26.7.22

Motociclistas Participam de Ação Educativa promovida pelos Órgãos CET-Rio e Detran

*

Nesta terça, 26 de julho, a CET-Rio, em parceria com o Detran, realizou ação educativa integrada às atividades da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Motociclistas, na avenida Presidente Vargas, 817, Centro do Rio de Janeiro. A atividade teve adesão expressiva, especialmente de motoboys interessados nas informações e nos itens que auxiliam na segurança no trânsito.

A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito/CET-Rio distribuiu o Guia do Motociclista Consciente, colete com dispositivos retrorrefletivos e aparador de linha para dezenas de motociclistas. Com funcionários do Detran, eles também puderam experimentar óculos simulador de embriaguez para avaliar a mobilidade e os reflexos diante dessa situação.

*

O motoboy Rafael de Oliveira considerou a ação de hoje de suma importância. Falou sobre a necessidade de os motoboys fazerem cursos de motofrete, trabalharem legalizados e com equipamentos de segurança porque atuam em um serviço de risco. Segundo Rafael, “muita gente que ficou desempregada caiu para a moto, mas sem curso nenhum. E está morrendo muita gente.” Também alertou que, no dia a dia, vê muitos motoristas dirigirem usando o celular.

*

Outro motoboy, Jorge Luís de Souza, disse que soube da ação no dia anterior por meio de informativos da CET-Rio. E, além de comparecer, divulgou a atividade em grupos de amigos. Sobre a ação, diz: “Campanha educativa. A gente precisa disso. Tinha que ter mais campanhas dessas”. Dentre os problemas que observa no trânsito, ressalta que “motorista não respeita motoqueiro. Eles também têm que ter cuidado com a gente”. E, quanto aos pedestres: “a gente que tem que ter cuidado com eles porque atravessam entre os carros e a gente não vê”.

*

Outra ação em parceria como essa está prevista para a próxima sexta (29), a partir de 13h, no mesmo local, onde serão retomadas a campanha de conscientização e a distribuição de equipamentos de segurança.

 Veja como foi a intervenção no Canal CET-Rio (YouTube) 


Clécia Oliveira*
CEDUT/CET-Rio

Nenhum comentário: