18.10.22

E.M. Jackson de Figueiredo Tem Manhã Animada com Entrega de Intervenções Urbanísticas e Apresentação Teatral

 

*

O Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e Secretaria Municipal de Educação (SME), acaba de concluir as intervenções urbanísticas no entorno da Escola Municipal Jackson de Figueiredo, na Barrinha – Barra da Tijuca. A realização foi comemorada com cerimônia de entrega de certificado de participação da escola no Programa, apresentação de peça teatral sobre trânsito e distribuição de materiais educativos e bótons para as crianças que participaram das ações.

*

*

As vias próximas à escola foram analisadas e, a partir de informações da própria comunidade escolar sobre os problemas no trânsito, a equipe da prefeitura construiu o projeto de execução, que foi apresentado aos alunos e professores para sugestões e aprovação prévia. Em seguida, as ruas foram contempladas com sinalizações por meio de pinturas e instalação de placas e balizadores. A proposta é oferecer maior segurança, principalmente aos pedestres e ciclistas, durante o trajeto escola-casa-escola, melhorar a convivência com condutores de veículos motorizados, orientar os cidadãos sobre as regras do trânsito e estimular o transporte sustentável.

**

*

O Programa A Caminho da Escola 2.0 também apresentou peça de teatro educativa sobre o comportamento no trânsito e como torná-lo mais seguro. As crianças interagiram com os atores e incentivaram os professores e as equipes de trabalho da prefeitura a participarem também. Alex Muniz, ator da peça, que também participa de outras atividades educativas no Programa, diz que “os professores sempre elogiam o projeto, agradecem pelo trabalho com as crianças” (...) “e as crianças, nem se fala, porque a peça é interativa, as atividades são interativas e, por causa da gente, que está atuando, elas acham que somos celebridades”. E sobre o que as crianças mais gostam na peça, ele comenta que é “a dancinha”, que diz “você olha, o carro passa e atravessa direitinho”. Este é um momento de muita interatividade e uma forma lúdica de fixar informações importantes para a segurança no trânsito.

*




Clécia Oliveira *
CEDUT/CET-Rio


Nenhum comentário: