24.9.15

VISITA TÉCNICA ,DIA MUNDIAL SEM CARRO

A visita técnica realizada pelos ciclistas junto com os órgãos, CET-Rio, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, DETRAN-RJ e Secretaria Estadual de Transportes foi parte das comemorações do Dia Mundial Sem Carro. O DETRAN-RJ como nas outras vezes animou o evento com seu belíssimo Coral. Coube a Secretaria Municipal de Meio Ambiente , setor responsável pelas ciclovias da cidade, avaliar todo o trecho. Quanto a CET-Rio participou com a nossa Diretoria de Educação, e as Bases Operacionais da Praça XV e Santa Barbara fazendo além do trabalho de orientação e educação, a operação nas vias da visita, a Ciclorota Cosme Velho/Laranjeiras. 












23.9.15

DIA MUNDIAL SEM CARRO


Ontem , dia 22, comemoramos o Dia Mundial Sem Carro, desta vez o evento se concentrou no Largo do Machado e contou como nos outros anos com diversos órgãos, entre ele o DETRAN-RJ, Secretaria Estadual de Transporte, Secretaria Municipal de Meio Ambiente , CET-Rio, além de parceiros como a Rio Ônibus , MetrôRio  e Super Via. A data busca conscientizar as pessoas do uso consciente do carro sendo comemorada em diversos países. Nossa Diretoria participou do evento levando seus projetos A Caminho da Escola, que ensina nossos de trânsito nas escolas da prefeitura , dando enfoque a realização de um caminho seguro entre a casa e a unidade escolar. E o projeto Escola Infantil de Trânsito que ensina as crianças as regras de circulação viária utilizando como meio de transporte a bicicleta. O evento ainda teve uma vistoria técnica realizada pelos ciclistas e órgãos da prefeitura  na ciclovia e faixa compartilhada que liga o Cosme Velho ao Largo do Machado, essa atividade busca saber as demandas dos ciclistas para essa nova rota. Como todos os anos evento tem grande receptividade por parte dos cidadãos.




                                                  Teatro do nosso projeto A Caminho da Escola 



                                                              Projeto Educação Cicloviária , Escola Infantil de Trânsito


                                           Projeto Educação Cicloviária , Escola Infantil de Trânsito

                                                                       Vistoria Técnica 


Nossa Diretoria, Sec Municipal de Meio Ambiente , no centro o Sec Muniz .e Rio Ônibus 


Mais fotos no Facebook
 https://www.facebook.com/cce.cetrio/media_set?set=a.890089897751131.1073741861.100002503866615&type=3&uploaded=18



21.9.15

BiciRio

Ainda como parte da Semana Nacional de Trânsito, acontece na cidade o BiciRio, é um fórum anual realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade, indo do dia 20 até o dia 22 de setembro, comemorando o  Dia Mundial Sem Carro. No dia 20 foi realizado o" biciRio slowbiking e biciRio BMX Free Style", o passeio ciclístico feito no Aterro do Flamengo, e pela primeira vez uma apresentação de Free Style. Nossa Diretoria participou do passeio , além de nossos Controladores da Educação orientarem os ciclistas sobre a utilização dos equipamentos de segurança e a maneira correta de se guiar suas bicicletas. Acompanhe as outras atividades no site: http://www.bicirio.com.br/



                                              Nossa Barraca em parceria com a Sec De Meio Ambiente 

                                                               Nossa equipe da Diretoria de Educação Para o Trânsito



                                                                            Nossos Controladores da Educação




                                                         Nosso Diretor Mauro Cezar Ferreira 

19.9.15

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Dando continuidade as comemorações da Semana Nacional de Trânsito, ontem dia 18 , participamos da atividade organizada pelo Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro, foi realizado simulado nos seguintes  pontos da cidade: Avenida Intendente Magalhães próximo ao numero 1156 - Bento Ribeiro, Estrada dos Bandeirantes numero 1099 - Merck, Avenida Cesário de Melo esquina com Rua Maria Tereza - Campo Grande, Avenida Lúcio Costa esquina com Avenida Olegário Maciel - Barra da Tijuca,Avenida Atlântica próximo ao Museu da Imagem e do Som - Copacabana,  Avenida Presidente Vargas próximo a Central do Brasil - Centro, Praça Santos Dumont- Gávea. No local os Bombeiros mostraram como é realizado um salvamento após um acidente de trânsito. Nossa Diretoria participou com nossos Controladores da Educação que distribuíram panfletos e esticaram faixas juntos com os bombeiros.






















18.9.15

I FÓRUM NACIONAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA



Hoje , dia 18, em comemoração a Semana Nacional de Trânsito foi realizado o I  FÓRUM NACIONAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA, nossa Diretoria se fez presente no evento, que busca conscientizar as pessoas sobre os acidentes de trânsito que se tornaram uma epidemia, para isso foi apresentado o programa que segue abaixo: 

                                 Programa “Cinco passos para além da Lei Seca”

1º passo - Informação: constituição de observatório com banco de dados e registros dos acidentes fatais e não-fatais sobre as características do sinistro e perfil das vítimas; diagnóstico situacional; projetos de pesquisa e estudos sobre o assunto nos seus diversos vieses; divulgação e publicidade das informações para segmentos da sociedade, parcerias com  entidades públicas e privadas envolvidas, universidades, empresas de seguros.

2º passo – Educação: matéria obrigatória nas escolas estaduais e municipais para alunos de 14 a 18 anos, oferecida por professores capacitados; cursos de capacitação para instrutores das Auto Escolas, além do conteúdo técnico sobre os riscos do consumo de álcool e drogas e direção; curso sobre noções de direção segura e riscos do consumo de álcool e drogas para os motorista punidos pela Lei Seca, podendo oferecer também para os alunos das Auto Escolas como alternativa; prestação de serviços como pena alternativa.

3º passo – Conscientização: campanhas frequentes sobre os riscos do consumo de álcool, outras drogas e direção, através de ações de ativismo social e eventos temáticos voltados para públicos diversos; ações de conscientização e informação em festas, shows e baladas com grande público, sobretudo de jovens,  com distribuição de material informativo.

4º passo – Fiscalização: já realizada com pleno êxito e aprovação; as blitz são realizadas por equipes especializadas competentes; poder-se-á acrescentar, a exemplo de como ocorre eventualmente na França, em determinadas ocasiões, outros profissionais habilitados da Saúde e da Justiça para, dentro das respectivas expertises, atuarem nas atividades dessas blitz acelerando o processo do diagnóstico de motorista e adiantando o encaminhamento legal caso seja o caso.

5º passo – Penalização / Justiça: conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e a própria LEI Seca (Lei 11 705 / 2008), os crimes de trânsito, com vítimas fatais e /ou feridos com sequelas graves (com deficiências secundárias), são, em geral, considerados como culposos, quando poderia ser enquadrados como “dolo eventual”, na dependência de cada processo.  Assim, cresce o argumento a favor da criação dos “Juizados Especiais de Delitos de Trânsito”, face a prevalente demanda  e  relevância deste sério problema de Saúde e de Segurança Públicas.



Fonte:http://www.cruzvermelha.org.br/news/cruz-vermelha-brasileira-realiza-forum-nacional-sobre-seguranca-no-transito/

15.9.15

II Seminário A Criança e Sua Participação na Cidade


Foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro , o II Seminário  "A Criança e Sua Participação na Cidade", organizado pelo CECIP- Centro de Criação de Imagem Popular, uma organização da sociedade civil que elabora diversos projetos voltados para jovens e crianças em situação de pobreza. A temática do seminário foi abordar a participação das crianças em projetos que afetam diretamente os cidadão da cidade, como habitação, tráfego, educação dentre outros, para assim construir uma cidade participativa, democrática e cidadã. Nossa Diretoria que já atua em parceria com or organizadores em diversos projetos fez parte do evento, tendo nosso Diretor Mauro Cezar participado da mesa de diálogo "A Cidade Pelas Crianças", onde pode compartilhar os nossos projetos que envolvem diretamente a participação das crianças , não só como foco mais também como desenvolvedoras dos projetos. 



                                     Mesa temática com a participação do nosso Diretor Mauro Cezar F. Ferreira 

                                                Crianças no bate papo: "Cidades Pelas Crianças"

                                                      Crianças apresentando seus projetos