1.10.11

I SEMINÁRIO CAMINHOS DA EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO

O trânsito seguro e a mobilidade sustentável são tema de debate durante o I Seminário Caminhos da Educação e Segurança no Trânsito, que acontece dia 06 de outubro (quinta-feira),  de 9h às 17h, no auditório do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ), no Centro. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes, o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), aCompanhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio)Detran eUNICEF.
A participação é aberta a todos os interessados e as inscrições devem ser feitas através do email seminariotransito2011@gmail.com
Durante o evento, serão apresentados resultados recentes de pesquisas desenvolvidas pela SMSDC-RJ e dois painéis temáticos: A criança e o adolescente no trânsito, com Edson Liberal, da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, e José Lobo, da Associação Transporte Ativo; e A caminho da escola: perspectivas da educação e segurança para o trânsito nas escolas do município do Rio de Janeiro, com representantes da SMSDC-RJ, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da CET-Rio.
Também integram a programação a palestra Caminhos da mobilidade sustentável e da paz no trânsito, ministrada por Gláucio Soares, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ); a mostra Educação para o Trânsito e Prevenção de Acidentes; e o lançamento do vídeo Mobilidade Urbana, produzido pela Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – RAP da Saúde. Após a exibição do vídeo, os próprios jovens dinamizarão um debate sobre o tema.
A coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ, Viviane Manso Castello Branco, informa que a iniciativa está alinhada ao plano de ação da  Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito e o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito, lançado pelos ministérios da Saúde  e das Cidades, em reconhecimento à relevância do problema no Brasil – país que ocupa o quinto lugar no ranking mundial de mortes no trânsito.
“Será uma importante oportunidade de troca de experiências entre profissionais de diferentes setores e a comunidade de forma geral. Contamos com a presença e a colaboração de todos neste movimento para uma cidade mais saudável, segura e sustentável”, convida Viviane.

Nenhum comentário: