9.12.12

CET-Rio consegue redução de acidentes na Avenida Presidente Vargas


A Avenida Presidente Vargas por sua localização sendo o principal acesso à área central do Município para maior parte de sua população e para população dos municípios da Região Metropolitana que busca serviços ou trabalha na cidade constitui a via com maior circulação concentrada de pedestres e também a o logradouro com maior número de atropelamentos no Município. Localiza-se ali a principal estação ferroviária, confluência de todos os ramais da Central do Brasil, existem cinco estações de Metrô ao longo de sua extensão e é trajeto de mais de 180 linhas de ônibus municipais e intermunicipais, chegando a um fluxo de veículos superior a 100 mil somente nos horários de pico de tráfego na manhã e na tarde.
Esta avenida que une o Centro a Zona Norte com seus 4,1km de extensão, cruza os bairros do Centro,  Catumbi  e Cidade Nova. Esta se caracteriza como a via de maior densidade de acidentes com vítima da cidade. Os dados do banco de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros registrou no ano de 2009 um total de 321 pessoas vítimas, ou seja, quase uma pessoa acidentada por dia.  Utilizando metodologia em parceiria com a Gerência de Informações de Tráfego da CET-Rio, foram desenvolvidas pesquisa que apontaram a uma densidade de aproximadamente vinte vítimas por km de pista (19,8). Como este logradouro soma quatro pistas, a quilometragem calculada da via saltou para 16,4km.

Por tais razões, esta via foi um dos principais focos de estudo e ação para melhoria da mobilidade urbana e redução de acidentes de trânsito. No ano de 2012, foram implementadas uma série de medidas de segurança viária e campanhas educativas  em paralelo ao início da operação do BRS visando reduzir o número de atropelamentos na via.
Medidas Implementadas:
  • Realocação da travessia de pedestres da Central do Brasil
  • Implementação de novas travessias de pedestres
  • Melhorias na sinalização, Colocando placas de sinalização específica para pedestres
  • Rebaixamento nas travessias de pedestres para acessibilidade
  • Instalação de redes protetoras e gradis nos locais proibidos para travessia de pedestres
  • Implementação do Projeto AURA (ÁREA URBANA DE REDUÇÃO DE ACIDENTES) na Avenida Presidente Vargas
  • Realização C.C.E –Centro de Comunicação e Educação para o Trânsito da CET-Rio de campanhas educativas e de orientação voltada aos pedestres com apoio de agente de tráfego no local
  • Veiculação de informações e orientações na mídia
  
RESULTADOS
Monitorando as ocorrências de atropelamentos através dos dados de atendimento pré-hospitalar  fornecidos pelo Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro – CBMERJ obtivemos os seguinte resultados:
Trabalhando com os dados já consolidados até o mês de setembro de 2012 observamos que os três trimestres deste ano apresentaram redução no número de atropelamentos em relação aos respectivos períodos de 2011.
Traçada a partir da média apresentada ao longo do ano e considerando a variação comum ao 4º trimestre nos anos anteriores, a projeção de dados para o ano de 2012 apresenta uma perspectiva de redução de 46% no número de atropelamentos na Avenida Presidentes Vargas m relação ao ano de 2011.
Tendência de queda no número de atropelamento desde Julho de 2011, acentuada a partir de março de 2012.

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