A racionalização das linhas municipais que passam pela Zona Sul tem o objetivo de tornar o sistema de transporte da cidade do Rio mais eficiente, descongestionando corredores preferenciais e pontos de parada de ônibus, para que haja mais fluidez no trânsito e regularidade no serviço. A proposta surgiu após estudos técnicos diagnosticarem que muitas linhas faziam trajetos semelhantes e circulavam com os ônibus vazios, em diferentes horários, prejudicando o tráfego e deixando o sistema desorganizado.
Após a licitação do serviço, em 2010, estudos promovidos pela Secretaria Municipal de Transportes mostraram que 54% das linhas que circulam no Rio tinham mais de 50% de seus percursos idênticos ao longo das viagens. Os números indicam um modelo de operação pouco eficiente e o quanto está se empregando mal os recursos - cujos custos acabam repassados para a tarifa paga pelos usuários.
Diante desse cenário, racionalizar as linhas de ônibus tornou-se fundamental para oferecer um serviço mais organizado, com a melhor utilização dos corredores BRS e a consequente redução no tempo das viagens. O projeto elimina linhas sobrepostas, extinguindo-as ou encurtando seus trajetos. A extinção de linhas não representa redução da oferta de serviços aos usuários. As linhas sobrepostas são substituídas por um conjunto enxuto de novos serviços, batizados de linhas troncais, integradas e circulares.
Nesse processo, as já existentes linhas diretas, responsáveis pelas principais ligações entre as zonas Sul, Norte e Oeste, foram mantidas. A secretaria determinou que a frota desse serviço fosse ampliada, a fim de aumentar a frequência dos ônibus nas ruas. Dessa forma, as mudanças não provocam lotações nos coletivos, tampouco deixam a população sem transporte. Pelo contrário. O processo está gerando serviços com intervalos mais regulares e permitindo o fim da disputa por passageiros nos pontos, uma vez que as empresas agora atuam como consorciadas e não mais como concorrentes.
Para saber mais detalhes visite site:
http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/racionalizacao
Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/racionalizacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário