Na
quinta, 18 de agosto, a Escola Municipal Arthur Bernardes, em Campo Grande,
recebeu as primeiras ações de implantação do Programa A Caminho da Escola 2.0.
As atividades educativas com os alunos dos 5º e 6º anos começaram com
apresentação teatral e seguiram com jogos, enquetes e brincadeiras para fixar
conteúdos sobre o trânsito. Ao final, os alunos receberam bóton do Programa e
certificado de participação no evento.
A
equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CEDUT)/CET-Rio também
apresentou detalhes sobre o A Caminho da Escola 2.0 às professoras responsáveis
pelas próximas atividades com as crianças. As educadoras também puderam debater
sobre os problemas do trânsito no entorno da escola como contribuição inicial
para o desenvolvimento do projeto urbanístico para as ruas próximas à escola.
A CEDUT/CET-Rio é responsável pela realização do Programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo é viabilizar intervenções urbanísticas no entorno das escolas para ampliar a segurança viária e sensibilizar a comunidade quanto ao comportamento no trânsito e ao transporte seguro e sustentável.
Sobre
o primeiro dia de atividades na escola, Luciana dos Santos, coordenadora
pedagógica, comentou: “Estou amando. Muito bom, muito divertido, muito
interativo. Eu não esperava, sinceramente, ser tão bom assim”. Quanto à
receptividade dos alunos, disse: “As crianças estão gostando. Eles estão
entusiasmados, participando. Estão gostando bastante”. Para ela, após a
conclusão das intervenções, os alunos “vão ter um novo olhar. [...] O nosso
entorno é complicado para eles. A travessia, a rua... Não tem faixa de
pedestres aqui na frente da escola. [...] Eu acho que eles vão começar a
observar porque a maioria dos que estão sendo atendidos na dinâmica vêm
sozinhos e vão embora sozinhos. Acho que mudará o olhar deles para terem mais
atenção”.
Ligia
Duarte, coordenadora da equipe de teatro, falou sobre a estreia do grupo nas
atividades do Programa: “Foi uma experiência incrível, principalmente porque
prendeu muito a atenção deles. Além de serem alunos que têm uma vivência de ir
e voltar da escola sozinhos, no dia a dia, eles têm acesso ao trânsito, só que
não da forma que eles enxergaram o trânsito hoje”. Completou: “Hoje, eles já
sabem o momento certo de atravessar, que precisam prestar atenção, a
importância do ciclista, do pedestre, que o carro não é o mais importante e que
é um trabalho em equipe no trânsito, que eles são a maioria, que são muito
importantes e precisam ser cuidados. Trazer isso de uma forma lúdica, dinâmica
para eles foi um diferencial e também um desafio”.
CEDUT/CET-Rio
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