Lançadas intervenções de jornada nas escolas do Rio de Janeiro com o ITDP Brasil
Novas intervenções para um piloto de Rotas Seguras para a Escola no Rio de Janeiro, Brasil, foram lançadas por meio de uma colaboração de segurança viária infantil entre o Departamento de Educação da cidade e seu departamento de engenharia (CET-Rio), apoiado pelo ITDP Brasil e financiado pela FIA Centro de Advocacia da Fundação.
O programa é uma nova parceria focada na melhoria da segurança no trânsito da cidade por meio de mudanças na infraestrutura dirigidas por crianças e capacitação de membros das equipes técnicas da cidade para aumentar a conscientização sobre a abordagem de sistemas seguros, o papel crucial do projeto de ruas e a importância da mobilidade ativa e políticas de desenvolvimento infantil.Lesões causadas pelo trânsito são a principal causa de morte entre crianças de 5 a 14 anos, de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil; mais de seis mil crianças e
jovens ficaram gravemente feridos nas estradas brasileiras em apenas seis meses em 2021, tornando o caso da reforma das ruas ainda mais urgente.
O ITDP agora está colaborando com a CET-Rio no desenho, implementação e monitoramento de políticas de segurança viária e mobilidade pública. Também está apoiando a cidade para incorporar metodologias de avaliação de segurança no trânsito em áreas escolares, alinhando-se aos procedimentos de melhores práticas internacionais, como SR4S e Análise de Conflitos de Tráfego, ambos usados no projeto piloto.
O projeto piloto do programa aconteceu no entorno das duas escolas do CIEP Frei Veloso e da Escola Municipal Stella Guerra Duval, no bairro do Realengo. O bairro de baixa renda vê mais de 1.000 alunos fazendo viagens para a escola todos os dias e foi selecionado por sua alta taxa de acidentes rodoviários e ciclismo.
Oscar Diaz, consultor da Fundação FIA para a América Latina, disse: "Entregar mudanças reais e significativas para proteger os jovens significa compreender e responder às suas experiências vividas. Oferecer intervenções de baixa velocidade nas escolas não apenas protege as crianças e pais que andam de bicicleta, mas também promove a mudança essencial para redes urbanas seguras e sustentáveis de longo prazo, necessárias para proteger a saúde e o clima. "
Danielle Hoppe, Gerente de Mobilidade Ativa do ITDP, acrescentou: "Se nosso sistema de transporte priorizar os usuários mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com deficiência e / ou mobilidade reduzida, todos os outros usuários estarão mais seguros."
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