21.9.10

DIA MUNDIAL SEM CARRO

O DIA MUNDIAL SEM CARRO é comemorado, em 22 de setembro, simultaneamente em diversas metrópoles do Planeta para conscientizar as pessoas sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa e da importância do uso de transportes alternativos e de massa. No Centro da Cidade, a prefeitura vai dobrar, em relação ao ano passado, a área em que vai ser proibido o estacionamento de carros e motos. Outra medida, que será permanente, é a criação de nove zonas de 30km/h, que significa a redução do limite de velocidade e permite o tráfego de bicicletas e veículos em uma mesma via.

O movimento começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo. No ano passado, a Cidade do Rio aderiu ao movimento e o impacto na cidade foi significativo. Segundo levantamento da Cet-Rio, houve redução média no tempo de percurso de 27% nas vias da cidade, chegando a 59% na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca.
 
DEIXE O CARRO EM CASA
 
A Prefeitura do Rio vai duplicar o quadrilátero que proíbe o estacionamento de veículos nas principais ruas do Centro no DIA MUNDIAL SEM CARRO. As vagas do Rio Rotativo estarão bloqueadas nas avenidas Presidente Antonio Carlos, 1° de Março e Rio Branco, e em todas as transversais desde a Rua Santa Luzia (em frente à Cinelândia) até a Candelária. Com isso, a Prefeitura calcula que cerca de 2.100 veículos vão deixar de estacionar e circular no Centro da Cidade neste dia.

Nenhum comentário: