23.1.14

PREFEITURA ANUNCIA ESQUEMA DE TRÂNSITO PARA OS ENSAIOS TÉCNICOS NO SAMBÓDROMO



A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio, montou esquema especial de trânsito para os ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo que serão realizados nos dias  19, 25 e 26 de janeiro de 2014 e no dias 1º, 2, 8, 9, 15, 16 e 23 de fevereiro de 2014, das 17h às 2h.


Autoriza a interdição ao tráfego de veículos, das vias, na seguinte forma:

I – Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Praça da Bandeira / Centro, entre os entroncamentos nas proximidades da Rua Carmo Neto e da Rua de Santana.

II – Rua Benedito Hipólito:

a) no trecho compreendido entre a Rua Amoroso Lima e a Rua Carmo Neto, deixando livre o cruzamento.

b) no trecho compreendido entre a Rua Carmo Neto e o acesso a Avenida Trinta e Um de Março.

III – Avenida Marquês de Sapucaí, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Frei Caneca.

IV – Avenida Salvador de Sá, no trecho compreendido entre a Rua Frei Caneca (via junto ao BPChoque) e a Avenida Marquês de Sapucaí.

V - Acesso da Avenida Trinta e Um de Março para a Avenida Salvador de Sá.

VI – Via de ligação da Rua Frei Caneca, junto à Praça da Apoteose, para a Avenida Salvador de Sá.


Para os dias 19, 25 e 26 de janeiro de 2014 e no dias 1º, 2, 8, 9, 15, 16 e 23 de fevereiro de 2014, das 17h às 2h.



22.1.14

MANUAL DE CONVIVÊNCIA ÁREA DE LAZER DA ORLA DA ZONA SUL

Domingo, dia 19, continuou  ação educativa na orla do Leblon, mais uma vez nosso equipe participou da ação que contou com a presença do nosso mascote.  A  operação será realizada durante toda estação de verão e participa delas as Secretaria de Ordem Publica, a Guarda Municipal e a Policia Militar.









20.1.14

Prefeitura dá início à segunda etapa de remoção do Elevado da Perimetral

A partir do dia 25 de janeiro, o processo de revitalização da Região Portuária do Rio entra em uma nova fase. Para dar continuidade à implantação do novo sistema de mobilidade urbana do Porto Maravilha, a Prefeitura do Rio apresenta nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, a sequência da remoção do Elevado da Perimetral e o esquema de trânsito e transportes. A nova etapa de remoção do Elevado da Perimetral permitirá o avanço das obras dos túneis da Via Expressa, hoje com 537,2 metros escavados.

As mudanças virão em etapas. No dia 25 de janeiro, sábado, às 22h, o Elevado da Perimetral, no trecho entre a Avenida General Justo (Aterro do Flamengo) e a Praça Mauá, será definitivamente interditado. No dia 8 de fevereiro, o Mergulhão da Praça XV será fechado; e a circulação de carros particulares na Avenida Rio Branco, proibida. A interdição do Mergulhão é necessária para readequar o traçado atual e incorporá-lo ao do Túnel da Via Expressa. Ele passará a contar com três faixas por sentido, como em toda a extensão da Via Expressa. Após as obras, a Praça XV será reconstituída conforme desenho original.

Nesta fase, a operação compreende a retirada de 1.689 metros do elevado, entre a Rua Visconde de Inhaúma e o III Comar, na altura da Praça XV, próximo à entrada do Aterro do Flamengo. A metodologia aplicada, de demolição e desmonte, mais indicada  à estrutura composta por concreto e vigas metálicas, também se justifica pela proximidade do viaduto aos edifícios vizinhos. Os trabalhos se dividem em cinco frentes de obras: Avenida Presidente Vargas, Bolsa de Valores, Praça XV, na altura do restaurante Albamar, e na rampa do Elevado da Perimetral da Avenida General Justo (acesso do Aterro do Flamengo).

Metodologia do desmonte

1º: Demolição do concreto sobre o "tabuleiro" do viaduto por equipamentos como rompedores hidráulicos e tesouras mecânicas.
2º: Demolição do concreto, desconexão das vigas e retirada por meio de guindastes mecânicos.

Sequência da obra:
  • Remoção do Elevado da Perimetral;
  • Construção de paredes de concreto para contenção do solo;
  • Escavação de trecho para passagem das redes de infraestrutura urbana (água, saneamento, drenagem, energia, gás natural, telecomunicações e iluminação pública);
  • Execução da laje de cobertura (podem ser várias lajes);
  • Após a laje pronta, escavação da parte interna do túnel;
  • Após escavação do túnel, execução das obras de infraestrutura e pavimentação.
Prédios do entorno, dentro da área de influência direta, e edifícios de relevância histórica já passam por vistorias cautelares e instalação de instrumentos de medição. Por meio destes instrumentos, técnicos efetuam medições semanais para analisar possíveis movimentações do solo. Ao todo, 27 edifícios vistoriados são monitorados.

TRÂNSITO

Para minimizar os impactos das obras no trânsito, um novo esquema de tráfego na região do Centro será montado. Na sexta-feira, dia 24 de janeiro, haverá proibição de estacionamento em diversas ruas, com redução de 1.000 vagas. Veja a relação dos locais – Clique aqui.

 
No sábado, dia 25 de janeiro, a Perimetral será fechada a partir das 22h. No domingo, 26 de janeiro, seis ruas e avenidas do Centro e Lapa terão seus sentidos invertidos.

A partir de sábado, 1º de fevereiro, a Avenida Rio Branco, entre a Praça Mauá e a Avenida Presidente Vargas, passa a operar apenas sentido Praça Mauá.

No sábado, dia 8 de fevereiro, a Avenida Rio Branco, entre a Presidente Vargas e a Beira-Mar, transforma-se numa via de mão-dupla exclusiva para táxis e ônibus com ligação direta com o Aterro e a Avenida Presidente Vargas nos dois sentidos. A partir dessa data, os ônibus municipais terão seus itinerários alterados.

Com a Avenida Rio Branco e o Mergulhão da Praça XV fechados, os veículos particulares terão dois trajetos preferenciais:

- No sentido Aterro/Castelo: Via Binário/Rua Camerino ou Avenida Presidente Vargas, Avenida Passos, Avenida República do Paraguai, Rua Teixeira de Freitas e Aterro do Flamengo;

- No sentido Praça Mauá/Via Binário do Porto: Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Rio Branco e Via Binário do Porto.

- No sentido Zona Sul/Centro: Túnel Santa Bárbara e Túnel Rebouças.

A operação de trânsito contará com a participação de 800 homens entre guardas municipais, controladores de trânsito da CET-Rio e operadores da Porto Novo, 40 viaturas e 56 motocicletas que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar os desvios e efetuar bloqueios necessários. Também serão utilizados 44 painéis de mensagens variáveis móveis e 10 painéis fixos que passarão orientações aos motoristas, informando sobre os bloqueios e as rotas a serem utilizadas, além das condições do tráfego.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência da ocorrência com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 15 reboques serão posicionados no entorno para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente de algum veículo.

VIAS QUE TERÃO SENTIDO INVERTIDO

A partir do dia 26/01
- Rua Uruguaiana, entre Rua Acre e Rua Buenos Aires;
- Avenida República do Paraguai terá as duas pistas no sentido Lapa;
- Rua Teixeira de Freitas, no trecho compreendido entre Avenida República do Paraguai e Avenida Augusto Severo, ficará no sentido Beira-Mar;
- Rua do Passeio, entre as ruas Luiz de Vasconcelos e Teixeira de Freitas;
- Rua Mestre Valentim, trecho compreendido entre Rua Teixeira de Freitas e Rua Luiz de Vasconcelos;
- Avenida Marechal Floriano, trabalhará em regime de mão dupla em toda sua extensão.

A partir de sábado, dia 01/02
- Avenida Rio Branco no trecho compreendido entre Avenida Presidente Vargas e Praça Mauá ficará sentido Praça Mauá.

A partir de sábado, dia 08/02
- Avenida Nilo Peçanha ficará em mão dupla entre a Uruguaiana e a Graça Aranha.

VIAS DISPONÍVEIS PARA O TRÁFEGO DE VEÍCULOS PARTICULARES

A partir de domingo, dia 26/01
- Foram abertas três faixas na Rua Teixeira de Freitas, no trecho entre Avenida República do Paraguai e Rua do Passeio, junto à calçada da Escola de Música, que seguem sentido Avenida Mem de Sá e Rua do

A partir de sábado, dia 08/02

- Rua Sete de setembro, entre a Avenida Passos e a Rua Uruguaiana;
- Rua Uruguaiana, entre a Rua Sete de Setembro e a Nilo Peçanha;

AVENIDA RIO BRANCO 

No dia 8, a Avenida Rio Branco passa a operar em regime de mão dupla. Entre a Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, a faixa central da via será destinada à circulação de táxis no sentido Cinelândia que não terão ponto para embarque e desembarque. As faixas laterais ficarão disponíveis para o tráfego de ônibus: duas no sentido Candelária e as outras duas no sentido contrário (Cinelândia).


- Para os veículos de passeio vindos da Avenida Presidente Vargas e Binário/Camerino em direção à região do Castelo, Praça XV, Lapa e Glória, o último acesso é pela Av. Passos.

- O acesso à Avenida Graça Aranha e adjacências poderá ser feito pela Avenida Passos, Rua Sete de setembro, Rua Uruguaiana e Avenida Nilo Peçanha.

- O acesso à Rua Dom Gerardo, a partir do Binário, será feito pelas ruas Acre e Marechal Floriano e pela Avenida Rio Branco.

- O acesso à Rua do Passeio passará a ser feito pela República do Paraguai, Mestre Valentim e Luiz de Vasconcelos.

- Os veículos que acessam a Avenida República do Paraguai vindos da Lapa deverão seguir pela Avenida Mem de Sá.

OUTROS EIXOS DE CIRCULAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

Na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e Rua Visconde de Inhaúma (Sentido Praça XV): Funcionará com todas as seis faixas exclusivas para ônibus.

Na Avenida Rio Branco, entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá (Sentido Praça Mauá): Das seis faixas em funcionamento, as três da direita serão utilizadas para ônibus.

Avenida Presidente Antônio Carlos / Rua Primeiro de Março (até
Avenida Presidente Vargas): Haverá manutenção do sistema BRS, com redução de duas faixas para uma.

Avenida Passos / Avenida República do Paraguai: Implantação de uma faixa exclusiva na Avenida Passos para ônibus no trecho entre Avenida Presidente Vargas e Praça Tiradentes.

REVERSÍVEL NA AVENIDA PRESIDENTE VARGAS

A partir do dia 10 de fevereiro, a reversível  montada todos os dias úteis na Avenida Presidente Vargas, das 6h às 11h, terá sua extensão reduzida, funcionando da descida do Viaduto dos Marinheiros, em frente ao prédio da Prefeitura, até a Estátua do Zumbi (altura da Rua do Santana).

 
NOVOS PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE PARA TÁXI

A partir do dia 3 de fevereiro, serão implantadas novas áreas de embarque e desembarque para táxis. Veja a relação dos locais – Clique aqui.

PONTOS TERMINAIS DE ÔNIBUS

Implantação de novas áreas destinadas a pontos terminais:

- Avenida General Justo (01/02)
No trecho entre o Museu Histórico Nacional e a Praça Senador Salgado Filho, por onde vão circular linhas municipais urbanas e executivas (frescões) e linhas executivas intermunicipais.
- Avenida Rio Branco (01/02)
No trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua São Bento, por onde vão circular linhas urbanas intermunicipais.
- Avenida Presidente Vargas (08/02)
No trecho entre a Rua Uruguaiana e Rua Primeiro de Março (pista central, sentido Candelária), por onde vão circular linhas urbanas municipais e intermunicipais.
No trecho da Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco - Praça Pio X (Sentido Zona Norte), por onde vão circular linhas urbanas municipais e intermunicipais.

Terminais e pontos finais existentes que serão mantidos:

Terminal Padre Henrique Otte; Terminal Américo Fontenelle; Terminal Procópio Ferreira; Terminal Misericórdia; Terminal Menezes Côrtes; Avenida Churchill; Avenida Chile; Avenida Augusto Severo; Avenida

Terminais e pontos finais com alteração na operação


- Terminal Menezes Cortes
Mantido para as linhas intermunicipais rodoviárias (denominadas como "A" e "AC") e municipais executivas. Sempre que o terminal alcançar sua capacidade máxima, as linhas farão seu ponto final no novo terminal da Avenida General Justo.

- Terminal Misericórdia
Mantido para linhas urbanas municipais que já utilizam o terminal e as com destino Praça XV (hoje com ponto final no Mergulhão), Castelo e Carioca. Sempre que o terminal alcançar sua capacidade máxima, as linhas farão seu ponto final no terminal da Avenida General Justo.

- Avenida Nilo Peçanha
Mantido para algumas linhas municipais executivas que já utilizam a avenida, ocupando apenas o recuo existente. As demais serão transferidas para o Terminal Menezes Cortes.

Pontos finais transferidos para liberação das respectivas vias
- Avenida Beira-Mar: linhas urbanas municipais terão seus pontos finais transferidos para o novo terminal da Avenida General Justo ou para o terminal da Avenida Augusto Severo.

- Terminal Alfredo Agache (Mergulhão): os pontos terminais serão transferidos para o Terminal Misericórdia e para o terminal da Avenida General Justo.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DE ITINERÁRIOS DAS LINHAS DE ÔNIBUS

Linhas municipais
 
Acessam a região do Centro pela Avenida Passos/Avenida República do Paraguai ou Avenida Rio Branco, e saem pela Avenida Presidente Antônio Carlos/Rua Primeiro de Março ou Avenida Rio Branco ou Rua da Carioca/Praça da República.
As linhas executivas deverão acessar a região do Centro pela Avenida Passos/Avenida República do Paraguai e sair pela Avenida Presidente Antônio Carlos/Rua Primeiro de Março.

Linha intermunicipais metropolitanas
 
Deverão acessar a região do Centro pela Praça da República com destino à Avenida Augusto Severo. As demais terão seus pontos terminais em área próxima à Candelária.
As linhas executivas deverão acessar a região do Centro pela Avenida Passos/Avenida República do Paraguai e sair pela Avenida Presidente Antônio Carlos/Rua Primeiro de Março.

Linhas intermunicipais não-metropolitanas
 
Os pontos finais serão transferidos para o Terminal Rodoviário Novo Rio, permanecendo no Terminal Menezes Cortes apenas as linhas vindas de municípios com distância inferior a 80 quilômetros do Centro do Rio.

As informações detalhadas sobre os itinerários das cerca de 250 linhas municipais e 65 linhas metropolitanas que serão afetadas estarão disponíveis em tabela no site da Secretaria Municipal de Transportes (www.rio.rj.gov.br/web/smtr) e do Centro de Operações Rio (www.centrodeoperacoes.rio.gov.br).

REFORÇO OPERACIONAL PARA AUMENTO DA CAPACIDADE NOS TRANSPORTES PÚBLICOS

Metrô ganhará reforço operacional para aumento da capacidade nas estações General Osório, Botafogo, Carioca, Uruguaiana, além das linhas de Metrô de Superfície.

Trens vão aumentar oferta em todos os ramais. A Supervia disponibilizará trens expressos no ramal Japeri e partidas extras no terminal Gramacho.

Barcas terão reforço operacional nas estações Praça XV e Araribóia. Sistema entra em operação de manutenção para aumento da capacidade.

Ônibus terão aumento de frota nos serviços executivos com destino ao Centro. Operação funcionará com 100% da frota determinada na ligação São Cristóvão x Zona Sul via Túnel Rebouças.

 
PONTOS DE CARGA E DESCARGA

Veja a relação dos locais de pontos de carga e descarga – Clique aqui

 
CICLOVIAS

Novas rotas cicloviárias disponibilizadas aos cariocas na região central da cidade:
MAM - Praça Henrique Lage/Buraco do Lume/Largo da Carioca = 1,3 Km via Avenida Calógeras e Graça Aranha
MAM - Cinelândia: 0,5 Km via Avenida Beira-Mar
MAM - Praça XV: 1,2 Km via Santa Luzia
Além disso, o Programa Bike Rio será expandido para o Centro com 12 estações na região Central e 12 na Portuária.

 
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
- Usar transporte público (METRÔ, TREM, BARCAS E ÔNIBUS).
- Respeitar os locais de proibição de estacionamento;
- Respeitar locais e horários de carga e descarga;
- Evitar circular pelo Centro, se esse não for o seu destino;
- Utilizar rotas alternativas;
- Usuários de ônibus deverão estar atentos às mudanças e seguir a orientação dos agentes, panfletos e sinalização;
- Atentar para as principais alterações de circulação na região;
- Para veículos de passeio vindo da Avenida Presidente Vargas e Binário/Camerino em direção à região do Castelo, Praça XV, Lapa e Glória o último acesso é pela Av. Passos;
- A Avenida Rio Branco será de uso exclusivo para transporte público (ônibus e táxis);
- Não haverá pontos de embarque/desembarque para táxis na Avenida Rio Branco;
- O acesso a Avenida Graça Aranha e adjacências poderá ser feito pela Avenida Passos, Rua Sete de setembro, Rua Uruguaiana e Avenida Nilo Peçanha;
- Pedestres devem ficar atentos às mudanças de direção, principalmente nas vias que passarão a ser mão dupla ou sentido invertido: Avenida Nilo Peçanha, Avenida Rio Branco, Rua Teixeira de Freitas, Rua Uruguaiana, Avenida República do Paraguai, Rua Sete de Setembro e Rua Uruguaiana.

Obras de adaptação

A Concessionária Porto Novo, contratada pela Prefeitura do Rio para executar obras e prestar serviços públicos municipais na região do Porto Maravilha, mantém frentes de obras de adaptação viária em 19 pontos para viabilizar as novas rotas de trânsito para a Zona Sul e Lapa. São elas:

- Aterro do Flamengo, em frente à Avenida Rio Branco
- Aterro do Flamengo, em frente à Rua Teixeira de Freitas
- Lapa, na Rua Teixeira de Freitas
- Lapa, na Avenida República do Paraguai
- Lapa, esquina das ruas Riachuelo e Rua Mem de Sá
- Entrada do Terminal General Justo, na Avenida General Justo
- Avenida General Justo - Conexão com o Terminal Misericórdia
- Rua do Lavradio com Avenida Chile
- Avenida Almirante Barroso com Avenida Presidente Antônio Carlos
- Rua Nilo Peçanha com Avenida Rio Branco
- Rua São José com Terminal Menezes Cortes
- Rua Sete de Setembro com Rua Uruguaiana
- Avenida República do Paraguai com Rua Silva Jardim
- Rua do Mercado
- Candelária
- Avenida Marechal Floriano com Rua do Acre
- Praça da República
- Rua Riachuelo com Avenida Washington Luís
- Terminal Misericórdia

Metodologia de construção dos túneis da Região Portuária e do Centro

As obras dos túneis da Via Expressa, escavados a 46 metros de profundidade, adotam duas metodologias. Até a Praça Barão de Ladário, onde há um dos poços de acesso, o método é a escavação em rocha. A partir deste poço, nos dois sentidos até o Mergulhão, a técnica implantada, de escavação a céu aberto (conhecida como cut and cover), permite cobrir a galeria em menor tempo possível devolvendo a superfície mais rápido para continuidade das obras de implementação do Veículo Leve sobre Trilhos. O método garante a entrega das obras de reurbanização dos passeios públicos e ampliação de áreas verdes no Centro, o restauro da Praça XV, ao mesmo tempo em que a construção dos túneis continua no subterrâneo, com menor impacto para o trânsito e rotina da região central da cidade.

Via Expressa

Ligará o Aterro do Flamengo a Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói em substituição ao Elevado da Perimetral no novo sistema de mobilidade urbana da Região Portuária. Terá 5.050 metros, três faixas em cada sentido e o maior túnel urbano do País, com 3.701 metros. Combinada à Via Binário do Porto, a Via Expressa aumentará a capacidade do fluxo de veículos na região em 27%, a partir de 2016. A construção do túnel permitirá a implementação na superfície de um grande passeio público com 61 mil m² e 2,6 km de extensão, do Armazém 8 até a Praça XV, com passagem para o VLT. O novo modelo privilegia o transporte de massa e o pedestre, aumentando a capacidade de circulação com qualidade de vida.

No primeiro semestre de 2014 será inaugurado o Túnel do Binário. Com 1.480 metros, o túnel vai conectar a Rua Primeiro de Março à Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense. 

Balanço do Plano de Mitigação Fase 1 de obras para substituição do Elevado da Perimetral

O resultado da aplicação das medidas do Plano de Mitigação de Impactos sobre o Trânsito implantado em outubro de 2013 é avaliado como positivo, especialmente por conta da modificação do comportamento da população. A Prefeitura do Rio coordenou ampla campanha de comunicação para tornar públicas as medidas que previam a entrada em operação da Via Binário do Porto, em meio a uma série de alterações na rotina do Centro. Dentre as principais mudanças, o aumento da oferta de lugares e horários de pico no metrô, trens, barcas e ônibus, restrições de estacionamento, criação de novos corredores viários específicos para carros e/ou ônibus (Binário 2, BRS Estácio-Carioca); incentivo à carona solidária; uso de rotas alternativas aos eixos convencionais; redução de ônibus nas vias de acesso ao Centro, como as avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas; e mudança nos horários de carga e descarga no Centro e entorno.

Observou-se mudança no perfil do carioca neste período, com a migração do transporte individual para o transporte público coletivo e a adoção de novos horários para o deslocamento. Números levantados pelas concessionárias de serviços de transportes apontam que as barcas registraram 10.000 passageiros por dia a mais, e os trens absorveram 15.000 a mais diariamente. O metrô, por sua vez, constatou acréscimo diário de 30.000 usuários. Do total, 55.000, calcula-se que 10.000 migraram do carro para o transporte público, enquanto os outros cerca de 45.000 originados dos ônibus passaram a utilizar barcas, trens ou metrô. O levantamento estima que, com isso, o centro da cidade deixou de absorver 6.000 viagens de carro e 1.000 viagens de ônibus por dia.

Todo o processo passa por monitoramento contínuo. Os dados apresentados abaixo foram retirados de relatório da Sinergia Estudos e Projetos, com base na coleta de informações da CET-Rio.


Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=4552877

15.1.14

CURSO PARA CONTROLADORES DE TRÂNSITO

Hoje , dia 15, foi ministrado curso de aperfeiçoamento para os controladores da Base Santa Bárbara , o curso que vem sendo realizado periodicamente, visando qualificar os terceirizados que atuam nas vias da cidade como facilitador do tráfego, cuja função é dar fluides ao trânsito.  Nosso diretor Mauro Cezar em sua palestra colocou a importância da educação para o trânsito , da ética e da postura não só no período de trabalho , mas na vida.

Nosso Diretor Mauro Cezar



13.1.14

MANUAL DE CONVIVÊNCIA ÁREA DE LAZER DA ORLA DA ZONA SUL

Domingo, dia 12,  ação educativa na orla do Leblon, mas uma vez nosso equipe particpou da ação. A operação conta com diversos órgãos da prefeitura como SEOP, Guarda Municipal e Policia Militar. A  operação será realizada durante toda estação de verão.






10.1.14

Avenida Dom Hélder Câmara, no Cachambi, terá interdições para obras drenagem

A partir do dia 13 até o dia 31 de janeiro de 2014, na altura do Cachambi, a Avenida Dom Hélder Câmara, pista sentido Centro, terá duas faixas de rolamento interditadas no trecho entre os números 4.766 e 4.704, para realização das obras de drenagem e reurbanização. Para isso, a Secretaria Municipal de Transportes e CET-Rio montaram um esquema especial de transportes e trânsito.

Será implementada uma faixa reversível na Av. Dom Hélder Câmara, pista sentido Madureira, entre os números 4.784 e 4.716, para facilitar a mobilidade dos veículos oriundos da pista sentido Centro.

As linhas de ônibus seguirão as orientações dos agentes da CET-Rio.

A operação de trânsito será monitorada por Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Agentes da CET-Rio e Guardas Municipais, e terá a implantação de painéis de mensagens variáveis, que atuarão como objetivo de sinalizar e orientar os motoristas e pedestres quanto às alterações promovidas, de maneira a manter a fluidez e, principalmente, a segurança dos motoristas e pedestres.

O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras para, em sintonia com o monitoramento de campo realizado pela CET-Rio, implementar ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A Prefeitura está realizando a orientação aos moradores e motoristas a respeito da operação e alterações promovidas.
 

8.1.14

Prefeitura anuncia esquema especial de trânsito para ensaio técnico da Vila Isabel




A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio informa que, nesta quarta-feira, 8, em virtude da realização do ensaio técnico da Escola de Samba Vila Isabel, a pista do lado direito do Boulevard 28 de Setembro, será interditada, no trecho entre a Rua Duque de Caxias e a Rua Luis Barbosa. As intervenções começam às 21h e se estendem até as 23h.
DESVIO:
Os veículos procedentes da pista da direita na Boulevard 28 de Setembro com destino à Praça Barão de Drummond serão desviados pelas ruas Duque de Caxias,Torres Homem e Rua Barão de São Francisco.
ESTACIONAMENTO PROIBIDO

Estará proibido o estacionamento de veículos na Rua Duque de Caxias, no  lado esquerdo, entre a Boulevard 28 de Setembro e a Rua Torres Homem.
SENTIDO DUPLO DE CIRCULAÇÃO
Será implantado o duplo sentido de circulação no trecho entre a Boulevard 28 de Setembro e Rua Torres Homem, nas seguintes vias: Rua Visconde de Abaeté, Rua Souza Franco, Rua Major Barros e Rua Silva Pinto, durante o horário do evento
Todo acesso as ruas transversais ao trecho citado deverá ocorrer pela Rua Torres Homem e estarão todas em mão dupla, com acesso restrito aos moradores.
Operadores de tráfego orientarão os motoristas.

O Centro de Controle Rio - COR atuará fazendo as imposições semafóricas necessárias nas vias.

Aos motoristas é sugerido que evitem passar pelo local , procurando rotas alternativas para seus trajetos.

É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito.


7.1.14

Prefeitura anuncia esquema na Avenida Brasil, altura de São Cristóvão, a partir de domingo

Prefeitura anuncia esquema de tráfego na Avenida Brasil sentido Centro, altura de São Cristóvão, a partir deste domingo

Intervenções são para construção da adutora de ligação dos reservatórios do Pedregulho e do Morro do Pinto

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo, informa que, a partir deste domingo, dia 5 de janeiro, será montado esquema especial de tráfego na região do bairro de São Cristóvão, na Zona Norte, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito para realizar obra de adutora na Avenida Brasil. O bloqueio será feito na pista lateral da Avenida Brasil, sentido Centro, entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Rua Santos Lima (Rua da Igrejinha).

A operação de trânsito vai mobilizar 25 controladores da CET-Rio, viaturas e motocicletas para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar os desvios e efetuar bloqueios necessários. Painéis de mensagens variáveis móveis e fixos passarão orientações aos motoristas, informando bloqueios e rotas a serem utilizadas, além de informar as condições do tráfego em tempo real.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência da ocorrência com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, dois reboques da CET-Rio posicionados no entorno farão a desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente. A operação de tráfego será mantida até o término da obra, com previsão de duração até o fim de fevereiro.

INTERDIÇÕES

A partir da 0h deste domingo, dia 5 de janeiro, até o término da obra
Bloqueio da pista lateral da Avenida Brasil, sentido Centro, entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Rua Santos Lima (Rua da Igrejinha).


PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA CIRCULAÇÃO

INVERSÃO DE SENTIDO
Com a interdição do trecho da pista lateral da Avenida Brasil, veículos que normalmente trafegam por esta via deverão utilizar como desvio as ruas Monsenhor Manuel Gomes e Santos Lima (Rua da Igrejinha), que terão sentidos invertidos.

ROTAS ALTERNATIVAS

Avenida Brasil – Centro
Veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Centro deverão utilizar a Rua Célio Nascimento (acesso a Benfica), Rua Couto de Magalhães, Rua Senador Bernardo Monteiro, Rua Visconde de Niterói, Viaduto Agenor de Oliveira (Viaduto da Mangueira), Radial Oeste, Praça da Bandeira.

Avenida Brasil – Túnel Rebouças
Veículos provenientes da Avenida Brasil com destino ao Túnel Rebouças deverão utilizar a Rua Bela, Campo de São Cristóvão, Viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, Elevado Engenheiro Freyssinet (Elevado Paulo de Frontin), Túnel Rebouças.


PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

A partir da 0h deste domingo, dia 5 de janeiro, até o término da operação (fim do mês de fevereiro)

Para viabilizar a rota de desvio será proibido estacionamento nas seguintes vias:
- Rua Monsenhor Manuel Gomes, ambos os lados;
- Rua da Igrejinha, ambos os lados;
- Rua Almirante Mariath, no trecho entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Avenida Brasil, no lado esquerdo
- Rua Conde de Leopoldina, no trecho entre a Rua Monsenhor Manuel Gomes e a Avenida Brasil, no lado esquerdo

MUDANÇAS DE ITINERÁRIO DOS ÔNIBUS

1 - As linhas regulares de ônibus que circulam na pista lateral da Avenida Brasil, no trecho interditado, deverão praticar o seguinte desvio de itinerário:
..., Avenida Brasil (pista lateral), Rua Monsenhor Manoel Gomes, Rua Santos Lima, Avenida Brasil,...

2 - A linha 210 (Caju x Praça XV) terá seu itinerário alterado conforme descrito a seguir:… Viaduto Ataulfo Alves, Rua Boituva, Avenida Brasil, Rua Bela, Rua General Bruce, Rua Monsenhor Manoel Gomes (NOVO SENTIDO), Rua Santos Lima, Avenida Brasil, ...

Ponto de ônibus
O ponto de ônibus próximo à passarela do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) será transferido para o ponto já existente na Rua Santos Lima esquina com a Avenida Brasil. 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular nas vias da região e respeitar os locais de proibição de estacionamento (reboques da Seop atuarão na repressão ao estacionamento irregular).

Rede de água

A adutora começou a ser construída no início de 2013 e já tem diversos trechos concluídos, entre o Reservatório do Pedregulho e a Avenida Brasil, a Avenida Professor Pereira Reis e o Morro do Pinto, a adutora está pronta. A intervenção que provoca a interdição neste trecho da Avenida Brasil é para permitir a ligação entre o Reservatório do Pedregulho e o do Morro do Pinto e ao do Morro de São Bento.

O reservatório do Morro do Pinto, construído pelas obras do Porto Maravilha, tem capacidade de armazenar 15 milhões de litros de água e vai abastecer toda a Região Portuária. Será o terceiro maior da cidade (os primeiros são o do Pedregulho, perto do Vasco; e dos Macacos, no Horto Florestal), com potencial para atender população de até 500 mil pessoas.


Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=4532926

6.1.14

Prefeitura inaugura corredor BRS Marechal Rondon nesta quinta-feira

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da CET-Rio, inaugura, nesta quinta-feira (2/01), o BRS Marechal Rondon. O mais novo corredor preferencial para coletivos vai ordenar 21 linhas de ônibus com destino à Zona Norte. O objetivo dos corredores expressos é aumentar o conforto e eficiência do sistema, reorganizando o trânsito e o transporte público, além de reduzir o tempo de viagem dos usuários.

O BRS Marechal Rondon terá 4,2 quilômetros de extensão e começará na Rua Hermengarda (na altura da Rua Cônego Tobias), seguindo pela Rua Padre Roma, Rua Maria Antônia, Rua General Belegarde e Avenida Marechal Rondon (na altura da Rua Sousa Dantas). No total, serão 15 pontos de parada, com abrigos e totens, distribuídos ao longo do percurso do novo BRS.

Nesta primeira semana de implantação, serão feitos trabalhos de orientação aos usuários e motoristas e a fiscalização eletrônica começa a operar a partir do dia 13 de janeiro.

Passageiros e motoristas foram informados durante todo o mês de dezembro sobre as mudanças por meio de panfletos. Segundo a CET-Rio, a redução do tempo de viagem nos corredores BRS já implantados é de cerca de 20%.

Com o novo BRS, a cidade do Rio passar a ter 37,9 quilômetros de faixas preferenciais de ônibus já em funcionamento. O trabalho é feito em parceira com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, que realiza a sinalização horizontal, correção e nivelamento de calçadas e meio-fio e recapeamento das vias que não receberam o programa Asfalto Liso.

Todas as linhas foram agrupadas em pontos específicos com numeração de BRS3 até BRS6, conforme descritas abaixo. Ônibus, que vão circular ao longo do novo corredor, poderão fazer paradas em todos os pontos do BRS Marechal Rondon.

BRS3
454 – Méier - Prado Júnior
455 - Méier - Copacabana
456 - Norte Shopping - General Osório
457 - Abolição - General Osório
458 - Méier - Praia de Botafogo
459 - Abolição - Praia de Botafogo

BRS4
238 - Água Santa - Praça XV
239 - Água Santa - Castelo
247 - Camarista Méier - Passeio
249 - Água Santa - Carioca
254 - Madureira - Praça XV
2251- Engenho de Dentro - Castelo

BRS5
346 - Gardênia Azul - Praça XV
353 - Rodoviária - Cidade de Deus
363 - Vila Valqueire - Praça XV
383 - Jardim Novo - Tiradentes
391 - Padre Miguel - Praça da República

BRS6
606 - Rodoviária - Engenho de Dentro
607 - Cascadura - Rio Comprido
627 - Saens Peña - Inhaúma
636 - Saens Peña - Gardênia Azul




3.1.14

PREFEITURA APRESENTA BALANÇA FINAL DA OPERAÇÃO D0 RÉVEILLON EM COPACABANA


Foram utilizados cerca de 3,5 mil ônibus que ligaram Copacabana a todas as regiões da cidade

A  Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da CET-Rio, apresenta balanço final da operação de trânsito e transporte para a festa de Réveillon em Copacabana. Foram utilizados cerca de 3,5 mil ônibus na operação, que fizeram a ligação de Copacabana a todas as regiões da cidade, incluindo os terminais de transporte como o da Central do Brasil e da Rodoviária Novo Rio e os aeroportos Santos Dumont e Galeão.

Após o fechamento total de acesso a Copacabana, quatro terminais provisórios foram implantados: na Enseada de Botafogo; nas ruas General Polidoro e Real Grandeza próximo ao cemitério de Botafogo; na Lagoa Rodrigo de Freitas próximo ao Corte de Cantagalo e em Ipanema próximo à Praça General Osório. O tempo médio de embarque foi de cerca de 12 minutos com o maior movimento sendo registrado por volta de 0h40, estendendo-se até as 4h. A operação dos terminais provisórios foi coordenada por agentes da SMTR com apoio de profissionais do Rio Ônibus e dos quatro consórcios operadores do sistema na cidade (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz). Agentes do Rio Ônibus prestaram informações aos passageiros sobre linhas e itinerários dos coletivos. 
 
Também foi implantada sinalização indicativa dos terminais provisórios e seus serviços ao longo de toda Praia de Copacabana, além da veiculação de mensagens informativas nos três palcos principais do show da virada. Durante a saída do evento, nenhum tumulto foi registrado. 
 
Acessos ao bairro começaram a ser abertos uma hora antes do previsto 
 
Os fechamentos viários em Copacabana começaram a ser executados exatamente como o previsto, a partir das 7h, do dia 31. O bloqueio total de todos os acessos ao bairro, inclusive para ônibus e táxis, foi concluído às 22h. A partir deste horário, o bairro de Copacabana foi transformado numa área para pedestres, que puderam acessar a Avenida Atlântica por quatro caminhos (Túnel Novo, Túnel Velho, Corte de Cantagalo e Ipanema). Apesar do fechamento total do bairro, a Prefeitura do Rio não registrou retensões significativas nos acessos a Copacabana e nos bairros vizinhos, sendo mantida a mobilidade em todo o entorno. 
 
A dispersão do público na saída do evento se deu de forma mais rápida do que a do ano passado, o que permitiu a prefeitura antecipar a reabertura dos acessos a Copacabana. Os primeiros a serem liberados foram o do Corte de Cantagalo e o de Ipanema, que tiveram início às 4h. O último acesso a ser liberado foi o do Túnel do Pasmado, na Enseada de Botafogo, às 5h. A dispersão do público também foi facilitada pela caminhada até os terminais provisórios, localizados fora do bairro de Copacabana. 
 
A operação contou com a participação de 985 agentes da prefeitura, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, 65 viaturas e 90 motocicletas, que trabalharam para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Também foram utilizados 43 painéis de mensagens variáveis que informaram sobre as alterações no trânsito, os horários e locais dos bloqueios e as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego. Além disso, 28 reboques (leves e pesados) da CET-Rio foram posicionados no entorno de Copacabana para desobstrução das vias em caso de enguiço de algum veículo.
 
"A avaliação da operação de trânsito e transporte para o Réveillon 2014 foi positiva. A eficiente operação dos terminais provisórios e o reforço na oferta de transporte público facilitou a dispersão do público e a reabertura antecipada dos acessos ao bairro. Dispersar mais de dois milhões de pessoas reunidas num mesmo local representa um enorme desafio logístico e operacional, que mais uma vez foi vencido pela cidade do Rio", disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio.