12.8.13

Projeto A CAMINHO DA ESCOLA

Amanhã será entregue a primeira intervenção viaria feita devido ao projeto A Caminho da Escola, um projeto de Educação para o Trânsito de caráter lúdico, reflexivo e interativo para alunos dos níveis básico e fundamental da rede pública de Educação Municipal, esse ano foi inserido o levantamento do Cenário de Risco que consiste em identificar os principais pontos de riscos de acidentes de trânsito para posteriormente reunir esforços nas áreas de Engenharia, Fiscalização e Educação para aumentar a segurança no caminho para a escola, um trabalho feito em conjunto com a comunidade escolar. 



Para isso há uma instrutora responsável por capacitar os professores, indicados pela escola, para aplicarem em suas turmas a pesquisa de identificação do cenário de risco. Esta pesquisa tem por objetivo tornar os alunos mais participativos e com uma consciência mais cidadã. Os alunos devem observar em seu caminho até a escola, os cenários que representam risco de acidente de trânsito, além de questões ligadas à mobilidade. Após esta observação que é individual, a professora deverá estar apta a compilar estas informações em um só documento que é a pesquisa, que posteriormente recolhida pela CET-Rio que vai
analisar e avaliar quais medidas a serem adotadas para solucionar os riscos, levando em conta as sugestões encaminhadas pela comunidade escolar. 



Na terça, dia 13, a Escola Municipal Delfim Moreira, no bairro do Rocha, receberá a presidente da CET-Rio, Claudia Secin para apresentação das intervenções viarias que foram feitas partindo do projeto, a construção do Cenário de Risco realizada pela comunidade escolar.


Nenhum comentário: