28.3.23

CET-RIO, SME e Subprefeitura da Ilha Entregam mais uma Intervenção Urbanística do Programa A Caminho da Escola 2.0

Na sexta, 24/03, a CET-RIO, em parceria com a Secretária Municipal de Educação e a Subprefeitura da Ilha do Governador, entregou as intervenções urbanísticas realizadas no entorno da Escola Municipal Maestro Francisco Braga, que recebeu o Programa A Caminho da Escola 2.0.

Foram realizadas diversas modificações nas vias, como:
1. Redução do raio de curvatura nas interseções para reduzir a velocidade de conversão dos veículos, aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores e diminuir a distância de travessia dos pedestres e sua exposição ao risco de atropelamento;
2. Extensão da calçada para maior segurança e conforto nos deslocamentos de pedestres e no embarque e desembarque de alunos, com redução do espaço do carro e da velocidade;
3. Redução da largura das travessias a fim de diminuir o tempo de exposição dos pedestres;
4. Implantação de faixas de travessia de pedestres nas interseções para mais segurança e conforto nas travessias;
5. Criação de zona 30 nas ruas locais do entorno da escola e alerta de área escolar para prever a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h e informar os condutores acerca das condições particulares de operação da via;
6. Revitalização de ciclorrota para oferecer maior segurança aos ciclistas e incentivar o uso de modos ativos de transporte;
7. Instalação de balizadores e tachões para proteger as áreas verdes e proporcionar mais segurança e conforto aos pedestres e impedir o uso irregular dos espaços criados para ele como estacionamento de veículos motorizados;
8. Instalação de sinalização vertical (placas) informando aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias oferecendo informações para adotarem comportamentos adequados com o objetivo de aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via;
9. Ordenamento do estacionamento e/ou parada ao longo das ruas que dão acesso às escolas; e 10. Implantação de mão única na lateral da escola, em frente à praça Elis Regina, para mais segurança e conforto na travessia dos pedestres.

A rua Haroldo Lobo que, anteriormente, seguia direção em sentido duplo, passou a ter direção em sentido único, da Av. Carlos Meziano à Praça Elis Regina. Às quintas-feiras, o trecho ocupado pela feira livre, entre a rua Haroldo Lobo e a Praça Elis Regina, permanecerá interditado à circulação de veículos. A Implantação de mão única foi uma solicitação dos alunos para melhorar a segurança e o conforto na travessia.
Dentre os benefícios, o trânsito na região ficou mais organizado e seguro no trajeto casa-escola-casa e as crianças passaram a ter mais informações e consciência de como todos devem se comportar nas vias.

No evento de inauguração, a direção da Escola recebeu o certificado de participação no Programa, as crianças assistiram à peça educativa e receberam materiais de educação para o trânsito.


*Textos e Fotos
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio

9.3.23

Prefeitura do Rio lança Plano de Expansão Cicloviária

 

 

Hoje, 9/03, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Plano de Expansão Cicloviária - CicloRio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio. O evento aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo. A proposta consiste na revisão da Rede de Mobilidade por Bicicleta (RMB), em acordo com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Rio de Janeiro (PMUS-Rio) e visa estimular o uso da bicicleta como modo de transporte. O Plano também facilita a interligação de toda a cidade e a conexão com os centros dos bairros, além do acesso a grandes equipamentos urbanos e à rede de transportes de média e alta capacidade. 


A Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, afirmou que foi feita avaliação do estado das ciclovias já existentes e que houve diálogo, em oficinas, com a população, incluindo entregadores que trabalham utilizando bicicletas. Também foi realizada pesquisa virtual, via plataforma Participa.Rio, que contabilizou a participação de 2.782 pessoas. Segundo a secretária, foi possível mapear as ciclovias que estão em bom estado e as que não estão para elaborar um planejamento, a longo prazo (próximos 10 anos), para a rede cicloviária ideal para a cidade e definir quais são as prioridades. “Serão 400 conexões a mais e 1000 km de ciclovias para serem implantadas nos próximos anos”, disse Maína Celidonio. 

O Presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, falou que “no ano passado, foram executadas ações já considerando as primeiras definições do Plano”.  E “a meta estratégica é, no ano que vem, ter 100% das estações de transporte conectadas”. Diz também que, em 2022, foram acrescentados 30 km da Rede Cicloviária e, principalmente, fazendo conexão com 55 estações. A ideia do Plano Estratégico é permitir conexão das rotas cicloviárias com as estações de transporte, melhorando as condições de mobilidade. Neste ano ainda, a previsão é conectar 64 estações e, em 2024, fechar a Rede. Dinis ressaltou que a bicicleta pode não ser único meio de transporte, mas pode servir para uma parte da viagem. 

O Prefeito Eduardo Paes assinou decreto que consolida o Plano de Expansão Cicloviária - CicloRio. E ressaltou que é importante revisitar as ciclofaixas e ciclovias já existentes. Informou que haverá, por exemplo, bicicletários em estações do BRT. Comentou ainda que, em seu mandato, trouxe de volta o contrato de manutenção de ciclovias, por meio da Secretaria de Conservação.

A elaboração do plano contou com a colaboração das seguintes instituições parceiras: Bike na Pista, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento - ITDP Brasil, Transporte Ativo e Tembici.


Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio
*Imagens:
CET-Rio

15.2.23

Escola Gonçalves Dias é a Primeira do Ano a Receber Intervenções Urbanísticas do Programa A Caminho da Escola 2.0

 

A CET-Rio preparou atividades de inauguração das intervenções urbanísticas nesta manhã de quarta, 15/02, na Escola Municipal Gonçalves Dias, localizada no Campo de São Cristóvão, 115. Na mesma via, se encontra o Colégio Pedro II, também impactado pelas mudanças promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0. Durante a elaboração do projeto, o Pedro II também foi consultado e contribuiu com observações sobre as questões do trânsito no entorno.


Durante o evento, houve apresentação de teatro educativo sobre trânsito, cerimônia de entrega do certificado de participação no Programa à direção da Escola e distribuição de material educativo sobre trânsito. Também foi uma oportunidade de diálogo entre equipes da CET-Rio, subprefeitura do Centro e comunidade escolar sobre os resultados atingidos. A iniciativa foi parabenizada pela direção das duas escolas e pelos alunos. 


O Programa A Caminho da Escola 2.0 é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras. Anteriormente, foram realizadas ações prévias na E. M. Gonçalves Dias e, com o apoio de alunos e professores, o projeto foi elaborado com base na realidade do trânsito no entorno das instituições de ensino. A execução foi conduzida por profissionais da Prefeitura, que realizaram modificações nas vias para melhorar a organização e a segurança no trânsito na região. 


Dentre as intervenções, foram incluídos elementos de redução de velocidade; chicane; ordenamento do estacionamento e/ou parada ao longo da rua que dá acesso às escolas; extensão de calçada; estreitamento de faixa de circulação de veículos; redução da largura das travessias para reduzir o tempo de exposição dos pedestres a riscos; sinalização de área escolar e reforço da sinalização horizontal, além da vertical; pinturas para definir ilhas de proteção para o pedestre na travessia, por exemplo, na rua General Argolo, na altura da rua Campo de São Cristóvão; manutenção de semáforo na rua Fonseca Teles; instalação de balizadores, tachões e implantação de faixas de travessia de pedestres ao longo da rua em frente às escolas.


*Texto e fotos
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio

10.2.23

Programa A Caminho da Escola 2.0 Volta a Realizar Ações nas Escolas


Com a volta às aulas nesta semana, o Programa A Caminho da Escola 2.0 retomou as atividades de educação para o trânsito e o processo de elaboração de projetos de intervenções urbanísticas no entorno das escolas. Hoje, 10/02, a primeira beneficiada do ano foi a Escola Municipal Max Fleiuss, localizada na Praça Nossa Senhora das Dores, S/Nº, na Pavuna.



A equipe do Programa visita as instituições para apresentar peça de teatro, realizar atividades de educação sobre trânsito com os alunos e oficinas com os professores. A partir disso, a comunidade escolar passa a colaborar com o planejamento das intervenções urbanísticas por meio de apontamentos e construção de mapa de risco no trânsito da região.




O "A Caminho da Escola 2.0" é uma iniciativa da CET-Rio, que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e as subprefeituras para melhorar, principalmente, a organização e a segurança no trânsito, no entorno das escolas, considerando o trajeto casa-escola-casa que as crianças percorrem diariamente.




Texto e fotos:
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio




7.2.23

CET-Rio Retoma as Entregas das Intervenções Urbanísticas Realizadas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0

 

Foto: Priscila Gonçalves

A Escola Municipal Gonçalves Dias, no Campo de São Cristóvão, 115, é a primeira a ser beneficiada pelas intervenções urbanísticas realizadas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0 neste ano. O Colégio Pedro II, localizado nas proximidades, também foi impactado pelas mudanças. No processo de planejamento das intervenções, o Pedro II foi consultado e pontuou questões que contribuíram para ajustes no projeto.

A atividade de inauguração acontece na manhã de quarta, 15/02, na E. M. Gonçalves Dias, e inclui entrega de certificado de participação no Programa e conversa com a comunidade escolar sobre os resultados.

O Programa é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras. Anteriormente, foram realizadas ações prévias na escola e, com o apoio de alunos e professores, o projeto foi elaborado com base na realidade do trânsito no entorno das instituições de ensino. Em seguida, a execução foi conduzida por profissionais da Prefeitura, que realizaram as modificações nas vias para melhorar a organização e a segurança no trânsito na região.

Nesse caso, houve implantação de elementos de redução de velocidade (chincane); ordenamento do estacionamento e/ou parada ao longo da rua que dá acesso às escolas; extensão de calçada; estreitamento de faixa de circulação de veículos; redução da largura das travessias para reduzir o tempo de exposição dos pedestres a riscos; sinalização de área escolar e reforço da sinalização horizontal, além da vertical; pinturas para definir ilhas de proteção para o pedestre na travessia, por exemplo, na rua General Argolo, na altura da rua Campo de São Cristóvão; manutenção de semáforo na rua Fonseca Teles; instalação de balizadores, tachões e implantação de faixas de travessia de pedestres ao longo da rua em frente às escolas.


Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio 
 

21.12.22

Favela com Dignidade atende 2,8 mil moradores na Maré e na Providência

 

A Secretaria de Ação Comunitária, com a participação da CET-Rio e de vários outros órgãos da Prefeitura, realizou na quarta, 21/12, as duas últimas edições do ano do Programa Favela com Dignidade. Os locais atendidos foram a Vila do João, na Maré, e o Morro da Providência, no centro da cidade. 

Cerca de 2,8 mil pessoas foram atendidas com diversos serviços oferecidos por 23 órgãos e secretarias da Prefeitura. Entre eles, vacinação, inscrição para vagas de emprego, realização de cadastro único e de matrícula escolar, inscrição no programa Casa Verde e Amarela e retirada de documentos.

 


Na Vila do João, por exemplo, foi implantada sinalização pela CRTR 3 e a Coordenadoria de Educação distribuiu a Cartilha do Motociclista e material sobre ciclistas. Na Providência, a CRTR 1 realizou pinturas e também houve distribuição de material educativo. 

Tanto a Maré quanto a Providência foram impactadas pela realização de obras estruturais, asfalto, limpeza, iluminação e drenagem, que estavam ocorrendo desde a primeira semana de dezembro.


Fotos: Leonardo Cavalcante

16.12.22

CET-Rio Cumpre Meta e Entrega a Última Intervenção Urbanística do Programa A Caminho da Escola 2.0 em 2022

No dia 14/12, a equipe da CET-Rio entregou à Escola Municipal Edna Poncioni Ferreira, na Lagoa, o certificado de participação no Programa A Caminho da Escola 2.0. Esta é a última realização do Programa no ano, que marca o cumprimento da meta de entregar 18 intervenções urbanísticas no entorno das escolas que aderiram à construção do projeto. 

Nos arredores da Edna Poncioni Ferreira, as intervenções foram concluídas com pinturas verdes, instalação de tachões e balizadores para demarcar áreas de circulação exclusiva de pedestres, instalação de placas e outras pinturas para sinalização e mudança do sentido da rua da escola. 

O Programa A Caminho da Escola 2.0 é realizado pela CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apoio das subprefeituras. O principal objetivo é melhorar a organização e o relacionamento no trânsito, a segurança das crianças durante o trajeto casa-escola-casa e incentivar o transporte sustentável, que beneficia o meio ambiente e a saúde.  


Texto e Fotos
Clécia Oliveira

CEDUT/CET-Rio

13.12.22

CET-Rio Entrega Certificados a Escolas Contempladas com Intervenções Urbanísticas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0

O Programa A Caminho da Escola 2.0 entregou certificados de participação às escolas municipais Orsina da Fonseca (Tijuca), Jean Mermoz (Cachambi) e José Joaquim de Queiroz Junior (Praça Seca). As instituições acabaram de receber intervenções urbanísticas nas vias próximas, viabilizadas pelo Programa. Após atividades prévias de educação para o trânsito, análise do local e apoio dos alunos e professores que apontaram os principais problemas no trânsito nos entornos das escolas, os projetos das intervenções foram elaborados e executados por equipes da Prefeitura do Rio.

As mudanças nas vias incluem pinturas e instalação de placas, balizadores e tachões, que orientam a população sobre o comportamento no trânsito. Um dos destaques são as áreas verdes demarcadas para circulação exclusiva de pedestres, que oferecem mais espaço para locomoção e segurança para quem circula a pé. 

No caso da E. M. Orsina da Fonseca, na Tijuca, também há mais um benefício. No dia 12/12, foi inaugurado o novo Corredor BRS, que atravessa a rua São Francisco Xavier do número 11 ao 681 e vias próximas. Em conjunto, além das áreas verdes que atendem às duas ações, as intervenções promovidas pelo BRS e pelo A Caminho da Escola 2.0 demarcam áreas exclusivas para circulação de pedestres e para circulação de transporte público coletivo, respectivamente. E pontos de ônibus foram instalados ou remanejados para atender melhor à população, inclusive a escola tijucana passou a ter um ponto BRS próximo à sua entrada. É uma forma de organizar, otimizar e tornar o trânsito mais seguro e com respeito entre os que circulam na região.   

O Programa A Caminho da Escola 2.0 é realizado pela CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apoio das subprefeituras. O principal objetivo é melhorar a organização e o relacionamento no trânsito, a segurança das crianças durante o trajeto casa-escola-casa e incentivar o transporte sustentável, que beneficia o meio ambiente e a saúde. 

O Corredor BRS São Francisco Xavier é uma realização da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da CET-Rio e da Fundação Parques e Jardins. 



Texto e Fotos
Clécia Oliveira
CEDUT/CET-Rio