A partir deste sábado (14/05), 139 linhas municipais e 41 intermunicipais terão seus trajetos alterados em função da nova circulação viária no Centro, que está em implantação para a inauguração do VLT Carioca. Usuários de ônibus devem ficar atentos às mudanças, seguir a orientação dos agentes de operação e a sinalização montada na região. A modificação nos itinerários segue a nova ordem de tráfego, já que as vias terão os sentidos invertidos ou passarão a operar em mão dupla.
Com as mudanças, acaba a restrição de circulação de carros na Avenida Rio Branco. No trecho entre as avenidas Presidente Vargas e Nilo Peçanha, duas faixas da via ficam liberadas para a circulação de automóveis, enquanto que a terceira faixa será de uso exclusivo das linhas de ônibus troncais: Troncal 1, Troncal 3, Troncal 5, 011 e 422. Os carros que trafegarem pela Avenida Rio Branco, não poderão entrar na Rua Buenos Aires, pois, para acessar a via, os veículos cruzariam a faixa exclusiva, o que não será permitido. Táxis também estão impedidos de circular na faixa, tampouco parar para embarque e desembarque de passageiros.
Para viabilizar a reabertura da Rio Branco aos automóveis e tornar a chegada e saída do Centro mais organizadas, as ruas Carioca, Assembleia e trecho da Avenida Nilo Peçanha terão o sentido invertido (da Praça Tiradentes em direção à Avenida Antônio Carlos). As ruas Araújo Porto Alegre e Evaristo da Veiga também terão tráfego invertido para permitir o acesso à Praça Tiradentes. A Avenida República do Paraguai volta a ter mão dupla e a Rua Silva Jardim, sentido invertido (veja mapa abaixo).
As 66 linhas municipais (sendo 19 serviços especiais) que circulam pela Rio Branco, no trecho entre a Presidente Vargas e Nilo Peçanha, também terão seus itinerários alterados a partir de 14 de maio. Essa modificação é necessária porque a maior parte dos ônibus que chega ao Centro utiliza a Avenida Rio Branco em direção ao Castelo, o que prejudica a fluidez no trânsito na região.
Informações aos usuários
Para orientar os passageiros do Centro, agentes da Concessionária do VLT Carioca distribuem panfletos desde a tarde de quinta-feira (12/05), com as informações sobre os novos itinerários das linhas e pontos finais. A concessionária disponibilizou 126 agentes e 4 supervisores para a divulgação, que será realizada diariamente das 5h às 20h. Ao todo, 250 mil folhetos serão distribuídos na região. Os locais definidos pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) são:
- Rua da Carioca
- Avenida República do Paraguai (altura da Caixa)
- Avenida República do Paraguai (no novo sentido)
- Rua Araújo Porto Alegre
- Rua Graça Aranha
- Avenida Nilo Peçanha (entre R. Debret e Av. Antônio Carlos)
- Avenida República do Chile (próximo ao Largo da Carioca)
- Rua Santa Luzia / Churchill
- Avenida Rio Branco (5 pontos)
- Rua da Assembleia (entre a R. Primeiro de Março e Largo da Carioca)
- Rua da Assembleia (pontos de parada)
- Rua Primeiro de Março
- Avenida Presidente Antônio Carlos (Fórum)
- Avenida Presidente Vargas (pista lateral) sentido Candelária, próximo ao Camelódromo
- Avenida Presidente Vargas (pista central) sentido Candelária, entre a Av. Passos e R. Uruguaiana
- Avenida Presidente Vargas (pista central) sentido Candelária, entre a R. Uruguaiana e Candelária
- Candelária (Praça Pio X) - sentido Primeiro de Março
- Candelária (Praça Pio X) - sentido Zona Norte
- Avenida Presidente Vargas (pista lateral) sentido Zona Norte, entre a Av. Rio Branco e R. Uruguaiana
- Avenida Presidente Vargas (pista lateral) sentido Zona Norte, entre a Av. Passos e R. Uruguaiana
- Avenida Presidente Vargas (pista lateral), sentido Francisco Bicalho - lado oposto da Prefeitura
- Avenida Presidente Vargas (pista central), sentido Candelária - em frente à Prefeitura
- Central (sentido Candelária)
- Central (sentido Praça da Bandeira)
- Central (sentido Praça da Bandeira), no ponto em frente ao prédio do Metrô
- Rua Evaristo da Veiga
A SMTR ressalta que os pontos podem ser alterados de acordo com a demanda.
Além da operação nas ruas, as informações também estão sendo divulgadas pelas redes sociais e sites da Prefeitura, Rio Ônibus e VLT Carioca.
As mudanças viárias foram sinalizadas por meio de 52 faixas nas ruas do Centro. Na região, também foram implantados 21 painéis de informação variável. A operação de trânsito conta ainda com 240 agentes públicos da Guarda Municipal e da CET-Rio, 38 motociclistas, 14 veículos operacionais e 6 reboques.
As informações atualizadas ficarão à disposição para consulta no site: http://www.vadeonibus.com.br/Vdo/index.php
FONTE: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=6127365
Nenhum comentário:
Postar um comentário