29.5.13

Campanha “SE VOCÊ MUDAR, O TRÂNSITO MELHORA”.

A campanha durante essa semana foi realizada na Avenida Presidente Vargas, e teve reforço de mais faixas, desta vez focadas no pedestre, já que a localidade sofreu alterações com mudança de travessia e pontos de ônibus e semáforos. A ideia é fazer com que além dos motoristas se conscientizarem de  não fechar os cruzamentos e não parem na faixa de pedestres , os pedestres utilizem a faixa e não  se arrisque atravessando fora delas, a base da campanha é a conscientização.


                                                         Pedestres fazendo travessia no local errado

27.5.13

Campanha “SE VOCÊ MUDAR, O TRÂNSITO MELHORA”.

A campanha que teve seu lançamento na semana passada, começa a ser divulgada na mídia, com isso se torna mais eficaz, pois atinge um maior publico. Na sexta, dia 24, o jornal EXTRA divulgou. A ideia da campanha é conscientizar os motoristas  a nunca fecharem os cruzamentos, e não pararem sob a faixa de pedestres, hoje a campanha  esta na Avenida Presidente Vargas enfrente a Central do Brasil. Sendo regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro: 

Artigo 182. Parar o veículo: 

    VI - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres, nas ilhas, refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento e marcas de canalização:
        Infração - leve
        Penalidade - multa
VII - na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres:
        Infração - média
        Penalidade - multa

                                            

Fonte: Jornal Extra-RJ

24.5.13

Site ZONA 30 comenta nosso Projeto



Materia do site ZONA 30, fazendo referencia a ação do nosso Centro de Educação:

No Brasil

No Brasil, segundo projeção do Instituto Avante Brasil, em 2013 acontecerá, no trânsito, 1 morte a cada 11 minutos (cerca de 48 mil mortes no ano todo). 

Só na última década (2001/2010) a frota nacional de veículos aumentou 101,2%. Nessa direção, no mesmo período, o número absoluto de mortes no trânsito cresceu cerca de 40% (4,06% ao ano); a taxa de mortes por 100 mil habitantes cresceu 26,6% (cálculos baseados nos dados do Datasus-Ministério da Sáude). 

Contudo, se a mortandade no trânsito é expressiva e crescente, a mortandade de motociclistas é ainda mais grave, vertiginosa e preocupante. Enquanto o número total de mortos no trânsito cresceu 40,3% entre 2001 e 2010, o número de motociclistas mortos no mesmo período cresceu 250%, saltando de 3.100 vítimas (em 2001) para 10.825 (em 2010). 

Veja o gráfico abaixo: 



Dessa forma, de 30.524 mortos no trânsito em 2001, saltamos para 42.884 em 2010 (aumento de 40,3%) e, de uma taxa de 17,7 mortos/100 mil habitantes há dez anos, alcançamos a de 22,4 mortes/100 mil habitantes, em 2010 (aumento de 26,6%). 

No Brasil, além de não enxergarmos e não agirmos contra a gravidade de um grande e calamitoso problema, contribuímos para fomentá-lo ainda mais. 

É preciso instituir medidas que ajudem a diminuir esse quadro, e a Zona 30 pode ser uma solução para o trânsito trágico e nefasto de muitas cidades brasileiras. 

O exemplo do Rio Janeiro com a Zona 30 

De acordo com Mauro Cezar de Freitas Ferreira, Diretor do Centro de Comunicação e Educação para o Trânsito da CET-Rio, todas as áreas do tipo zona 30 foram implantadas por ocasião do “Dia Mundial Sem Carro”. 

Desenvolveu-se uma identidade visual que foi implantada em conjunto com placas de advertência e regulamentação. Também foi implantada sinalização horizontal e em alguns poucos casos elementos de traffic calming. 

Ipanema e Ilha do Governador foram as áreas com maior quantidade de acidentes registrados antes da implantação e variação de números mais significativa. Comparando o 1º semestre de 2011 com o 1º semestre de 2012 (as implantações ocorreram no segundo semestre de 2011), pode-se dizer, com base nos dados do 190 da Polícia Militar, que houve uma redução de 75% no número de acidentes com vítimas na área da Ilha do Governador e que na área de Ipanema chegamos ao índice ideal de nenhum acidente com vítima no 1º semestre de 2012. 


Fonte:http://www.zona30.com.br/no_brasil.html

21.5.13

Campanha “SE VOCÊ MUDAR, O TRÂNSITO MELHORA”.


A CET-Rio, através do Centro de Educação, iniciou hoje, dia 21, a campanha educativa
“SE VOCÊ MUDAR, O TRÂNSITO MELHORA”. Nossos controladores de tráfego estão atuando nos cruzamentos e travessias de pedestres onde constatamos que algumas regras básicas de circulação são desrespeitadas, principalmente pelos motoristas.

No momento em que o sinal fecha para os veículos, são erguidas faixas com mensagens educativas sobre atitudes como parar sobre a faixa de pedestres ou bloquear o cruzamento.

Alguns motoristas tentam justificar sua falha, principalmente ao parar sobre a faixa de pedestres, colocando a culpa nos congestionamentos, que os obrigaria a permanecer parados sobre a faixa de pedestres. A mensagem educativa questiona: “E se fossem trilhos de trem?”. A ideia é buscar a seguinte reflexão: é claro que podemos evitar parar sobre a faixa. Para isso só devemos iniciar a travessia quando tivermos certeza de poder concluí-la. É o que faríamos se fossem trilhos de trem, não é mesmo?

O objetivo principal é promover a ideia de que o trânsito ocorre num espaço limitado e coletivo, onde, se cada um fizer a sua parte, todos nós seremos beneficiados.

Trata-se de um trabalho educativo que favorece práticas sociais fundamentadas em valores e cria condições para o exercício da cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática e não excludente.



                                                      Avenida Rio Branco Nº 156
Avenida Rio Branco com Rua da Assembléia 
Rua da Assembléia com Avenida Rio Branco 




17.5.13

PROJETO A CAMINHO DA ESCOLA

ESCOLA VISITADA NO TURNO DA  TARDE , NO DIA 16 DE MAIO
E.M. GENERAL DE EXÉRCITO HUMBERTO DE SOUZA, RUA 8 DE DEZEMBRO , BAIRRO DE VILA ISABEL.






13.5.13

Curso de Capacitação de Guardas Municipais para o Sistema de Transporte Público


CAPACITAÇÃO DE GUARDAS PARA SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO COMEÇA HOJE


"A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), inicia hoje, dia 13, o Curso de Capacitação com Foco no Sistema de Transporte Público. Ao todo, 30 guardas farão parte da primeira turma.Organizado pela Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (CPDP) da GM-Rio, o curso tem carga horária de 28 horas/aula e capacitará, inicialmente, 100 guardas que atuarão em apoio à SMTR nas ações de fiscalização, ressaltando o papel do guarda como educador e orientador no trânsito do Rio.Durante as aulas, que acontecem na Academia da GM-Rio, os alunos estudarão as seguintes disciplinas: Legislação; Ética e Cidadania; O Guarda Municipal como Educador; e o Código Disciplinar do Serviço Público de 
Transportes de Passageiros por meio de Ônibus. Além disso, haverá palestras sobre educação no trânsito.
A ação faz parte do Programa de Monitoramento e Controle de Conduta dos Motoristas de Transporte de Passageiros por meio de Ônibus, criado pelo Prefeito do Rio, Eduardo Paes, em decreto, publicado no Diário Oficial do Município, no dia 3 de maio. O objetivo é aperfeiçoar, controlar e fiscalizar a atuação dos motoristas de transporte de passageiros de ônibus na cidade, de modo a garantir mais qualidade na prestação do serviço e promover a segurança de seus usuários e de terceiros."
Nosso Diretor Mauro Cezar de F. Ferreira proferiu palestra sobre o papel da educação na gestão do trânsito. 


   
Nosso Diretor Mauro Cezar de F. Ferreira



10.5.13

PROJETO A CAMINHO DA ESCOLA

ESCOLA VISITADA NO TURNO DA  MANHÃ  , NO DIA 9 DE MAIO
E. M. DIOGO FEIJÓ, ESTRADA DA PAZ Nº 1474 , BAIRRO ALTO DA BOA VISTA 






9.5.13

VISITA DELEGAÇÃO SUECA




     NA MANHÃ DE HOJE, (09/05)  NÓS DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DA CET-RIO JUNTAMENTE COM A SMTR PROMOVEMOS UM ENCONTRO DE TRÂNSITO E TRANSPORTES COM REPRESENTANTES DA DELEGAÇÃO DA SUÉCIA, QUE FAZ NESTA SEMANA VISITA OFICIAL AO BRASIL, NO AUDITÓRIO DO 4º ANDAR DA RUA DONA MARIANA, Nº 48 - BOTAFOGO.

     O TEOR DA APRESENTAÇÃO PROMOVIDA VISOU MOSTRAR PARA OS SUECOS COMO O RIO DE JANEIRO ESTÁ DESENVOLVENDO O NOVO SISTEMA DE TRANSPORTES DA CIDADE, PARA ATENDER A NOVA REALIDADE DO MUNICÍPIO, COM A CHEGADA DOS GRANDES EVENTOS.

8.5.13

PROJETO A CAMINHO DA ESCOLA

ESCOLA VISITADA NO TURNO DA  MANHÃ E DA TARDE , NO DIA 7 DE MAIO
E. M. MINISTRO OROSIMBO NONATO, RUA DARQUE DE MATOS Nº 152 , BAIRRO DE HIGIENÓPOLIS.











3.5.13

Calendário do Projeto A CAMINHO DA ESCOLA no mês de MAIO






02/05/13
(5ª FEIRA)

TURNOS MANHÃ E TARDE

E.M. Miguel Couto
Rua Carlina s/nº -  Olaria

07/05/13
(3ª FEIRA)

TURNOS MANHÃ E TARDE

E.M. Ministro Orosimbo Nonato
Rua Darque de Matos nº 152 – Higienópolis

08/05/13
(4ª FEIRA)

TURNOS MANHÃ E TARDE

E.M. 25 deAbril
Rua Mamoré nº 78 – Freguesia 

09/05/13
(5ª FEIRA)

TURNO MANHÃ

E.M. Diogo Feijó
Estrada da Paz nº 1474 – Alto da Boa Vista

TURNO TARDE

E.M. Leitão da Cunha
Rua Major Ávila nº 317 – Tijuca

14/05/13
(3ª FEIRA)

TURNO MANHÃ

E.M. Odilon de Andrade
Rua Itapé s/nº - Olaria

TURNO TARDE

E.M. Lais Netto dos Reis
Praça Bellmont nº 07 – Olaria

15/05/13
(4ª FEIRA)

TURNO MANHÃ

E.M. Prudente de Moraes
Av. Heitor Beltrão s/nº - Tijuca

TURNO DA TARDE

E.M. Presidente João Goulart
Rua Barão de Mesquita nº 850 – Andaraí

16/05/13
(5ª FEIRA)

TURNO MANHÃ

E.M. Leitão da Cunha
Rua Major Ávila nº 317 – Tijuca

TURNO DA TARDE

E.M. General de Exército Humberto de Souza
Rua 8 de Dezembro nº 275 – Vila Isabel

21/05/13
(3ª FEIRA)

TURNO MANHÃ

E.M. Belisário Pena
Rua Regina nº 70 -Senador Vasconcelos Campo Grande

TURNO DA TARDE

E.M.Raimundo Corrêa
Estrada do Monteiro nº 1346 – Campo Grande

22/05/13
(4ª FEIRA)

TURNO DA MANHÃ

E.M. Julio Verne
Rua do Radialista nº 196 – Taquara

 TURNO DA TARDE

E.M. Denise Maria Torres
Rua das Pastorinhas s/nº - Taquara

23/05/13
(5ª FEIRA)

TURNOS MANHÃ E TARDE

E.M. Espanha
Praça Tarumirim s/nº - Paciência

27/05/13
(2ª FEIRA)

TURNOS MANHÃ E TARDE

E.M. Presidente Kennedy
Rua Vitor Meireles nº 145 – Riachuelo

28/05/13
(3ª FEIRA)

TURNO DA MANHÃ

E.M. Henrique da Silva Fontes
Rua Marmiari s/nº - Senador Camará

TURNO DA TARDE

E.M. Rainha Fabíola
Rua Raul Azevedo nº 442 – Senador Camará

29/05/13
(4ª FEIRA)

TURNOS MANHÃ E TARDE

E.M. Apolônio de Carvalho
Rua Projetada 9 s/nº - Cosmos  

2.5.13

Projeto PORTAS ABERTAS PARA EDUCAÇÃO


O projeto leva escolas a conhecerem setores da CET-Rio , fazendo com que o aluno tenha conhecimento como a empresa trabalha na gerencia do trânsito, quais as funções , e quais meios são utilizados. No dia 30 de abril a escola Jardim Botânico Educação Infantil , visitou a fabrica de placas da CET-Rio, que fica localizada na Rua Bela no bairro de São Cristovão, conheceram como é feita a confecção das placas de sinalização da cidade , como funciona os semáforos e foi dada para cada aluno uma lembrança da visita.

                                                        Sheila Castro nossa Coordenadora de Projetos

                                         Diretor da Fabrica de Placas Fabrício Borges