal para a cidade e definir quais são as prioridades. “Serão 400 conexões a mais e 1000 km de ciclovias para serem implantadas nos próximos anos”, disse Maína Celidonio.
O Presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, falou que “no ano passado, foram executadas ações já considerando as primeiras definições do Plano”. E “a meta estratégica é, no ano que vem, ter 100% das estações de transporte conectadas”. Diz também que, em 2022, foram acrescentados 30 km da Rede Cicloviária e, principalmente, fazendo conexão com 55 estações. A ideia do Plano Estratégico é permitir conexão das rotas cicloviárias com as estações de transporte, melhorando as condições de mobilidade. Neste ano ainda, a previsão é conectar 64 estações e, em 2024, fechar a Rede. Dinis ressaltou que a bicicleta pode não ser único meio de transporte, mas pode servir para uma parte da viagem.
O
Prefeito Eduardo Paes assinou decreto que consolida o Plano de Expansão
Cicloviária - CicloRio. E ressaltou que é importante revisitar as ciclofaixas e
ciclovias já existentes. Informou que haverá, por exemplo, bicicletários em
estações do BRT. Comentou ainda que, em seu mandato, trouxe de volta o contrato
de manutenção de ciclovias, por meio da Secretaria de Conservação.
A elaboração do plano contou com a colaboração das seguintes instituições parceiras: Bike na Pista, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento - ITDP Brasil, Transporte Ativo e Tembici.
CEDUT/CET-Rio
*Imagens:
CET-Rio
15.2.23
Escola Gonçalves Dias é a Primeira do Ano a Receber Intervenções Urbanísticas do Programa A Caminho da Escola 2.0
A CET-Rio preparou atividades de inauguração das intervenções urbanísticas nesta manhã de quarta, 15/02, na Escola Municipal Gonçalves Dias, localizada no Campo de São Cristóvão, 115. Na mesma via, se encontra o Colégio Pedro II, também impactado pelas mudanças promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0. Durante a elaboração do projeto, o Pedro II também foi consultado e contribuiu com observações sobre as questões do trânsito no entorno.
O Programa A Caminho da Escola 2.0 é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras. Anteriormente, foram realizadas ações prévias na E. M. Gonçalves Dias e, com o apoio de alunos e professores, o projeto foi elaborado com base na realidade do trânsito no entorno das instituições de ensino. A execução foi conduzida por profissionais da Prefeitura, que realizaram modificações nas vias para melhorar a organização e a segurança no trânsito na região.
Dentre as intervenções, foram incluídos elementos de redução de
velocidade; chicane; ordenamento do estacionamento e/ou parada ao longo da
rua que dá acesso às escolas; extensão de calçada; estreitamento de faixa de
circulação de veículos; redução da largura das travessias para reduzir o tempo
de exposição dos pedestres a riscos; sinalização de área escolar e reforço da
sinalização horizontal, além da vertical; pinturas para definir ilhas de
proteção para o pedestre na travessia, por exemplo, na rua General Argolo, na
altura da rua Campo de São Cristóvão; manutenção de semáforo na rua Fonseca
Teles; instalação de balizadores, tachões e implantação de faixas de travessia
de pedestres ao longo da rua em frente às escolas.
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio
10.2.23
Programa A Caminho da Escola 2.0 Volta a Realizar Ações nas Escolas
7.2.23
CET-Rio Retoma as Entregas das Intervenções Urbanísticas Realizadas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0
A Escola Municipal Gonçalves Dias, no Campo de São Cristóvão, 115, é a primeira a ser beneficiada pelas intervenções urbanísticas realizadas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0 neste ano. O Colégio Pedro II, localizado nas proximidades, também foi impactado pelas mudanças. No processo de planejamento das intervenções, o Pedro II foi consultado e pontuou questões que contribuíram para ajustes no projeto.
A atividade de inauguração acontece na manhã de quarta, 15/02, na E. M. Gonçalves Dias, e inclui entrega de certificado de participação no Programa e conversa com a comunidade escolar sobre os resultados.
O Programa é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras. Anteriormente, foram realizadas ações prévias na escola e, com o apoio de alunos e professores, o projeto foi elaborado com base na realidade do trânsito no entorno das instituições de ensino. Em seguida, a execução foi conduzida por profissionais da Prefeitura, que realizaram as modificações nas vias para melhorar a organização e a segurança no trânsito na região.
Nesse caso, houve implantação de elementos de redução de velocidade (chincane); ordenamento do estacionamento e/ou parada ao longo da rua que dá acesso às escolas; extensão de calçada; estreitamento de faixa de circulação de veículos; redução da largura das travessias para reduzir o tempo de exposição dos pedestres a riscos; sinalização de área escolar e reforço da sinalização horizontal, além da vertical; pinturas para definir ilhas de proteção para o pedestre na travessia, por exemplo, na rua General Argolo, na altura da rua Campo de São Cristóvão; manutenção de semáforo na rua Fonseca Teles; instalação de balizadores, tachões e implantação de faixas de travessia de pedestres ao longo da rua em frente às escolas.
2.1.23
23.12.22
21.12.22
Favela com Dignidade atende 2,8 mil moradores na Maré e na Providência
A Secretaria de Ação Comunitária, com a participação da CET-Rio e de vários outros órgãos da Prefeitura, realizou na quarta, 21/12, as duas últimas edições do ano do Programa Favela com Dignidade. Os locais atendidos foram a Vila do João, na Maré, e o Morro da Providência, no centro da cidade.
Cerca
de 2,8 mil pessoas foram atendidas com diversos serviços oferecidos por 23
órgãos e secretarias da Prefeitura. Entre eles, vacinação, inscrição para vagas
de emprego, realização de cadastro único e de matrícula escolar, inscrição no
programa Casa Verde e Amarela e retirada de documentos.
Na Vila do João, por exemplo, foi implantada sinalização pela CRTR 3 e a Coordenadoria de Educação distribuiu a Cartilha do Motociclista e material sobre ciclistas. Na Providência, a CRTR 1 realizou pinturas e também houve distribuição de material educativo.
Tanto
a Maré quanto a Providência foram impactadas pela realização de obras
estruturais, asfalto, limpeza, iluminação e drenagem, que estavam ocorrendo desde
a primeira semana de dezembro.
16.12.22
CET-Rio Cumpre Meta e Entrega a Última Intervenção Urbanística do Programa A Caminho da Escola 2.0 em 2022
No dia 14/12, a equipe da CET-Rio entregou à Escola Municipal Edna Poncioni Ferreira, na Lagoa, o certificado de participação no Programa A Caminho da Escola 2.0. Esta é a última realização do Programa no ano, que marca o cumprimento da meta de entregar 18 intervenções urbanísticas no entorno das escolas que aderiram à construção do projeto.
Nos arredores da Edna Poncioni Ferreira, as intervenções foram concluídas com pinturas verdes, instalação de tachões e balizadores para demarcar áreas de circulação exclusiva de pedestres, instalação de placas e outras pinturas para sinalização e mudança do sentido da rua da escola.
O Programa A Caminho da Escola 2.0 é realizado pela CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apoio das subprefeituras. O principal objetivo é melhorar a organização e o relacionamento no trânsito, a segurança das crianças durante o trajeto casa-escola-casa e incentivar o transporte sustentável, que beneficia o meio ambiente e a saúde.
CEDUT/CET-Rio
13.12.22
CET-Rio Entrega Certificados a Escolas Contempladas com Intervenções Urbanísticas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0
O
Programa A Caminho da Escola 2.0 entregou certificados de participação às
escolas municipais Orsina da Fonseca (Tijuca), Jean Mermoz (Cachambi) e José
Joaquim de Queiroz Junior (Praça Seca). As instituições acabaram de receber
intervenções urbanísticas nas vias próximas, viabilizadas pelo Programa. Após
atividades prévias de educação para o trânsito, análise do local e apoio dos
alunos e professores que apontaram os principais problemas no trânsito nos
entornos das escolas, os projetos das intervenções foram elaborados e executados
por equipes da Prefeitura do Rio.
As mudanças nas vias incluem pinturas e instalação de placas, balizadores e tachões, que orientam a população sobre o comportamento no trânsito. Um dos destaques são as áreas verdes demarcadas para circulação exclusiva de pedestres, que oferecem mais espaço para locomoção e segurança para quem circula a pé.
No
caso da E. M. Orsina da Fonseca, na Tijuca, também há mais um benefício. No dia
12/12, foi inaugurado o novo Corredor BRS, que atravessa a rua São Francisco
Xavier do número 11 ao 681 e vias próximas. Em conjunto, além das áreas verdes
que atendem às duas ações, as intervenções promovidas pelo BRS e pelo A Caminho
da Escola 2.0 demarcam áreas exclusivas para circulação de pedestres e para
circulação de transporte público coletivo, respectivamente. E pontos de ônibus
foram instalados ou remanejados para atender melhor à população, inclusive a escola
tijucana passou a ter um ponto BRS próximo à sua entrada. É uma forma de organizar,
otimizar e tornar o trânsito mais seguro e com respeito entre os que circulam
na região.
O
Programa A Caminho da Escola 2.0 é realizado pela CET-Rio em parceria com a
Secretaria Municipal de Educação, com apoio das subprefeituras. O principal
objetivo é melhorar a organização
e o relacionamento no trânsito, a segurança das crianças durante o trajeto
casa-escola-casa e incentivar o transporte sustentável, que beneficia o meio
ambiente e a saúde.
O Corredor BRS São Francisco Xavier é uma realização da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da CET-Rio e da Fundação Parques e Jardins.
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio