3.5.12

ESCOLA INFANTIL DE TRÂNSITO – PARQUE DOS PATINS


Com objetivo difundir uma melhor conscientização e formação de uma cultura apropriada para o uso da bicicleta como um veículo urbano na cidade do Rio de Janeiro.
Para uma cidade alcançar o desenvolvimento sustentável, é necessário em primeiro lugar, que atributos como acessibilidade e mobilidade sejam fortemente considerados conjuntamente com todo e qualquer impacto ao seu meio ambiente. A qualidade de vida das pessoas ao redor dos corredores de transportes depende desta preocupação conjunta. No entanto, o que vemos hoje são as grandes cidades enfrentando diversos problemas como, por exemplo, um trânsito congestionado e a nociva emissão de gases como consequência, lançados na atmosfera pelos automóveis.
Na tentativa de minimizar o problema deveremos atingir novos paradigmas, com mudanças de valores para o uso racional dos automóveis, na insistência de maiores investimentos em transporte coletivo e no fomento do uso de meios de transportes alternativos como a bicicleta.
Neste sentido, o Curso de Educação Cicloviária nos possibilita vislumbrar este cenário futuro, capacitando os condutores de bicicleta. O uso seguro da bicicleta (regras de conduta), conhecimentos em infra-estrutura, legislação e o ensino de planejamento para uma cidade que considere a bicicleta como meio, são as bases para este caminhar, vislumbrando a possibilidade de no futuro contarmos com este meio de transporte em nossas vidas e seus benefícios para o cidadão, a cidade, o trânsito e o meio ambiente.

Faremos hoje, dia 3 , uma visita as instalações da escola, junto com o Centro de Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente(SMAC), para traçarmos o modo de como será operada a escola , tendo em vista que já temos diversos parceiros em processo de negociação para atuarem na escola.




Nenhum comentário: