26.3.12

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE APOIADORES DE TRÁFEGO


Na última quinta-feira, dia 22 de março, foi realizada a aula inaugural do treinamento dos Apoiadores de Tráfego da Gerência de Áreas Especiais da nossa Diretoria de Operações.
A realização desse treinamento visa atingir alguns objetivos. Os mais evidentes são: aperfeiçoar o conhecimento técnico e uniformizar a postura e o modo de operação dos apoiadores de tráfego que atuam na GAE.
É de fundamental importância que os profissionais sejam capacitados, para que os problemas decorrentes da falta de conhecimento técnico e postura sejam minimizados e que a operação de trânsito possa mostrar gradativamente os benefícios à coletividade, traduzidos em melhoria na qualidade de vida da população. “Estar no lugar certo, na hora certa, fazendo a coisa certa, mostrando resultados”.
Outros objetivos menos evidentes são: em primeiro lugar celebrar a parceria com o SENAI, uma instituição reconhecida por sua excelência na capacitação profissional nas mais diversas áreas do mercado de trabalho e, por último, reforçar uma mudança de paradigma no modo de atuação no trânsito. Antes a operação era focada na fiscalização e na repressão. Não que o esforço legal, ou seja, o ato de verificar o cumprimento das regras e a respectiva punição dos infratores não seja fundamental para o bom funcionamento do trânsito.
Mas a operação de trânsito pode e deve ser muito mais do que isso. É o conjunto de ações coordenadas que propicia a mobilidade das pessoas e bens com segurança e fluidez, pois não somente através do planejamento a longo prazo, mas também com rotinas operacionais eficazes, é possível minimizar as dificuldades crescentes de mobilidade, como também os conflitos de circulação entre veículos e pedestres, aumentando as condições de segurança e fluidez.
Essa nova forma de atuação pode modificar a visão que a população tem da companhia, não enxergando mais a CET-Rio como aquela instituição que só reprime, multa ou reboca, fazendo parte daquilo que a imprensa batizou como “indústria da multa” e sim um órgão comprometido com a gestão do trânsito, com a segurança e a fluidez, assumindo cada vez mais importância estratégica na sobrevivência econômica da cidade, bem como na qualidade de vida de seus habitantes.
A comunicação com a população se revela na relação dos profissionais do órgão de trânsito com o cidadão, seja através dos contatos telefônicos, atendimento nas Coordenadorias Regionais, ou pelas posturas firmes a claras com que agem nas ruas. Isso tudo dará a exata compreensão da mensagem emitida, além de contribuir para a nossa credibilidade e autoridade como gestores do trânsito.
Isso justifica a importância do trabalho educativo começar com o próprio corpo técnico interno, motoristas e colaboradores em geral, pois somos nós que formamos a imagem do órgão. A maneira como interagimos com a população nas mais diversas situações, desde a busca de dados para os projetos de engenharia até a atuação em campo dos agentes, apoiadores e educadores, determinará o tipo de relação que a nossa companhia terá com a população.

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