31.5.11

TRAVESSIA ILUMINADA

 

 O GLOBO e JB falam do projeto Travessia Iluminada

  O Globo

Sinais de trânsito com holofotes iluminam faixas de pedestres para dar mais segurança à travessia

Publicada em 27/05/2011 às 23h46m
Athos Moura e Ronaldo Braga

RIO - Um novo sistema de sinais já está em funcionamento na Avenida Maracanã, próximo à Praça Varnhagen, na Tijuca. Dois refletores acoplados aos luminosos, um de cada lado da via, iluminam a faixa de pedestres quando o sinal fica vermelho para os carros e verde para os pedestres. A novidade agradou a quem circulava na madrugada de ontem pelo local, onde é grande o movimento à noite, por causa dos vários bares e restaurantes existentes na área. Segundo a CET-Rio, os novos sinais fazem parte do projeto Área Urbana de Redução de Acidentes (Aurea). Já foram instalados 21 equipamentos desse tipo no Rio, boa parte em frente a colégios em Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba e no Complexo do Alemão, onde o movimento de pedestres é grande.
Um dos que comentaram a novidade na Tijuca foi o funcionário público Luiz Eduardo Ribeiro, de 33 anos. Para ele, a tecnologia evitará atropelamentos:
- É bom para quem tem problemas de visão e até para motoristas que, por uma infelicidade, não enxerguem o pedestre. Com a faixa iluminada, todos vão prestar mais atenção.
Frequentador dos bares da Praça Varnhagen, o engenheiro Daniel Diamanataras, de 25 anos, também aprovou a novidade:
- A faixa de pedestres iluminada é um alerta para os motoristas que, de longe, percebem que têm que parar.
Os novos sinais estão instalados também em pontos como Rua do Lavradio (esquina com Mem de Sá), no Centro; Estrada do Itararé (com a Joaquim Queiroz), no Complexo do Alemão; e Estrada de Santa Eugênia, junto ao Ciep Sônia Motta lima, em Santa Cruz.

 
 
JB on line

CET-Rio implanta o Projeto Travessia Iluminada

RIO - A CET-Rio implanta em 21 sinais de trânsito da cidade o Projeto Travessia Iluminada, cujo objetivo é garantir a segurança nas travessias com grande movimento noturno de pedestres. O projeto baseia-se num dos princípios básicos da segurança no trânsito que é o de ver e ser visto e funciona da seguinte forma: quando o sinal está aberto para os pedestres e fechado para o tráfego de veículos, dois refletores instalados de cada lado da rua iluminam a faixa de pedestres, realçando o trajeto, o que melhora a visibilidade da faixa e da passagem dos pedestres junto aos motoristas e inibe a prática de avanço do sinal, a segunda irregularidade de trânsito mais praticada na cidade.
A novidade já está implantada na esquina da Avenida Maracanã com a Praça Vanhargen na Tijuca; na esquina das ruas Mem de Sá e Lavradio, na Lapa; em dois trechos da Av. Itararé, na área do Complexo do Alemão; e em 17 cruzamenos nos bairros de Bangu, Campo Grande, Sepetiba, Santa Cruz e Pedra de Guaratiba. Outros 44 pontos da cidade receberão o Travessia Iluminada ainda este ano. A distribuição dos refletores contempla áreas mapeadas pelo programa Aura (Área Urbana de Redução de Acidentes).



Nenhum comentário: